Seguidores

Cinema Latino

sábado, 11 de junho de 2011

Carlos Eduardo Dolabella

Carlos Eduardo Dolabella

em cenas de...


"Carnaval Barra Limpa" (1967)


Carlos Eduardo Bouças Dolabella foi um dos grandes galas das telenovelas brasileiras nos anos 70 e 80. Foi casado com a atriz Pepita Rodrigues, com quem teve 2 filhos, entre eles o também ator Dado Dolabella. Teve mais dois filhos de outro casamento.
Em 37 anos de profissão, Dolabella fez 29 novelas, quatro minisséries e 13 casos especiais. Não
teatro, participou de 16 peças e no cinema atuou em 15 filmes. Formado em Relações Públicas na Suíça, onde aprendeu um falar cinco idiomas, Dolabella ganhou seu primeiro prêmio de melhor ator em 1962, ao participar de um festival de teatro Amador.
Em 1965, fez seu primeiro trabalho como profissional, atuando na peça "A Dama do Maxim's", junto de Tonia Carrero e Paulo Autran. Na TV, estreou em 1966 na novela "O Amor Tem Cara de Mulher", de Cassiano Gabus Mendes.
Em 1970, interpretou o delegado Falcão em "Irmãos Coragem" e em 1972 fez "Selva de Pedra", ambas grandes sucesso de Janete Clair. Em 1973 participou de "O Bem-Amado", de Dias Gomes, como Neco Pedreira. Em "O Pagador de Promessas", de 1988, fez Tião Gadelha. Participou, também uma das novelas "Próxima vítima" e "Por Amor". O ator trabalhou também na novela "Força de Um Desejo" (1999), nas minisséries "Labirinto" (1998), "A Muralha" (2000) e "Engraçadinha ... seus amores, seus pecados" . Seu último trabalho na TV foi na novela "Porto dos Milagres", em 2001.
Dolabella sofria de diabetes e uma insuficiência não miocárdio. Em 2002, ele foi submetido a duas cirurgias. Em 2003, após permanecer internado por 102 dias, teve falência múltipla de órgãos e morreu no dia 26 de maio de 2003.

Fonte: Multiply In memorian

Filmografia:

Um comentário:

  1. Bem lembrado, M.. Eu gostava dele. Dolabella costumava participar muito do Programa Silvio Santos, em quadros como "Quem Sabe Mais: o homem ou a mulher?" Formava um casal bem legal com a Pepita Rodrigues.

    É, estou velho mesmo, não me lembro dele em "O Bem Amado".

    Quando ele estava doente, houve rumores de q estaria com Aids.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin