


Ano passado se viva estivesse, completaria 100 anos e para a celebração do centenário o Museu investiu em uma estátua de fibra de vidro de tamanho natural da cantora. Além dos impressionantes 1,53 da Carmen (sem plataformas e turbante), a estátua também traz o figurino reproduzido do filme “Uma noite no Rio” (1941), a escultura é obra do artista plástico carioca Ulysses Rabelo e levou mais de três anos para ser finalizada. Inicialmente o projeto era para ser mais um busto da artista, mas felizmente se tornou algo melhor. Segundo o Ulysses, a escultura que não pesa mais do que quatro quilos reproduz o 1,53 metro da cantora, porém a sua altura atinge 1,75 metro com o turbante, a decoração de frutas tropicais e as sandálias altas. Disse o artista plástico: “Fizemos uma cópia das sandálias plataformas que ela usava, colocamos um salto de 15 centímetros de altura. Com os saltos ela fica com 1,68 metro e mais o turbante que pode ter 50 centímetros de altura”. A máscara mortuária da cantora serviu de base para confecção da imagem e até o espaçamento dos cílios e a arcada dentária foram estudadas por Ulysses para confecção da peça. A estátua fará parte do acervo permanente do Museu Carmen Miranda.




Ainda ano passado o museu teve uma série de eventos especiais voltados para a celebração do Centenário Carmen Miranda entre elas, palestras, apresentações culturais e mostras diárias de filmes da artista. Entre as pessoas que estiveram presentes prestigiando estavam a atriz Zezé Motta, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e familiares, o biógrafo Ruy Castro, a escola de samba Império Serrano, o cantor Eduardo Dussek e a secretária de Estado de cultura Adriana Rattes. Eduardo Dussek falou emocionado: "Carmen Miranda é importante para o Brasil como Elvis Presley para os Estados Unidos, como Carlos Gardel para a Argentina e como Piaf para a França".
Segundo fontes do governo do Estado do Rio de Janeiro, o museu poderá mudar de endereço, podendo ser transferido para Copacabana. Durante o evento ano passado explicou a secretária Adriana Rattes: "Estamos estudando junto à família dela o lugar mais adequado, mas o principal projeto em vista é fazer o Museu Carmen Miranda junto ao da Imagem e do Som, onde hoje funciona a boate Help, em Copacabana".
Serviço:
Museu Carmen Miranda
Parque do Flamengo, s/nº (em frente ao nº 560)
Tel: 2234 4293
De ter a sex, das 11h às 17h
Sáb, dom e feriados, das 13h às 17h
Entrada Franca
Adorei a postagem e fiquei apaixonada com o tamaco usado por Carmen no Show Boite Tropicana
ResponderExcluir