Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Memorial da América Latina exibe gratuitamente filmes premiados do cinema latino-americano


O Cine-debate inicia nesta quinta-feira, dia 21. O evento traz lançamentos e conta com a presença de especialistas em um bate-papo após cada exibição


Nos dias 21, 22, 23 e 28, 29 e 30 de agosto, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita — localizada no Memorial da América Latina, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 — serão exibidos filmes latino-americanos pelo projeto Ciclo de debates sobre filmes latino-americanos. Haverá duas exibições, às 16 e às 19 horas, seguidas de debate sobre o tema do filme.

O premiado filme venezuelano “Pelo malo” (2012) e o  chileno “De jueves a domingo” (2012) são alguns dos destaques entre os lançamentos. O evento conta ainda com a presença de especialistas internacionais como a argentina Ana Laura Lusnich. Mariana Villaça, especialista em cinema cubano. A boliviana Yanet Aguilera, que tem um trabalho aprofundado sobre o cinema da Bolívia. Além dos pesquisadores Rubens Machado e Afrânio Catani, o evento reúne os críticos Sérgio Rizzo, Sérgio Alpendre, Ilana Feldman e Cleber Eduardo e os diretores de cinema Philippe Barcinski e Eryk Rocha  
No primeiro dia do evento, dia 21, às 19h, Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, fala sobre filme que fez em homenagem ao pai, “Rocha que anda” (2006). No último dia, 30, às 19h, o roteirista e diretor Philippe Barcinski irá falar sobre a temática de seu recente filme: “Entre vales (2012)”.. 

O Ciclo está estruturado em doze encontros, sendo cada um deles dedicado a um filme, que será exibido e posteriormente comentado e debatido com a participação de um convidado. Durante os encontros serão abordadas as vertentes clássica, moderna e contemporânea do Cinema Latino-americano em um trajeto permeado pelas teorias e projetos revolucionários desenvolvidos por cineastas latino-americanos. Através das análises dos filmes e dos debates será possível refletir sobre os aspectos históricos que repercutiram na configuração destas obras cinematográficas e sobre a forma como elas produzem e articulam visões sobre o passado e/ou o presente. 

No encerramento do Ciclo será lançado o livro documento do evento que reúne artigos  dos participantes dos debates.  A distribuição do livro é gratuita. 

Veja a programação:  http://www.cinedebate.org


Agenda da estreia - Dia 21/08 - quinta-feira

16h
Tangos: O Exílio de Gardel (Fernando Solanas, Argentina, França 1985)

Debate com Ana Laura Lusnich
Profa. Dra. da Universidade de Buenos Aires e Investigadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas.

19h
Rocha que voa   (Eryk Rocha, Brasil, 2006) 

Debate com Eryk Rocha
Cineasta, cujos principais trabalhos constam: Rocha que voa (2003), Pachamama (2009), Transeunte (2011) e Jards (2013).




Mais informações:


Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin