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Cinema Latino

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

"O som ao redor" fora da disputa do Oscar


Brasileiro "O Som ao Redor" está fora da disputa pelo Oscar

Cena do filme "O Som Ao Redor", primeiro longa do pernambucano Kléber Mendonça Filho, que foi listado pelo jornal "The New York Times" como um dos 10 melhores de 2012 Divulgação/Cinemascópio
O filme "O Som ao Redor", longa de estreia do pernambucano Kleber Mendonça Filho, ficou de fora da lista dos nove pré-selecionados para disputar o Oscar 2014 na categoria de melhor filme em língua estrangeira, anunciada nesta sexta-feira (20) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. A lista dos cinco indicados será divulgada no dia 16 de janeiro.


Os nove longas que avançam na corrida por uma indicação são: "The Broken Circle Breakdown", de Felix Van Groeningen (Bélgica), "An Episode in the Life of an Iron Picker", de Danis Tanovic (Bósnia e Herzegovina), "L'image manquante", de Rithy Panh (Camboja), "A Caça", de Thomas Vinterberg (Dinamarca), "Duas Vidas", de Georg Maas e Judith Kaufmann (Alemanha), "O Grande Mestre", de Wong Kar-Wai (Hong Kong), "The Notebook", de Janos Szasz (Hungria), "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino (Itália), e "Omar", de Hany Abu-Assad (Palestina).

Kleber Mendonça Filho recebeu a notícia do UOL ao chegar em casa depois de fazer compras de Natal. Ele afirmou que estava tranquilo, sem ansiedade pela espera da divulgação da pré-lista, e não se mostrou triste com a exclusão de "O Som ao Redor".

"Eu sou muito pragmático, trabalho com cinema, programo filmes, e acho que as pessoas estão sempre atrás de bons e belos filmes. Se não foi para eles [votantes do Oscar], tudo bem. Esse filme já me surpreendeu mais de cem vezes este ano", disse.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Cléo Pires fala sobre sua Ana Terra


“Busquei a inspiração em mim, sem me espelhar na minha mãe”, diz Cleo Pires sobre Ana Terra


A versão cinematográfica de 'O Tempo e o Vento' estreiou nos cinemas este ano.Cleo Pires dará vida a heroína Ana Terra, de 'O Tempo e o Vento', na nova minissérie da Rede Globo. A personagem do romancista Érico Veríssimo já foi vivida por sua mãe, Glória Pires, em 1985. Em entrevista ao jornal 'O Dia', Cleo contou que foi difícil aceitar o convite para interpretar a personagem.

“É muito diferente passar na TV. A gente fica mais exposto, mais gente vê. Foi difícil aceitar o convite para fazer o filme porque as cenas fortes com a minha mãe marcaram a minha infância. Mas, uma vez que aceitei, me entreguei e passou. Coloquei em cena o que eu senti com a personagem. Busquei a inspiração em mim, sem me espelhar na minha mãe. Gosto de fazer as coisas do meu jeito, que o trabalho seja muito meu. Tenho muito dentro de mim para mostrar”, explicou a atriz.
A minissérie 'O Tempo e o Vento', que tem estreia prevista para o dia 1º de janeiro, conta a história de amor entre Bibiana, vivida por Fernanda Montenegro e Capitão Rodrigo, interpretado por Thiago Lacerda, em meio aos conflitos de duas famílias inimigas, os Terra Cambará e os Amaral, que viveram em confronto por mais de 150 anos.

Fonte: Yahoo TV

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Festival debate relação do vídeo com cinema e artes visuais no Pivô




Em encontro dos Programas Públicos da 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, Estranhamento zero: o vídeo entre o cinema e as artes visuais, os cineastas Kiko GoifmanCao Guimarães e a ensaísta e professora Ivana Bentes debatem a relação das três formas de linguagem ao longo da história e no contexto do Videobrasil.
O debate, que tem mediação de Eduardo de Jesus, acontece no dia 18/12, a partir das 20 h, na Pivô, associação localizada no Edifício Copan, e que tem como objetivo a produção e divulgação de novas ideias no campo das artes. A atividade faz parte do Foco 6 - Reflexões em Deslocamento, que propõe encontros que vão além dos espaços expositivos do Festival e suas temáticas .

Cinema e TV
Ao começar a se difundir no Brasil, a partir da década de 1970, o vídeo entra em confronto com duas linguagens estabelecidas. No primeiro caso, da TV, vista como a imagem do "establishment". No outro, com o cinema. "O diálogo cinema e vídeo no Brasil, num primeiro momento, se fixa menos nas discussões sobre as potencialidades estéticas do vídeo ou numa desejável potencialização do cinema pelo novo meio para girar em torno de um embate por legitimação e 'hierarquia' reivindicada por parte do meio cinematográfico diante do novo campo", afirma Ivana Bentes.


Vídeo e arte
Curador da atual edição do Festival, Eduardo de Jesus conta que, no cenário mundial, a relação entre arte e vídeo começou na década de 1920, quando os artistas utilizavam o vídeo como um meio para performance. "De lá pra cá foram várias formas de relacionamento", afirma, destacando o "cinema independente dos anos 1940 e 1960" como dois momentos importantes para essa evolução. Segundo ele, a relação entre vídeo e arte começa marginal e, com o tempo, vai-se tornando uma relação de interrelação.

O evento do dia 19/12, Implicações políticas da memória, foi cancelado em virtude de imprevistos na agenda dos convidados.

Serviço
Estranhamento zero: o vídeo entre o cinema e as artes visuais
com Kiko Goifman, Cao Guimarães e Ivana Bentes. Mediação: Eduardo de Jesus
Onde: Pivô. Edifício Copan, loja 54. Avenida Ipiranga, 200
Horário: 20h
Entrada franca. Classificação livre.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Retrospectiva do Cinema Pernambucano


Para quem é de Recife (PE), se liga na programação:

"Uma das principais mostras de cinema do Recife, a Expectativa/Retrospectiva do Cinema da Fundação divulgou a programação deste ano. Serão 26 longas e dez curtas do dia 13 ao dia 21 de dezembro.  A proposta é relembrar sucessos de crítica e público e antecipar o que deve estrear na cidade em breve".

LER MAIS AQUI


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

E Crô está na frente!


Bilheteria Brasil: Crô bate Jogos Vorazes e fica em primeiro

A comédia Crô fez bonito em seu primeiro final de semana. Dirigido por Bruno Barreto, o filme levou 337 mil pessoas aos cinemas entre sexta-feira, 29, e domingo, 01. Estrelado por Marcelo Serrado - personagem de sucesso na novela Fina Estampa - o longa traz no elenco nomes como Ivete Sangalo e Ana Maria Braga.
Já Jogos Vorazes: Em Chamas caiu para o segundo lugar depois de dois finais de semana na liderança. No período, a segunda parte da saga foi vista por 300 mil pessoas e faturou R$ 3,9 milhões. Desde a sua estreia o longa atraiu mais de 2,7 milhões de espectadores.

Na terceira e quarta posições, nenhuma mudança: Thor: O Mundo Sombrio, que agora acumula 4,5 milhões de espectadores, e Meu Passado Me Condena mantiveram os bons resultados da semana passada.
Na sequência, outra novidade: a animação Um Time Show De Bola, dirigida por Juan José Campanella, levou 99 mil pessoas aos cinemas e faturou R$ 1,4 milhão em seus primeiros dias.

Confira o ranking completo da Bilheteria Brasil do final de semana, segundo a Rentak:
1 - Crô - R$ 4,4 milhões 
2 - Jogos Vorazes: Em Chamas - R$ 3,9 milhões 
3 - Thor: O Mundo Sombrio - R$ 2,4 milhões 
4 - Meu Passado Me Condena - R$ 1,5 milhão
5 - Um Time Show De Bola - R$ 1,4 milhão 
6 - Vovô Sem Vergonha - R$ 1,2 milhão
7 - Sobrenatural: Capítulo 2 - R$ 883 mil
8 - Blue Jasmine - R$ 645 mil
9 - Capitão Phillips - R$ 534 mil
10 Bons De Bico - R$ 514 mil

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Buñuel em biografia escrita por Ian Gibson





O livro se chama Luis Buñuel - La Forja de un cineasta universal (1900 -1938) de autoria do renomado hispanista e escritor irlandês, naturalizado espanhol, Ian Gibson. E ao que parece deve ser uma daquelas obras que vão a fundo da vida do biografado, característica marcante de Ian Gibson, que leva o tempo que for necessário, mesmo um tempo enorme como mais de dez anos de pesquisa, como foi com Federico García Lorca, para lançar mais uma biografia de respeito. Imprescindível na estante de quem ama cinema latino ou cinema espanhol. 

domingo, 24 de novembro de 2013

Iván Sánchez











O ator e modelo espanhol, Iván Sánchez nasceu no dia 19 de novembro de 1974 em Madrid. Também é de origem argentina, tinha um sonho enorme de conhecer o mundo inteiro, e logo pensou que se tornando modelo seria possível concretizar este seu sonho: aos 18 anos inicia-se no mundo da moda, desfilando em muitas passarelas mundo afora e fotografando para várias grifes. Mas o mundo da interpretação também logo lhe chamou a atenção e trabalhou para isso, fez testes para participar de séries de TV em seu país e foi sortudo: em 2005 já tinha o seu primeiro papel protagonista na série El Auténtico Rodrigo Leal. Mas sua estrela brilhou mesmo foi com uma outra famosa série espanhola Hospital Central (2006) no papel do médico Raúl Lara. Já despontava no cinema com Besos de gato (2003). Mas antes de todo esse sucesso fez vários papéis menores e de coadjuvantes. Atualmente vive com a atriz Elia Galera, que conheceu durante a série Hospital Central, Elia Galera fazia o papel de uma neurologista. Eles tem duas filhas: Jimena e Olívia. Considera-se um homem de família e uma pessoa discreta. Abandona a série Hospital Central em Março de 2011 para integrar o elenco da telenovela hispano-americana, La Reyna del Sur e para também gravar a segunda temporada da série, Hispania, la leyenda.

sábado, 23 de novembro de 2013

Iván Sanchez (Filmografia)




Filmografia:
Series:
2013 - La tempestad - Hernan Saldaña.
2012 - Imperium.
2011 - Hispania, la leyenda - Fabio.
2011 - La reina del Sur - Santiago.
2006 al 2011 - Hospital Central - Dr. Raúl Lara.
2006 - Con dos tacones - Eduardo.
2005 - El auténtico Rodrigo Leal - Rodrigo.
2004 - De moda.
2004 - La sopa boba - Javier.
2003 - Un paso adelante.
2003 - Aquí no hay quien viva - Fran.
2003 - El comisario - Dani.
2003 - 7 vidas - Raúl.
2002 - 2003 - Javier ya no vive solo.
2003 - London Street.
2003 - El pantano.
2002 - Periodistas.

Cinema:
Cíclope (2010)
Paco (2009)
Enloquecidas (2008).... David
El efecto Rubik (2006)
Besos de gato (2003)
Otros[editar · editar código]
Pasapalabra (6 episódios, 2007-2008)
Caiga quien caiga (1 episodio, 2008)
Channel nº 4 (1 episódio, 2006).
Dímelo al oído (2006)
Corazón de ... (4 episódios, 2005-2006)

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Jorge Dória


Jorge Dória, nome artístico de Jorge Pires Ferreira. Nasceu no Rio de Janeiro no dia 12 de dezembro de 1920. Filho de militar, nasceu no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro. Estreou no teatro em 1942 e no cinema em 1948, com o filme Mãe. Iniciou sua carreira na televisão em 1953, atuando em uma novela da TV Tupi, Delícias da Vida Conjugal. A carreira na TV consolidou-se a partir da novela E nós, Aonde Vamos?, da TV Rio, quando já era um ator consagrado no cinema e no teatro.
Atuou nas peças A Gaiola das Loucas (seu maior sucesso como protagonista no teatro brasileiro), O Avarento, Escola de Mulheres, A Presidenta, A Morte do Caixeiro Viajante, entre outras.
No cinema foi também roteirista, além de ator premiado em filmes como Maior que o Ódio, O Assalto ao Trem Pagador, O Beijo, Minha Namorada, Bonga, o Vagabundo, Como é Boa a Nossa Empregada, A Dama do Lotação e Perdoa-me por me Traíres.
A partir da sua criação de Lineu na primeira versão de A Grande Família, em 1972, Jorge Dória se tornou uma presença constante nas novelas e nos programas de humor da TV. Entre os trabalhos mais importantes estão João Brandão na novela Champagne, o milionário golpista Herbert Alvaray em Brega & Chique, o terrível conselheiro real Vanoli Berval em Que Rei Sou Eu? e o implicante aposentado Emílio Castro em Meu Bem, Meu Mal, todas do autor Cassiano Gabus Mendes. Sua última participação foi no Zorra Total, da Rede Globo.

Morte

Jorge Dória padeceu de problemas de saúde durante muitos anos. Em outubro de 2013 foi internado no Hospital Barra d'Or, em estado grave. Morreu aos 92 anos de complicações cardiorrespiratórias e renais. 

Televisão:
1970 - E Nós Aonde Vamos? .... ?
1972 - Uma Rosa com Amor .... Zé Pistola
1972/75 - A Grande Família .... Lineu
1975 - O Noviço .... Ambrósio
1978 - Aritana (Tupi) - Boaventura
1978 - O Pulo do Gato .... Bubby Mariano
1979 - O Todo Poderoso (Bandeirantes) .... Cristiano
1980 - Cavalo Amarelo (Bandeirantes) .... Barbosa
1981 - O Amor é Nosso .... Sandoval
1983 - Champagne .... João Brandão
1983 - Parabéns pra Você .... Baby
1984 - Livre para Voar .... J.J. (Jardim Julião)
1985 - Jogo do Amor (SBT) .... Otávio
1987 - A Rainha da Vida (Manchete) .... Carlos Valadares
1987 - Brega & Chique .... Herbert Alvaray
1989 - Que Rei Sou Eu? .... Vanoli Berval
1989 - Tieta .... Padre Hilário
1990 - Meu Bem, Meu Mal .... Emílio Castro
1990 - Rainha da Sucata .... Alberico
1992 - Deus nos Acuda .... Tomás Euclides Rodrigues Garcia
1992 - Tereza Batista .... Emiliano
1993 - Olho no Olho .... Átila
1994 - Quatro por Quatro .... Santinho
1996 - Vira-Lata .... Moreira
1997 - Zazá .... Ângelo Pietro
1998 - Era Uma Vez… .... Rodolfo "Rudy" Reis
1999 - Suave Veneno .... Genival
1999/06 - Zorra Total (Rede Globo) - Mateus / Maurição
2001 - Malhação .... Carmello

Fonte: Wikipédia





quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Jorge Dória (Filmografia)




Filmografia:
1948 - Inconfidência Mineira
1948 - Mãe
1949 - Também Somos Irmãos
1951 - Maior que o Ódio
1962 - Assalto ao Trem Pagador
1965 - O Beijo
1966 - Cristo de Lama
1968 - Juventude e Ternura
1969 - As Duas Faces da Moeda
1970 - Pais Quadrados, Filhos Avançados
1971 - Bonga, o Vagabundo
1972 - Eu Transo, Ela Transa
1973 - Como É Boa Nossa Empregada
1974 - O Comprador de Fazendas
1975 - As Aventuras de um Detetive Português
1976 - Ninguém Segura Essas Mulheres
1978 - A Dama do Lotação
1980 - Perdoa-me por Me Traíres
1981 - O Sequestro
1985 - Pedro Mico
1987 - A Dama do Cine Shanghai
2003 - O Homem do Ano

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Morre nesta quarta-feira, Jorge Dória


É. Mais uma notícia triste para o cinema, o TV e o teatro brasileiro. Faleceu hoje, 6 de novembro às 15h00, o ator Jorge Dória. Mais notícias aqui.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Divulgando...

Há alguns meses recebi um e-mail a respeito de um projeto de um filme brasileiro que precisa conseguir o investimento necessário para enfim ser concluído. Nunca ouvi falar a respeito do filme, mas se procuraram o Sala Latina para divulgar, eis aí o meu papel. No link abaixo, há informações sobre o filme e vídeos:



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Carlo Lizzani



O ator, diretor, roteirista e crítico de cinema, Carlo Lizzani nasceu em Roma (Itália) no dia 3 de abril de 1922, após a Segunda Guerra Mundial. Seu primeiro trabalho foi como cenógrafo nos filmes de Roberto Rossellini, Germany Year Zero, Alberto Lattuada's The Mill on the Po (ambos 1948) e Giuseppe De Santis' Bitter Rice (1949), pelo qual recebeu  a indicação da Academy Award por Melhor História Original. Fez ainda roteiros, documentários e filmes. Suicidou-se aos 91 anos jogando-se da varanda de sua residência em Via dei Gracchi no dia 5 de Outubro de 2013.

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sem Norma Benguell






Hoje Norma Benguell partiu. Deixo-nos belos trabalhos, entre eles atuações marcantes no cinema nacional. Deixo apenas um link de leitura. Descanse em paz estrela!

domingo, 6 de outubro de 2013

Morre Carlo Lizzani, o homem do cinema italiano


Carlo Lizzani, realizador, argumentista, ator e crítico escolheu  um trágico fim para sua vida: Aos 91 anos, o realizador de Banditi a Milano, saltou da varanda do terceiro andar que habitava em Roma.

Mais notícias aqui.

sábado, 5 de outubro de 2013

Carlo Lizzani (Filmografia)


Filmografia:
Togliatti è ritornato, co-regia di Basilio Franchina, cortometraggio documentaristico (1948)
Viaggio al sud, documentario (1949)
Via Emilia Km 147, documentario (1949)
Modena, città dell'Emilia Rossa, cortometraggio documentaristico (1950)
Achtung! Banditi! (1951)
Ai margini della metropoli, co-regia di Massimo Mida (1953)
L'amore in città, episodio L'amore che si paga (1953)
Cronache di poveri amanti (1954)
Siluri umani, non accreditato, regia di Antonio Leonviola con la collaborazione di Marc-Antonio Bragadin (1954)
Lo svitato (1956)
La muraglia cinese, documentario (1958)
Esterina (1959)
Il gobbo (1960)
Il carabiniere a cavallo (1961)
L'oro di Roma (1961)
Il processo di Verona (1963)
La vita agra (1964)
La ronda, episodio del film Amori pericolosi (1964)
La Celestina P... R... (1965)
La guerra segreta (1965)
L'autostrada del sole, episodio del film Thrilling (1965)
Svegliati e uccidi (Lutring) (1966)
Un fiume di dollari, con il nome Lee W. Beaver (1966)
Requiescant (1967)
Banditi a Milano (1968)
L'amante di Gramigna (1969)
L'indifferenza, episodio del film Amore e rabbia (1969)
Barbagia (La società del malessere) (1969)
Roma bene (1971)
Torino nera (1972)
Facce dell'Asia che cambia, serie TV documentaristica (1973)
Crazy Joe (1974)
Mussolini ultimo atto (1974)
Storie di vita e malavita (1975)
San Babila ore 20: un delitto inutile (1976)
Kleinhoff hotel (1977)
Africa nera Africa rossa, miniserie TV documentaristica (1978)
Fontamara (1980)
Venezia, episodio della serie TV Capitali culturali d'Europa (1983)
C'era una volta un re e il suo popolo, film TV (1983)
Inverno di malato, episodio della serie TV Dieci registi italiani, dieci racconti italiani (1983)
La casa del tappeto giallo (1983)
L'addio a Enrico Berlinguer, documentario collettivo (1984)
Nucleo zero. film TV (1984)
Mamma Ebe (1985)
Un'isola, film TV (1986)
Imago urbis, documentario collettivo (1987)
Assicurazione sulla morte, film TV (1987)
Caro Gorbaciov (1988)
Cause à l'autre, episodio della serie TV Série noire (1988)
Capitolium, co-regia di Francesco Lizzani (1989)
Emma, episodio della miniserie TV Quattro storie di donne (1989)
La trappola, film TV (1989)
Cattiva (1991)
Il caso Dozier, film TV (1993)
Celluloide (1996)
La donna del treno, film TV (1998)
Cagliari, episodio del film documentario 12 registi per 12 città (1998)
Luchino Visconti, documentario (1999)
Roberto Rossellini: Frammenti e battute, documentario (2000)
Maria José - L'ultima regina, film TV (2002)
Le cinque giornate di Milano, film TV (2004)
Napoli Napoli Napoli, documentario (2006)
Hotel Meina (2007)
Giuseppe De Santis, film TV documentaristico (2008)
Nel Mezzogiorno qualcosa è cambiato, documentario (2008)
Art. 1, episodio del film All Human Rights for All (2008)
The Unionist, documentario (2010)
Speranza, episodio del film Scossa (2011)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria vence festival de cinema na China



By Janaína Camara da Silveira

O filme Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria foi o vencedor do 4º Festival Brapeq de Cinema na China, segundo escolha do júri. O prêmio foi anunciado no encerramento da primeira etapa do festival, que de 13 a 15 de setembro, ocorrerá em Xangai. Rio 2096 abrirá a mostra, que pela primeira vez terá escolha da audiência.

A curadora Anamaria Boschi anunciou o vencedor junto aos três convidados diretamente do Brasil, o diretor de Gonzaga, de Pai para Filho, Breno Silveira, a produtora de Meu Pé de Laranja Lima, Kátia Machado, e da produtora de Elena, Li An. Todos os jurados são chineses (conheça a lista abaixo).

Esta edição teve a relação entre pais e filhos como tema central, mas foi a animação brasileira que acabou vencendo, um filme que explora uma linguagem pouco usual na cinematografia brasileira, a animação. A direção é de Luiz Bolognese, estreante no gênero Rio 2096 ganhou no primeiro semestre deste ano o Festival de Annecy, um Cannes para os filmes de animação. O longa custou R$ 4,5 milhões e levou seis anos para ficar pronto. Os protagonistas são personagens inspirados em lendas indígenas que contam episódios marcantes da história brasileira desde a época da colonização portuguesa, até um futuro em que a água potável é um dos produtos mais raros em uma Rio de Janeiro pontuada por arranha-céus e onde até o Cristo Redentor virou marca de um passado lapidado.



Um festival recheado de emoção

O debate com Kátia Machado foi um dos momentos de maior emoção para os chineses em Pequim. Conhecedores do livro Meu Pé de Laranja Lima, traduzido para o mandarim e um sucesso entre o público chinês, a sala ficou lotada. O público não conteve as lágrimas ao ver a história familiar e sentimental na tela e acabou por emocionar Kátia. 

Breno Silveira também conversou com a audiência e foi aplaudido por apresentar a história de Luiz Gonzaga e de Gonzaguinha. Mesmo que distantes do universo musical brasileiro, os chineses foram fisgados pelo tema universal revelado na tensão entre pai e filho. 

- É uma história que emociona, embora eu tenha de ter tirado uma cena de que hoje sinto falta, o reencontro de Gonzaga e de Nazinha, quando ele já está falido - revelou Silveira, ao lembrar o primeiro amor do Rei do Baião, como o músico era chamado.

Emocionante foi também o bate-papo com Li An, produtora do documentário Elena e mãe da própria Elena e de Petra Costa, que dirige o filme. A história carregada de lembranças tão pessoais quanto dolorosas chamou a atenção do público, que compareceu a duas sessões do filme em Pequim.

Li An e Kátia viajam a Xangai, onde acontece a segunda etapa do festival. Ambas vieram do Brasil viajando Lan Tam Airlines Group. 

Júri

CUI ZIEN 崔子恩
Diretor, acadêmico, roteirista, novelista e um importante ativista do cinema LGBT em Pequim, é professor associado no Instituto de Pesquisa em Cinema da Academia de Cinema de Pequim. É um realizador de vanguarda na cena underground do vídeo digital da capital chinesa. Em 2001, ganhou o prêmio Radio Literature Award na Alemanha pelo livro Uncle’s Past – e tem mais oito títulos publicados na China. 


QIN HAIYAN 秦海燕
A roteirista e produtra é graduada pela Universidade de Pekin. Ela produziu filmes independentes como A Noiva. Mas seus principais trabalhos são Um Convite de Casamento, China Affair, Antes de Nascer e, como co-roteirsta, White Deer Plain. 


HUANG LU 黄璐
A atriz é conhecida por atuar com naturalidade e tem diversos filmes-arte no currículo. Entre os trabalhos principais, está Montanha Cega (2007), de Li Yang, em que ela interpreta uma estudante universitária da cidade raptada e vendida ao futuro marido, que vive uma vila rural. Também atuou em The Red Awn(2007), de Cai Shangjun, Entre Dois Mundos (2009), de Vimukthi Jayasundara, eEla, uma Chinesa (2009), de Guo Xiaolu.


ZHONG DAFENG 钟大丰
É professor de Teoria do Cinema e membro do Departamento de Estudos em Roteiro e Cinema da Academia de Cinema de Pequim. É co-autor de História do Cinema Chinês (1995) e contribuiu em Cinema na China Conteporânea: Debates, 1979-1989 (1993). É autor de centenas de artigos sobre produções para cinema, TV e mídia em geral. Também é membro da Associação Internacional de Escolas de Cinema e Televisão (CILECT). 


ZHU RIKUN 朱日坤
Fundador da Fanhall Films, em que produz, distribui filmes e organiza festivais, trabalha com cinema independente. Em 2003, criou o DOChina – Documentary Film Festival China. É diretor de programação do Beijing Independent Film Festival desde 2006. Produziu Karamay, Winter Vacation e Pathway, entre outros. Foi jurado no Hong Kong International Film Festival (2012), no Locarno Film Festival (2011) e no CinDi-Seoul Digital Cinema Film Festival.


Fonte: Radar China

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Morre aos 75 anos Giuliano Gemma

Italiano tornou-se conhecido por westerns nos anos 1960, e não resistiu a ferimentos causados por um acidente de carro


Luiz Carlos Merten - O Estado de S. Paulo
Cinéfilos que hoje reverenciam os spaghetti westerns de Sergio Leone não dão conta de que, nos anos 1960, seus filmes não desfrutaram imediatamente da reputação que hoje ostentam. Os críticos torciam o nariz para o que consideravam os ‘excessos’ operísticos de Leone e de seu compositor, Ennio Morricone. E o público, pelo menos no Brasil, não estava muito interessado no Estranho sem Nome criado por Clint Eastwood. O público preferia um certo Montgomery Wood, que, na verdade, era Giuliano Gemma. No Brasil inteiro e também na América Latina e muitos países da Europa, as plateias preferiam O Dólar Furado, que também tinha uma trilha quer marcou época – e aqui ganhou uma versão ‘romântica’. Começava assim – “Se tu não fosses minha, como és...”
Giuliano Gemma - Divulgação
Divulgação
Giuliano Gemma
Giuliano Gemma morreu nesta terça, 1.º, em Cerveteri, próximo de Roma, aos 75 anos, que completou em 2 de setembro. Foi uma morte trágica, provocada por um acidente de carro. De porte atlético, e era um atleta, ele apareceu sem muito brilho em comédias que exploravam sua aparência física, incluindo duas de diretores importantes – Veneza, a Lua e Você, de Dino Risi, e A Casa Intolerante, de Mauro Bolognini. Você é capaz de duvidar, mas ele foi extra em Ben-Hur, de William Wyler. Sua primeira grande oportunidade foi em 1962, quando Duccio Tessari fez Arrivano I Titani, que no Brasil se chamou Os Filhos do Trovão. Vale reportar-se ao cinema italiano da época. Havia os grandes autores, Federico Fellini, Luchino Visconti e Michelangelo Antonioni, mas no fim dos anos 1950 e início dos 60, a tendência dominante na indústria italiana eram os épicos mitológicos. O veio se esgotava quando Tessari fez a sua paródia com Giuliano Gemma na pele de Krios, que os deuses do Olimpo enviam a Creta para derrotar tirano que está acabando com a população.
O público adorou o jovem Giuliano Gemma, que formava um belo par com Jacqueline Sassared. E o filme era bem-humorado, tinha ritmo, inventividade. Catapultado a uma posição de destaque, Gemma travestiu-se de astro americano e, com o pseudônimo de Montgomery Wood, estrelou um simulacro de faroeste que arrebentou nas telas. O Dólar Furado, de 1965, abriu uma tendência que prosseguiu por uma boa década, talvez menos. Wood/Gemma fez muitos filmes do gênero – Uma Pistola para Ringo, Dias de Ira etc. Em 1963, Luchino Visconti, precisando de um ator belo e carismático para encarnar o jovem Garibaldi, fez dele um dos atores de O Leopardo, mas a participação foi reduzida a quase nada na versão hollywoodiana, cortada e remontada, que circulou em todo o mundo.
Foi em 1965, quando filmava Uma Pistola para Ringo, que conheceu a mulher, Natália Roberti. Viveram juntos por 30 anos, até a morte dela, em 1995. Tiveram duas filhas, uma delas, Vera Gemma, também atriz. Giuliano Gemma estava casado com Baba Richerme. Quando a carreira no cinema entrou em colapso, ele passou a fazer TV, mas, nos últimos anos, descobrira um outro talento e jurava que sua vocação era ser escultor. Ganhou elogios de críticos por sua nova atividade, mas, no imaginário do público, ele é eterno como o herói mitológico de Os Filhos do Trovão ou o pistoleiro de O Dólar Furado.
Giuliano Gemma chegou a ser conduzido ao hospital após o acidente, mas não resistiu aos ferimentos. Restam agora, dos mocinhos lendários do spaghetti western, Franco Nero e o xerife Clint.
Fonte: O Estadão

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A longa pausa do Sala Latina de Cinema - Esclarecimento






Olá a todos os seguidores e leitores do blog Sala Latina de Cinema,

Eu, a pessoa que vos escreve, vem apenas esclarecer a respeito do longo tempo sem postagens. Durante este tempo estive envolvida com compromissos de trabalho aos quais mal davam tempo de fazer uma das coisas que mais gosto: alimentar este blog.
Sei que muita coisa deixou de ser publicada, muitos lançamentos de filmes que já estão em cartaz e os que estarão por vir entre outras coisas.
Peço desculpas as pessoas que me enviaram mensagens sobre divulgação de trabalhos de cinema latino (e só agora tomei conhecimento das mensagens). Realmente fiquei um tempo afastada de minha própria página e de minha vida cinéfila.
Gostaria muito de alimentá-lo todos os dias como tem sido feito desde então, mas devido ao meu pouco tempo, vejo que há a possibilidade de fazê-lo semanalmente ou mensalmente.
Gostaria de comunicar também que o Sala Latina de Cinema não encerrou suas atividades. Repito: Estarei postando ainda sobre o tema, agora não mais que diariamente. Lembrando que este blog é tão simplesmente um espaço de divulgação e apreciação do cinema latino, agradeço a compreensão de todos.

M.

domingo, 29 de setembro de 2013

O Brasil perde Claudio Cavalcanti

De acordo com emissora, ele sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento


Seu último trabalho foi na segunda temporada da série ‘Sessão de Terapia’, veiculada pelo GNT


O ator Cláudio Cavalcanti morreu no início da noite deste domingo (29) aos 73 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, para realizar uma cirurgia na coluna, mas teve complicações.
Seu último trabalho foi na segunda temporada da série ‘Sessão de Terapia’, veiculada pelo canal GNT, que tem estreia prevista para a próxima segunda-feira (7). De acordo com nota publicada no site da emissora, o ator "sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento". Ainda não há informações sobre o funeral.
Na série dirigida por Selton Mello, Claudio interpretou Otávio, um empresário com síndrome do pânico. Em recente entrevista, também ao site do GNT, o ator afirmou que interpretar Otávio era um sonho realizado. "Recebo convites, mas nem sempre tenho tempo. Mas esse papel é o sonho de qualquer ator", afirmou.
Dono de extenso currículo, Cláudio teve papéis marcantes em diversas produções da Globo, entre elas “Roque Santeiro” e “A Viagem”. Cavalcanti começou a trabalhar como ator aos 16 anos, no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), ao lado de Nathália Timberg, Sérgio Britto e Fernanda Montenegro. Atuou em mais de 40 peças, participou de 39 novelas e 22 filmes.
Ele ainda conciliava a carreira artística com a política, já que era secretário especial de Promoção e Defesa dos Animais da Cidade do Rio de Janeiro. Também já foi vereador, por dois mandatos, e deputado estadual, cargos nos quais aprovou 29 leis relativas à defesa dos animais.
*Com informações do jornal O Dia e da Agência Estado

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