Seguidores

Cinema Latino

sábado, 29 de janeiro de 2011

Geórgia Gomide








Elfriede Helene Gomide Witecy nasceu no dia 17 de agosto de 1937 nos Jardins, em São Paulo. De pais alemães e de uma família de intelectuais, se interessou pelo mundo do teatro quando foi chamada para fazer uma peça onde só tinha uma fala. Como conseguiu um papel sem ter preparo cênico? Sua beleza. Era o que realmente atraía, pois era uma jovem muito bonita. Mas Geórgia não se acomodou e foi em busca de seu aperfeiçoamento cênico e logo vieram mais peças, novelas, etc. Só na Rede Globo ela fez várias, e sempre com papéis fortes. As vilãs que fazia estremeciam a terra, chegou até a ser agredida na rua, devido ao sucesso de uma de suas personagens mais pervesas. Um dado curioso é que ela foi a primeira atriz a protagonizar um beijo gay na história da TV brasileira em 1963 no teleteatro da TV Tupi, escandalizando assim a sociedade da época, no papel de uma professora lésbica.

No cinema atuou nas pornochanchadas, filmes de dramas eróticos de sucesso muito conhecidos nos anos 70.
Para a Revista Flash chegou a declarar: “Não tenho mágoa nenhuma, trabalhei muito, este ano sai minha biografia pela Imprensa Oficial, ganhei o Roquete Pinto e todas as homenagens que uma atriz pode ter. Acabei de voltar da Europa e Leste Europeu onde comemorei meus 70 anos e revi minha família alemã. Adoro trabalhar e aceito e aguardo os convites. Estou feliz”.


A atriz faleceu hoje, sábado dia 29 de janeiro em São Paulo de infecção generalizada. Ela sofria de mal de Alzheimer e estava internada no Hospital Sancta Maggiore, no Paraíso, zona sul da capital, desde a última terça-feira (25).


Filmografia:
- `Mord in Rio´ (Noites Quentes de Copacabana – 1963), de Horst Hãchler;
- `Quatro Brasileiros em Paris´ (1965), de Geraldo Vietri;
- `Corisco, O Diabo Loiro´ (1969), de Carlos Coimbra;
- `A Super Fêmea´ (1973), de Aníbal Massaini Neto;
- `O Exorcismo Negro´ (1974), de José Mojica Marins;
- `O Sexo mora ao lado´ (1975), de Ody Fraga;
- ´Chão Bruto´ (1976), de Dionísio Azevedo;
- `Sexo, sua única arma´ (1981), de Geraldo Vietri;
- `O Médium´ (1983), de Paulo Figueiredo;
- `Os Trapalhões na Terra dos Monstros´ (1989).

Outras fontes muito interessantes:

Um comentário:

  1. Coitada da Georgia Gomide, acometida de Mal de Alzheimer. Talentosa, carismática, simpática e sensual, grande Georgia Gomide!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin