Seguidores

Cinema Latino

domingo, 19 de dezembro de 2010

"Um caminho de luz", Espanha, 2008

Informações Técnicas:
Título no Brasil: Um Caminho de Luz
Título Original: Camino
País de Origem: Espanha
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 143 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
Direção: Javier Fesser


Elenco:
Nerea Camacho ... Camino
Carme Elias ... Gloria
Mariano Venancio ... José
Manuela Vellés ... Nuria
Lola Casamayor ... Tía Marita
Ana Gracia ... Inés
Pepe Ocio ... Don Miguel Ángel
Jordi Dauder ... Don Luis
Emilio Gavira ... Sr. Meebles
Lucas Manzano ... Cuco
Claudia Otero ... Begoña
Miriam Raya ... Elena
Juanma Lara ... Dr. Bernaola
Alfonso Torregrosa ... Dr 1 Clínica de Navarra
Fernando Carrera ... Dr 2 Clínica de Navarra
Jan Cornet ... Ángel Custodio
Angela Boj ... Monitora de Cozinha
Paloma Paso Jardiel ... Professora do Colégio
Beatriz Santiago ... Freira 'Pingüino'
Luchi López ... Mãe de Cuco
Chus Castrillo ... Numeraria Acompanhante
Rafael Téllez ... Traumatologista
Víctor Sevilla ... Professor de Teatro
Belén Ponce de León ... Anestesista
Rosa Morales ... Mari Ángeles
María Alburquerque ... Freira Enfermeira
Esther Rivas ... Enfermeira Hospital 1
José Olmo ... Médico 'Urgências'
Mercedes Salazar ... Enfermeira Clínica Navarra
Mercedes Castro ... Enfermeira 'Quimio'
Roger Álvarez ... Sacerdote Casa de Nuria
María García ... Enfermeira UVI Hospital 2
Claudia Fesser ... Madrasta no teatro
Jonathan Yrula ... Mordomo no teatro
Ana Velasco ... Anastasia en teatro
Bryan Anieboh ... Gato no teatro
Gonzalo López ... Pagem no teatro
Francisco Arroyo ... Técnico de lavaderia
Javier Sendra ... Cirurgião 1 Hospital 1
Milko Torres de Castro ... Cirurgião 2 Hospital 1
Emiliana Olmedo ... Avó de Begoña
Carlos Alcalde ... Zelador do Hospital 1
José María Bloch ... Homem no Hospital
Fernando Guillén Cuervo ... Sacerdote do Colégio




Sinopse:

Inspirado em fatos reais, o filme é uma aventura emocional em torno de Camino, uma extraordinária menina de onze anos que enfrenta ao mesmo tempo dois acontecimentos que são completamente novos para ela: se apaixonar e morrer. A menina que ama incondicionalmente sua mãe, seu pai e sua irmã mais velha, tem um tumor que é extremamente agressivo, que começa a destruir sua vida e vai lhe privando, passo a passo e com dolorosa precisão, cada uma de suas ilusões. Mas Camino é uma luz brilhante capaz de atravessar cada uma das portas que vão se fechando diante dela, que pretendem inutilmente deixá-la na escuridão o seu desejo de viver, amar e sentir-se definitivamente feliz.

Meu comentário: Esse filme conseguiu me surpreender quanto a cinema espanhol. A história da menina Camino é tocante, sem ser apelativo ou algo parecido. Para quem pensa que tem problemas grandes na vida, mas que na verdade tem só aqueles pequenos problemas que quase todos teem, deve assistir. Há um grande ensinamento na história da menina, que apesar de muito novinha, passa por sérios problemas de saúde.
Porém é um daqueles filmes que parece mais não é. Como explicar? Inicialmente você se vê diante de um filme Católico, esta é a primeira impressão. Porém é uma doce e dolorosa história de amor, recheada por um drama familiar e o da própria garota que é cheia de vida e de sonhos. No fim de tudo é a história de um amor não realizado, mas sonhado até a exaustão, até a última dor. Como disse, quem assiste as primeiras cenas como Católico vai se sentir confortável, mas para quem não é e tem suas próprias opiniões vai pensar "lá vem ensinamento de moral católica..." e no desenrolar do filme, até o fim é pura e simplesmente uma crítica a certas doutrinas. A intenção da mãe da menina é fazer dela uma santa, mas a garota é tão normal que tudo o que deseja na sua vida é poder dizer com todas as letras que ama Jesus, nesse caso, Jesus não é o mesmo que você está pensando, e sim, um garotinho que ela conheceu no curso de teatro. Muito sutilmente percebi que a mãe era membro da Opus Dei, porque não era normal sua atitude de guardar todas as cartas que Camino recebia quando estava no hospital e não deixasse que as visse. Uma esperta amiga sua enfim achou uma ideia melhor de informar que Cuco (Jesus) a amava e pegou um cartaz que estava na parede do colégio com a foto de Cristo com os seguintes dizeres: "Jesús te ama". No momento em que ela recebeu a correspondência de Begoña havia perdido a visão, mas mantinha um sorriso iluminado. Na cabecinha da menina aquele poster só podia ser o do menininho de quem estava apaixonada, a beata sua mãe, talvez acreditasse mesmo que ela sabia da foto de Jesus Cristo embora percebesse que ela não mais enxergava. A mãe de Camino também tem outra filha, que vive longe de casa, privada de ter sua própria vida, pois é numerária. Uma das cenas mais esclarecedoras é a de que uma missionária lhe obriga a colocar três pedrinhas no sapato para sofrer, porque antes de entrar para a ordem a jovem Nuria adorava ver as vitrines das lojas. Enfim, não dá para contar o filme todo. Mas apesar das lágrimas e da reflexão sobre a história, vale à pena assistir.

2 comentários:

  1. Já está na minnha lista, eu a minha mãe adoramos filmes assim...
    Saudade de passar por aqui, infelizmente estou com uam cervicalgia e não estou podendo tc muito, mal dá para escrever no meu blog...
    Tristeza!
    Bjo
    =/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin