Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cinema brasileiro: quem sabe teremos um possível premiado ao Oscar

Foto do filme "Feliz Natal" de Selton Mello


Definidos os candidatos ao Oscar no cinema nacional

por Francisco Russo


Ao redor do planeta dezenas de países estão em processo de seleção de seu representante para a categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2010. No Brasil a situação não é diferente. O Ministério da Cultura anunciou na semana passada os 10 inscritos para a disputa: Feliz Natal, Salve Geral, O Menino da Porteira, Se Nada Mais Der Certo, Budapeste, O Contador de Histórias, Jean Charles, A Festa da Menina Morta, Besouro e Síndrome de Pinnochio – Refluxo.

Dentre os candidatos, chama a atenção a ausência de À Deriva, presente no Festival de Cannes deste ano, e a inclusão de dois filmes ainda inéditos no circuito: Salve Geral e Besouro. Com lançamento previsto para outubro, ambos terão estreias em alguma cidade do país – não revelada pelos distribuidores – de forma que sejam elegíveis na escolha. Já o pouco conhecido Síndrome de Pinnochio – Refluxo esteve em cartaz em Brasília por 20 dias, em abril deste ano.

O anúncio do representante nacional ao próximo Oscar ocorrerá no dia 18 deste mês. O grupo convidado para realizar a escolha é formado pelo jornalista Carlos Alberto Mattos, o produtor Beto Rodrigues, a pesquisadora Ivana Bentes, o diretor Carlos Gerbase e o exibidor Luiz Gonzaga de Luca.


Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin