Seguidores

Cinema Latino

sábado, 7 de abril de 2012

Inaugurando a semana Mazzaropi

 Já há mais de uma semana que sites especializados, blogueiros cinéfilos e algo mais na web, vem comentando sobre o Centenário de Amácio Mazzaropi. Hoje uma série de palestras e cursos serão ministrados. Ver site: Cenas de Cinema Hoje, vamos divulgar alguns livros que já foram escritos sobre um dos miores nomes do cinema nacional:
Título: Mazzaropi – A Saudade de um povo | Autor: Luiz Carlos Schroder de Oliveira

Sinopse: Poucos sabem que Mazzaropi quando tinha 10 anos de idade sonhava já com a vida artística e para que não fugisse com um circo, os seus pais o enviaram para Curitiba, onde um de seus tios, Domingos Mazzaropi, tinha um comércio de cassemira. Um jovem apaixonado por sua vida e obra, Schroder de Oliveira escreveu um livro sobre o artista. Somente reconhecido em sua capacidade de comunicação com o grande público após a sua morte, Mazzaropi (1916-1981) é estudado pelo autor no livro em aspectos biográficos e também através do depoimento de vários amigos.

Título: Mazzaropi – A imagem de um caipira (ilustrado) | Autora: Andréa Cristina Bisatti (coord. Geral)
Editora: SESC, São Paulo / Serviço Social do Comércio, Departamento Regional de São Paulo | Ano: 1994 | Páginas: 32

Sinopse: Ao propor e realizar, com o apoio da Universidade de Taubaté, o projeto Mazzaropi – A Imagem de um caipira, o Sesc reafirma seu compromisso para com a memória da cultura brasileira. Compromisso que anda longe de exaurir-se no registro linear e rememorativo. Que vai além, em busca das conexões entre a obra e o contexto específico que lhe serve de origem.

Título: Mazzaropi – O Jeca do Brasil | Autor: Clauco Barsalini

Sinopse: “Eu não tenho pretensão de ser diretor. Estou procurando um, inteligente e razoável, e se encontrar, contrato. Mas não tenho paciência para suportar barbudinhos geniais, com livrinhos embaixo do braço e mil exigências. Cinema é ação, compadre, não é meditação não.” Foi assim que o cineasta Amácio Mazzaropi demonstrou certa vez sua concepção sobre o cinema. Durante mais de vinte anos Mazzaropi foi um dos principais produtores do cinema nacional. Ator genial e empresário astuto, o comediante atuou em 32 filmes, tendo antes acumulado uma vasta experiência no circo, teatro, rádio e televisão. Barsalini descortina, nessa importante obra, as influências artísticas que levaram à construção da personagem caipira de Mazzaropi, os segredos do sucesso do Jeca e de seu criador, e as relações simbólicas entre tal personagem e o universo social, econômico, político e cultural de sua época.

Título: Mazzaropi – Uma antologia de risos | Autor: Paulo Duarte

Sinopse: Biografia do artista que de figura caipira, chamado de 'Jeca'. Porém, diferentemente do que se pode imaginar tomando como base seus personagens, e ao contrário da imagem de 'alienado' que transmitiu, Mazzaropi era um observador do cotidiano e consumidor de cultura.

Título: Mazzaropi – O caipira mais caipira do Brasil | Autor: Galileu Garcia

Sinopse: Garcia, cineasta e jornalista, que trabalhou como assistente de direção em vários dos 32 filmes de Mazzaropi, desde o primeiro Sai da Frente, relata os momentos da vida do ator e mostra uma história poética e humana.

Título: Sai da Frente! A vida e a obra de Mazzaropi (ilustrado com fotos antológicas, coloridas e P&B) | Autora: Marcela Matos (jornalista)

Sinopse: O livro narra a trajetória do ator, produtor e diretor de cinema Amacio Mazzaropi, um dos artistas mais populares e queridos do País, que protagonizou 32 filmes, ao longo de mais de três décadas. Ele levou às telas o famoso personagem Jeca, inspirado na obra de Monteiro Lobato. Entre as décadas de 1950 e 1980, o nome de Mazzaropi ecoava pelos quatro cantos do Brasil. O comediante protagonizou nada menos do que 32 películas, lançando praticamente um filme por ano. Antes disso, trabalhou no circo, no teatro, no rádio e na televisão, construindo uma carreira versátil, calcada na paixão inabalável pelas artes cênicas. Movido pelo desejo de expandir a indústria da sétima arte no país, montou sua própria produtora, a PAM Filmes, responsável pela estreia no telão de artistas do calibre de Tarcísio Meira e Luiz Gustavo. Atacado pela crítica e pela imprensa de sua época, mas hoje aclamado por representantes de ambos os setores, Mazza lotava as salas de cinema com suas divertidas comédias sobre o universo caipira. Mais do que um relato histórico, este livro conta a trajetória de um garoto pobre que, assim como muitos de seus personagens, decidiu tentar a sorte e correr atrás de seus sonhos. Como resultado, tornou-se uma celebridade, um extraordinário homem de negócios e um dos artistas mais bem-sucedidos da história do cinema brasileiro.

Fonte: Girafa Mania

2 comentários:

  1. Ele demonstrou seu talento ao retratar o povo brasileiro com muito humor e um pouco de crítico.

    Mazzaropi deixou uma bela carreira.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adoro os filmes de MAZAROPPI mas nunca li nenhum livro sobre ele. Vi apenas um documentário...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin