Seguidores

Cinema Latino

sábado, 21 de março de 2009

Valentin (2004)

A história se passa na década de 60 em Buenos Aires. E Valentin (Rodrigo Noya) é um menino muito sensível e inteligente. Mora com uma avó que o adora (no filme vivido pela sempre talentosa Carmen Maura). Sua vida é solitária, um pouco largada no meio de conflitos adultos, mas refugia-se no amparo que lhe delega a avó. Seu pai é separado de sua mãe e tem um caráter muito duvidoso. Pois parece não se importar tanto com a sua própria mãe (a avó do menino), lhe fazendo visitas raras. O pai de Valentim (Stéfano di Gregório) tem uma vida confortável e vive arranjando novas namoradas.

O conflito adulto é o que menos importa neste filme, mas a sensação do vazio de uma família de verdade, constituída por pai e mãe, faz de Valentin um exemplo de perseverança e determinação.

Valentin é um menino carente, mas entende perfeitamente tudo que está à sua volta. Tem o sonho de se tornar astronauta, estuda em uma boa escola na Argentina, mas sofre por não ter um pai e uma mãe presentes. Logo, ele compreende que não tem tudo que deseja na vida, mesmo o mínimo que é um pouco de proteção, carinho, compreensão e amor. Ao compreender que seu pai não é “o padrão”, pois logo após o falecimento da avó o larga na casa de um casal que tem um filho que é o seu melhor amigo na escola, Valentin decide que não quer aquela vida de desamor que sua família real o deixou por sua sorte. Ele arma o encontro do músico Rufo (Mex Urtizberea) seu melhor amigo e a ex namorada de seu pai, a doce Letícia (Julieta Cardinali), a quem se afeiçoou como se fosse uma mãe. O final do filme fica suspenso no ar, na expectativa que enfim “não tenho o que eu quero, mas luto pela minha felicidade e das pessoas que amo”. Uma lição de amor.


Observação e curiosidades: Pelos diálogos finais do filme, se compreende a ausência da mãe de Valentin. De maneira sutil é explicado ao menino que a mulher não tem como aparecer para ele, pois sofrera muito nas mãos do seu pai. Há uma história de que ela é judia, mas o período em que passa a história é da ditadura militar. E devido ao grande medo (de quê não se sabe, pois não se tem claro), ela prefere não mostrar-se ao filho. Não há como condenar esta mulher. Mas de compreender as razões que a fizeram estar ausente do filho.
Neste filme atua o ator argentino Jean Pierre Noher, no papel do Tio Chiche. Ele já esteve no Brasil participando do elenco da novela “A Favorita”, no papel do argentino Pepe que ajudava Donatella (Cláudia Raya).
A história também algo de autobiográfico ao referir-se à infância do escritor e diretor Alejandro Agresti.
Ganhou o Prêmio Especial do Júri e a Menção Especial - Júri da ACCA, no Festival de Mar Del Plata.

Ficha Técnica:
Título Original: Valentin
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 86 minutos
Ano de Lançamento (Argentina): 2004
Site Oficial: www.miramax.com/valentin
Estúdio: First Floor Pictures / Patagonik Film Group / RWA
Distribuição: Buena Vista International / Miramax Films
Direção: Alejandro Agresti
Roteiro: Alejandro Agresti
Produção: Julio Fernández, Thierry Forte, Laurens Geels, Massimo Vigliar e Pablo Wisznia
Música: Luis Salinas e Paul M. van Brugge
Fotografia: Jose Luis Cajaraville
Desenho de Produção: Floris Vos
Figurino: Marisa Urruti
Edição: Alejandro Brodersohn


Elenco:
Julieta Cardinali (Leticia)
Carmen Maura (Avó)
Jean Pierre Noher (Tio Chiche)
Mex Urtizberea (Rufo)
Rodrigo Noya (Valentin)
Alejandro Agresti (Padre)
Carlos Roffé (Dr. Galaburri)
Lorenzo Quinteros (Homem no bar)
Stéfano Di Gregorio (Roberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin