Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cinesul: Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo exibe filmes com entrada franca


Um panorama da recente cinematografia dos países latinos e ibero-americanos chega às telas cariocas entre 14 e 26 de junho no 18º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo. O evento, realizado no Rio de Janeiro, traz cerca de 230 filmes inéditos no Brasil no circuito comercial, sendo 74 nas categorias competitivas de ficção e de documentário divididas em 18 longas e 56 curtas e médias-metragens.
As outras obras ganham exibição em mostras paralelas como “Palcos e Telas”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental” entre outras. Com entrada franca, o festival acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Cinemateca do MAM, Centro de Visitantes do Jardim Botânico e Ponto Cine. Haverá ainda exibição de filmes em estações do Metrô. O patrocínio é do Banco do Brasil e dos Correios. Nessa edição, foram 933 filmes inscritos e as produções vêm de vários países como Argentina, México, Cuba, além de coproduções de Canadá/Venezuela; Espanha/Itália entre outros.Produções de 15 países estarão em exibição nos 13 dias do festival. Entre os longas de ficção que participam da competitiva estão “El último comandante”, de Isabel Martínez (Costa Rica/Brasil); “Curitiba Zero Grau”, de Eloi Pires Ferreira (Brasil) e “Aballay, em hombre sem miedo”, de Fernando Spiner (Argentina). Entre os documentários destacam-se “Malditos Cartunistas”, de Daniel Paiva e Daniel Garcia (Brasil), “La Deriva Dulce de un Niño Haitiano”, de Pedro Ruiz (Canadá/Venezuela) e “Luz Teimosa”, de Luís Alves de Matos (Portugal). Na competitiva concorrem ainda 29 curtas e médias-metragens de documentário e 27 curtas e médias-metragens de ficção.
O homenageado deste ano é o diretor e produtor chileno Luis Vera, que ganha uma mostra com suas principais obras, todas inéditas no circuito carioca. Nascido no Chile há 58 anos, Vera é formado em Filosofia na Universidade do Chile e tem mestrado em Direção de Cinema na Universidade de Bucareste. O Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filmes em todos os suportes. 
 
Serviço:

Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo

De 14 a 26 de junho – Entrada franca


Locais:

CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

Cinemateca do Museu de Arte Moderna – Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo

Ponto Cine – Estrada do Camboatá, 2300 – Guadalupe

Centro de Visitantes do Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico

Estações do Metrô
 
 
 
Fonte: Cinesul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin