Esperando Septiembre, o mais novo filme com o conhecido ator espanhol, Fele Martínez ("Má Educação"), teve sua pré estreia dia 10 de Março no Festival de Cine Solidario de Navarcles. A estreia oficial para as salas de projeção lá na Espanha foi no dia 11 deste mês.

Esperando Septiembre, o cinema está doente
O cinema está doente. As pessoas já não vão mais às salas, os produtores já não dispõem de financiamento para fazer seus filmes e o debate sobre os downloads ilegais são bizantinos. Em tempos de crise nasce "Esperando Septiembre", cinema que fala da crise, rodado na raíz da crise e que além disso, terá um preço anti-crise. Financiado pela própria diretora, conta em seu elenco com Fele Martínez.
Ultimamente se fala muito das "auto-produções". Esse filme é uma delas. A idéia nasceu quando a roteirista Tina Olivares ficou desempregada. Desconfiada das produtoras, decidiu pagar de seu próprio bolso essa movimentada comédia, uma fita feita sem financiamento que fala dos problemas que o dinheiro pode provocar.
Esperando Septiembre é a história de cinco amigos que representam cinco vieses da crise: o parado, o futuro parado, o opositor, a frustrada no trabalho e a explorada. A trama se desenrola quando, depois de uma horrível jornada de trabalho, Luz (Natalia Erice) encontra uma bolsa com 20 milhões de pesetas, sem saber que isso vai mudar sua vida, e não para o bem.
Depois de revelar o segredo para seus amigos, começa uma frenética corrida para conseguir trocar o dinheiro no Banco de Espanha. Pelo caminho, a necessidade fará aflorar o pior de cada um dos protagonistas. A película é uma comédia urbana (é possível reconhecer cada praça e cada rua da fita) bem costurada, sem truques e que consegue entreter se você entrar na sala de projeção despido de preconceitos.
Em meio a todo esse ar amador que invade o filme aparece Fele Martínez, imerso por completo na causa, longe da pesada e cara engrenagem das produções convencionais. "Nós todos participamos do projeto com o mesmo entusiasmo que em um filme que tivesse um patrocínio, uma produtora por trás". Talvez por não haver, Esperando Septiembre poderá ser visto por um preço anti-crise: 3 euros do dia 11 ao dia 17 de fevereiro na sala Berlanga em Madrid.

Guia del Ocio.com
Tina Olivares, roteirista de produtora Globomedia, debuta na telona com Esperando Septiembre, uma comédia colorida, de tom agradável, que segue as peripércias e emoções de personagens muito próximos ao espectador e à realidade. Além da direção, a realizadora originária de La Mancha, também se ocupou da fotografia e da produção.
O camaleônico Fele Martínez (Tesis, Morte ao Vivo, Má Educação) segue demostrando seu lado mais cômico, depois de Don Mendo Rock ¿La venganza?. A seu lado, encontramos Natalia Erice e David Tenreiro, ambos vindos da TV. O filme recebeu o premio de melhor longa-metragem no Festival de Cinema de Castilla-La Mancha.

Sinopse: Em plena crise econômica, cinco amigos passam o quente verão de Madrid esperando que as situação melhore e setembro, quando acaba a temporada de férias e a atividade econômica é retomada na cidade. É quando uma garota acha uma bolsa com bilhetes equivalentes a 20 milhões de pesetas (a antiga moeda espanhola). Depois de revelar seu segredo a quatro amigos, eles decidem trocar esse dinheiro por euros, discretamente, no Banco de Espanha. Mal sabem que se envolverão em uma aventura que mudará definitivamente suas vidas.
Elenco:
Fele Martínez (Valentín)
Natalia Erice (Luz)
David Tenreiro (Esteban)
Victoria Teijeiro (Carlota)
Ana López (Rita)
Pedro Almagro (Alex)
Roteiro e direção: Tina Olivares
Site oficial: http://www.esperandoseptiembre.com/
Fonte: Blog Fele Martínez
Fele é otimo.
ResponderExcluirAbraços,
www.ofalcaomaltes.blogspot.com