Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Marcélia Cartaxo

Marcélia Cartaxo é paraibana, nascida em Cajazeiras, em 27 de outubro de 1963.

Nos tempos de adolescência, Marcélia fugia de casa, na pacata Cajazeiras, para ensaiar às escuras, no quintal de amigos. Sua trupe era a “Turma do Mickey”, composta por uma dúzia de crianças que encenavam um repertório dos mais convencionais; Sonhava em montar Chapeuzinho Vermelho e dublar As Frenéticas. Uma vez por ano, a turma ia para João Pessoa, que para a turma era sua Hollywood.

A mãe de Marcélia foi quem menos gostou da idéia de ver a filha virar atriz. Para ela, atriz se tornava prostituta e ator era vagabundo. De nada adiantaram as repreensões da mãe, Marcélia pegava as moedas que os fiéis depositavam no Santo Antônio de sua cidade e ia correndo para o cinema, sonhar com Greta Garbo e Marilyn Monroe. Chegou um dia a dizer que o santo devia ter achado um bom investimento, porque nunca a descobriram. E pensava: "Um dia lhe pago, meu santo."

No começo da década de 80, o grupo de Marcélia resolveu montar Beiço de estrada, um texto original de Eliezer Filho, único universitário da equipe. Viajaram pelo Brasil todo, como parte do “Projeto Mambembão”. Quando a montagem chegou a São Paulo, Marcélia encontrou a chance de sua vida: da platéia a cineasta Suzana Amaral observava o jeito tímido e forte daquela menina, então com 23 anos. A partir daí a toma impulso a carreira da atriz.
Atuou como atriz em vários filmes e foi a primeira brasileira a ganhar o Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1985, pelo filme “A Hora da Estrela”. Por sua Macabéa, recebeu também o Prêmio de Interpretação no Festival de Brasília.

Marcélia fez também alguns trabalhos na TV, como a Quirina, em 'Porto dos Milagres', e a Divina, em 'Mico Preto'.

A atriz experimentou, aos 22 anos, a projeção internacional com a personagem Macabéa em “A Hora da Estrela”, longa-metragem de Suzana Amaral. Com a estatueta em mãos, atravessou quase duas décadas sem visibilidade proporcional à conquista inédita. Hoje, ela é um dos maiores destaques do cinema nacional e conta com experiência invejável.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin