Seguidores

Cinema Latino

sábado, 25 de maio de 2013

"Faroeste Caboclo", Brasil, 2013

Ficha Técnica:
Título original: Faroeste Caboclo
País: Brasil
Ano: 2012
Duração: 105 min
Direção: René Sampaio
Produção: Daniel Filho
Coprodução: Copacabana Filmes
Roteiro: Victor Atherino, Marcos Bernstein e Renato Russo (história)
Gênero: drama
Idioma original: Português
Estúdio: Gávea Filmes e Globo Filmes
Distribuição: Europa Filmes
Lançamento: 30 de maio de 2013
Orçamento: R$ 6 milhões


Elenco:
Fabrício Boliveira como João de Santo Cristo
Ísis Valverde como Maria Lúcia
Antônio Calloni como Marco Aurélio
César Troncoso como Pablo
Felipe Abib como Jeremias
Marcos Paulo como Ney
Rômulo Augusto como Saci
Juliana Lohmann como Cris
Max Lima como João de Santo Cristo (jovem)
Marcella Ramalho como Maria Lúcia (jovem)


Sinopse: João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira) deixa Salvador em busca de uma vida melhor e parte para Brasília em busca de seu sonho. Lá, ele conhece Maria Lúcia (Isis Valverde), por quem se apaixona e gostaria de viver um futuro melhor, mas o envolvimento dele com o tráfico de drogas pode colocar tudo a perder, também praticado por Jeremias (Felipe Abib) que virá a se tornar seu grande rival.



Curiosidades: Em julho de 2005, o jornal O Globo anunciou que a produção de Faroeste Caboclo estava iniciando, e estaria sendo liderada pelo diretor René Sampaio. Segundo o diretor, ele mesmo tinha o projeto de ver um filme sobre a música, e achou engraçado ele mesmo estar participando do projeto. René descreveu o filme como "tragédia grega". Todo mundo que ouviu a música naquela época ficava imaginando que aquela história daria um filme. Calhou que eu me tornei diretor e pude levar o projeto adiante. A ideia é fazer um filme fiel à letra do Renato.
— diz diretor
Os acordos para iniciar o desenvolvimento do roteiro foram feitos inicialmente com a família de Renato Russo, e foram aprovadas, assim logo depois sendo iniciado o roteiro. Contudo, no início de 2007, a Editora Tapajós entrou na justiça para barrar a produção do filme, com a justificativa de que detém há mais de 20 anos os direitos autorais, e afirmando que a família não poderia ter negociado a adaptação sem sua permissão. A decisão do Superior Tribunal de Justiça veio apenas em 1 de janeiro de 2007, negando o pedido da Tabajós.Desde então, o filme passou muito tempo em fase de captação de recursos financeiros.

Escolha do elenco: O elenco principal do filme veio ser apenas confirmado em 8 de fevereiro de 2011. Fabrício Boliveira foi escolhido para interpretar João de Santo Cristo, Ísis Valverde foi confirmada como Maria Lúcia, enquanto que Felipe Adib será Jeremias.8 9 10 Em 15 de abril de 2011, a atriz Cinara Leal foi confirmada no papel de Teresa, atriz irá substituir Fabiula Nascimento, que deixou o filme em razão de sua agenda lotada.
César Troncoso, marido de da personagem Teresa, veio a ser confirmado em 23 de maio de 2011.Sobre o seu personagem César Troncoso falou:
O Brasil é um país de muitos contrastes, e o filme fala disso. Quem nunca viveu na miséria pode ter dificuldade para entender os caminhos que alguns escolhem. O Pablo quer que a sua vida dê certo do jeito que ele conhece, seja trazendo contrabando da Bolívia, o que for. Porque se ele não fizer isso, ele simplesmente não come.

Filmagens:
As filmagens deram inicio em 12 de abril de 2011, com a cena da chegada do candango João de Santo Cristo a Brasília. Para rodar a cena, a produção mexeu na rodoviária para emular o final dos anos 70 e início dos 80, além de conseguir um ônibus de 1955, que circula pela região desde a época da construção de Brasília.15 16 17 Para a fase das filmagens, foi utilizado uma base na 609 Norte, numa das unidades do Instituto de Educação Superior de Brasília. A equipe ocupou quatro amplas salas do subsolo da faculdade. Cada cômodo foi destinado a uma etapa da produção. Havia espaço para ensaios dos atores, testes de figurinos, pesquisas para cenários, entre outros.18
Em abril de 2011, foram gravadas cenas no Jardim ABC, que no filme será identificada como a Ceilândia do fim dos anos 1970. O diretor relatou que escolheu o lugar pois "era preciso de um local sem prédios e com pouco asfalto". As filmagens na região precisou de 200 figurinistas, que foram escolhidos nos dias 18 e 19 de abril.19 No final de julho de 2011, foi relatado que as filmagens tinha sido concluídas e que o processo de edição já havia sido iniciado, sob comandado de Marcelo Moraes, mesmo montador de Meu Nome Não É Johnny (2008).

Lançamento: A primeira seção de pré-estréia de Faroeste Caboclo, foi em Brasília no dia 14 de maio de 2013 e a segunda seção, foi no Rio de Janeiro, no dia 16 de maio. O longa-metragem vai ser exibido somente para convidados, em salas dos cinemas do Park Shopping, no Guará em Brasília e no Arteplex, em Botafogo, no Rio.21 A estreia nacional no circuito comercial está marcada para 30 de maio.

Marketing: O primeiro cartaz de Faroeste Caboclo foi divulgado via Instagram da atriz Ísis Valverde em 6 de abril de 2013.22 Já o primeiro trailer teaser do filme saiu dois dias depois.

Recepção: Faroeste Caboclo recebeu criticas positivas dos críticos especializados. O crítico Lucas Salgado do website AdoroCinema intitulou sua critica como "bang bang à brasileira", deu 4 de 5 estrelas para o filme e escreveu: "Tido como uma canção "inadaptável", Faroeste Caboclo chega muito bem aos cinemas, oferecendo ação, romance e suspense. Tudo isso sem ser pudico ou esconder a realidade daquela juventude, regada à sexo, drogas e muita violência".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin