Cinema Latino

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Katy Jurado

A jovem atriz Katy Jurado

Katy Jurado como Paloma em El bruto (1953)

Grace Kelly e Katy Jurado

Ladeada por Alan Ladd e Ernest Borgnine

Em vista ao marido Ernest Borgnine no set de filmagens de "Pay or die"

O que será que ela estava dizendo para Marlon Brando?

Katy Jurado e o tempo

Nascida Maria Christina Jurado Garcia de uma família de posses em Guadalajara, Jalisco, México, Katy Jurado foi uma das atrizes mais importantes de seu país e fez sucesso também nos Estados Unidos. Ela viveu em relativo conforto durante os primeiros anos da infância até que as terras de sua família foram confiscadas pelo governo a fim de serem distribuídas entre os camponeses. Apesar de ter sofrido uma perda significativa, a matriarca da família, sua avó, continuou a viver pelos ideais aristocráticos.
Quando o famoso ator de filmes mexicanos Emilio Fernandez descobriu a atriz aos 16 anos e planejou incluí-la no elenco de uma das produções, a avó opôs-se aos seus desejos de tornar-se uma estrela de cinema. A forma que encontrou para livrar-se dos jugo da família foi casando-se com o ator Victor Velazquez. Assim, jurado estreou em "No Matarás" (1943), durante a época de ouro do cinema mexicano.
Previlegiada com uma beleza estonteante e de personalidade forte e determinada, ela especializou-se em papéis de mulheres poderosas numa variedade de filmes em seu país natal e depois em Holywood. Katy Jurado faleceu aos 78 anos, em 5 de julho de 2002.

Um comentário:

  1. Poxa, ela já faleceu? Interessante que, mesmo depois de alguns anos ela não perdeu a elegância. E que linda a foto com a Grace!

    ResponderExcluir