Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 5 de julho de 2011

"Segunda-feira ao sol", Espanha, 2002.

Ficha técnica:
título original: Los Lunes al Sol
gênero: Drama
duração:1 hr 53 min
ano de lançamento: 2002
estúdio: Antena 3 Televisión / Elías Querejeta Producciones Cinematográficas S.L. / Mediapro / Eyescreen S.r.l. / Vía Digital / Quo Vadis Cinéma / Mediapro / Sogepaq / TVG
distribuidora: Europa Filmes
direção: Fernando León de Aranoa
roteiro: Fernando León de Aranoa e Ignacio del Moral
produção: Elías Querejeta e Jaumes Roures
música: Lucio Modoy
fotografia: Alfredo F. Mayo
direção de arte: Julio Esteban
figurino: Maiki Marín
edição: Nacho Ruiz Capillas


Elenco:

Javier Bardem (Santa)
Luis Tosar (José)
José Ángel Egido (Lino)
Nieve de Medina (Ana)
Enrique Villén (Reina)
Celso Bugallo (Amador)
Aida Folch (Nata)
Joaquín Climent (Rico)
Serge Riaboukine (Serguei)
Laura Domínguez (Angela)
Pepo Oliva (Samuel)
Andrés Lima (Advogado)
 
Sinopse: Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares.


Meu comentário: Trata-se de mais uma atuação primorosa de Javier Bardem. O filme sem ele não teria a importância a que lhe foi dada. Enfim é impossível não emocionar-se com a jornada dos homens desempregados que sempre dependeram do mar para sobreviver. O drama humano do desemprego e a falta de perspectivas é uma constante em muitos países, agora, mais atual que nunca, onde a Espanha coincidentemente passa a suportar.  As personagens do filme são homens simples, que passaram toda uma vida realizando um determinado tipo de atividade, mas que são afastados de seus empregos por motivos diversos. Esse grupo passa os dias em busca de trabalho, à noite saem para beber. O mais velho deles não contava que já não tinha mais nada em casa, tampouco a mulher a lhe esperar. Lar abandonado, esperanças vazias, só a solidão. O homem é encontrado morto. Todos ficam sem saber se foi uma queda do alto do edifício ou se foi simplesmente uma overdose alcoólica. O fato é que os amigos são solidários até o fim, são os únicos que velam seu corpo. Enfim, um mergulho nos sentimentos humanos.

3 comentários:

  1. Há tempos que não comentava no teu blog; mas estou sempre por aqui dando uma olhada nos seus posts. Ainda não conhecia esse filme, quando digo que parei no tempo hahaha mas, conheço Javier Bardem, que inclusive, considero um ótimo ator.

    ResponderExcluir
  2. Oi M.
    Super pertinente a tua postagem sobre este filme. É um dos filmes do Javier que ainda não assisti. Curioso como aparenta ser uma história triste e que mostra uma realidade sensível. Vou procurá-lo! estou estudando sobre o cinema espanhol, inclusive. E este será muito bem vindo.

    Ótima quinta-feira prá ti. Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin