Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 19 de julho de 2011

Guillermo Indio Calles


Guillermo Guerrero Calles, também conhecido como El Indio Calles ou Willy Calles é considerado como um dos iniciadores da corrente nacionalista do cinema mexicano. Nasceu em Chihuahua no dia 25 de junho de 1893 e morreu na cidade do México em 1958. Por causa de sua origem tarahumara recebeu o apelido de Indio. Quando seu pai morreu nas mãos dos porfiristas, Guillermo emigrou para os Estados Unidos onde trabalhou como figurante e ator coadjuvante. Com a produtora Vitagraph codirigiu vários curtas, estes mesmos não foram totalmente identificados nos Estados Unidos (Hermanos, La propiedad única, La bella vaquera, Oasis).
No México iniciou sua carreira como cineasta com o filme De raza azteca (1921) no qual foi ator e diretor. Em 1929 contribuiu com os primeiros filmes sonoros, ao dirigir Dios y La ley.


Em 1954 realizou uma greve de fome no Monumento a Revolução em protesto pela falta de oportunidades para continuar fazendo cinema. “Rodeado de um ruidoso sensacionalismo Guillermo Calles, mais conhecido como El Indio, cujo nome está unido à história da indústria cinematográfica mexicana desde os tempos remotos das sombras silenciosas, percorreu algumas avenidas da capital até o Palácio de Belas Artes, fixou um cartaz onde explicava sua resolução e sentou-se em uma cadeira de lona, como as que usam os diretores no set, e iniciou uma greve de fome, que haveria de se prolongar por mais cinqüenta horas. O método que empregava o Indio Calles não era logicamente, o recurso mais adequado para obter seu ingresso a Sección de Directores del Sindicato de Trabajadores de la Producción Cinematográfica de la República Mexicana, mas não deixavam, os diretores impuseram que para o exercício da criação artística, teria que pertencer a tal Seção Sindical (...)”

Traduzido e adaptado da fonte:
Revista de Revistas. Año 23. No. 1220. 1º de octubre de 1933. P. 56

3 comentários:

  1. Confesso que não conhecia este cineasta. É sempre bom vir ao seu blog, pois aprendo muito! Quero inclusive aproveitar e indicar um filme (caso já tenha assistido, ignore minha sugestão haha) chama-se 'La Cabalgata del Circo' - 1945. Tem a belíssima Eva Perón no elenco; vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Rubi, obrigada pela indicação irei assisti-lo com certeza.

    Antonio, fiquei surpreendida ao conhecer agora um pouco mais detalhado estes diretores que foram importantes para o cinema mexicano.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin