Seguidores

Cinema Latino

sábado, 11 de dezembro de 2010

Chus Lampreave


Gosto muito da Chus Lampreave, ou permita-me chamar "vovó Chus". Adoro essa velhinha. Nos filmes de Almodóvar ela faz pequenos papéis, mas no entanto muito significativos. Aquelas carinhas que ela faz acaba nos cativando.
Hoje é o aniversário desta espanhola que completa 80 anos. Chus Lampreave nasceu na cidade de Madrid em 11 de setembro de 1930. É uma das mais reconhecidas e apreciadas atrizes do cinema espanhol. Ele já participou de mais de 50 filmes e inúmeras obras na área da televisão, trabalhando com os diretores mais importantes do país.
Após completar o ensino médio e movida por uma grande paixão pela pintura, ele entrou para a Academia de Belas Artes de San Fernando e através de Jaime de Armiñán, em 1958, Chus faz sua estreia como atriz na televisão. Sua estreia no cinema foi pelas mãos de Luis García Berlanga, que trabalhava então em filmes emblemáticos como "El Verdugo" e da série "Nacional".
Mas os maiores sucessos viriam nos anos 80 ao ingressar ao cinema de Pedro Almodóvar, com ele roda "Entre tinieblas" (1983), "Matador" (1985) e "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988). Com ele colaborou em mais três filmes, incluindo o aclamado "Fale com ela".
Com Fernando Trueba atua em 1987, em El año de las luces, em um papel que está nomeada para Melhor Atriz Coadjuvante ao Prêmio Goya. Colabora com ele novamente em "Bélle Époque", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1994 e no qual Chus ganhou o Goya de Melhor Atriz. Chus foi nomeada pela Academia Goya por quatro vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin