Cinema Latino

sábado, 23 de julho de 2011

Cinema argentino ganha retrospectiva no Cine-Teatro Apolo a partir de segunda-feira

Há quem diga que o cinema argentino contemporâneo é melhor que o brasileiro. Outros argumentam que os vizinhos sul-americanos são comportados demais cinematograficamente. A verdade é que seus filmes se tornaram bastante famosos nos últimos anos. E eles conseguiram algo que o Brasil não alcançou: um Oscar de melhor longa-metragem estrangeiro, para O segredo dos seus olhos.
A partir desta segunda, o Cine-Teatro Apolo apresenta uma pequena restrospectiva do cinema da Argentina. A mostra reúne cinco dos filmes argentinos que alcançaram maior repercussão na última década, além de curtas-metragens.
A entrada é gratuita. Após as sessões, o público poderá debater sobre os filmes assistidos com o roteirista argentino Gualberto Ferrari e outros especialistas convidados. O cinema Apolo fica na Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife.
Veja a programação:


Segunda-feira (25), às 19h
Curta-metragem:
Amaina
Direção: Eduardo Crespo
Ano: 2011
Tempo: 18 min.
Sinopse: Dois irmãos que trabalham na lavoura esperam com sua mãe doente o momento em que a chuva vai fazer uma pausa. A colheita teve tempo para amadurecer, mas também começa a se enfraquecer. Devido a isso eles devem tomar uma decisão: ficar lá para cuidar de sua mãe ou vão para o trabalho antes que a água destrua a lavoura.
Longa-metragem:

Abutres
Direção: Pablo Trapero
Ano: 2010
Sinopse: Sosa (Ricardo Darín) é um "urubu", um advogado especializado em acidentes rodoviários. Todos os dias ele vai aos locais de acidente, aos setores de emergência dos hospitais e às delegacias procurando clientes. Seu trabalho é lidar com as testemunhas, policiais, juízes e companhias de seguro. Mas o que seus clientes não sabem é que a agência para a qual trabalha está envolvida em esquemas de corrupção e desvio de dinheiro. Quando se apaixona pela jovem paramédica Luján (Martina Gusman), Sosa decide se aposentar do trabalho sujo e viver ao lado dela. Mas seu passado não o deixará tão facilmente.

Terça-feira (26), às 19h
Curta-metragem:
Murana
Direção: Sebastian Palacio
Ano: 2010
Tempo: 19 min.
Sinopse: Baseado em dois poemas de Jorge Luis Borges , que fala de um velho gaucho, solitário e adoentado, que se confronta no final da vida com o remorso e a culpa do grande crime que cometeu, o assassinato do irmão numa disputa por uma mulher.
Longa-metragem:
O Segredo de Seus Olhos
Direção: Juan José Campanella
Ano: 2009
Sinopse: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago ), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella ), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil ), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Quarta-feira (27), às 19h
Curta-metragem:
Entreluces
Direção: Maximiliano Schonfeld
Ano: 2006
Tempo: 26 min.
Sinopse: Rocio e Miguel vivem na Aldeia Santa Rosa dando um duro na roça. Numa mesma noite, viajam em separado para a cidade - Rocio com Sergio, um cara mais velho, e Miguel sozinho.
Longa-metragem:
As Leis de Família
Direção: Daniel Burman
Ano: 2006
Sinopse: Ariel Perelman (Daniel Hendler) é advogado como seu pai (Arturo Goetz), mas seguiu um caminho diferente na profissão. Enquanto seu pai representa uma série de pequenos clientes e tem uma vida alegre, ele trabalha como defensor público e dá aulas em uma universidade. Sua vida é organizada, mas sem grandes emoções. Até que conhece Sandra (Julieta Díaz), uma de suas alunas, por quem se apaixona. Quando ela deixa o curso ele passa a frequentar as aulas de Pilatos que ela ministra, apenas para ficar ao seu lado.

Quinta-feira (27), às 19h

Curta-metragem:
Medianeras 2005
Direção: Gustavo Taretto
Ano: 2005
Tempo: 26 min.
Sinopse: Mariana e Martín são dois jovens que vivem em edifícios de uma mesma rua, mas nunca conseguem se encontrar.
Longa-metragem:
A Menina Santa
Direção: Lucrecia Martel
Ano: 2004
Sinopse: Amália (Maria Alche) e Josefina (Julieta Zylberberg) têm 16 anos e moram na cidade de La Ciénaga, na Argentina. Josefina pertence a uma família conservadora, enquanto a mãe de Amália, Helena (Mercedes Morán), é divorciada e dirige um hotel. Certo dia, após um ensaio de coral, as duas garotas se reúnem na igreja local para conversar sobre fé, vocação e segredos sentimentais. Pouco depois Amália conhece o doutor Jano (Carlos Belloso), que participa de uma conferência médica no hotel de sua família. O encontro leva a jovem a descobrir sua verdadeira vocação: salvar os homens do pecado.

Sexta-feira (27), às 19h
Curta-metragem:
Rosa
Direção: Monica Laraina
Ano: 2010
Tempo: 11 min
Sinopse: Retrata o cotidiano de uma mulher sozinha na terceira idade. Filmado de forma bem intimista, nos integra ao universo de Rosa (Norma Argentina) com seus silêncios, suas imperfeições e frustrações. A direção minuciosa e os enquadramentos são delicados combinados à ótima atuação faz o filme crescer. É para ser visto com o coração, os ouvidos e olhos abertos.
Longa-metragem:
Plata Quemada
Direção: Marcelo Piñeyro
Ano: 2000
Sinopse: Angel (Eduardo Noriega) e Nene (Leonardo Sbaraglia ) são dois matadores inseparáveis conhecidos no meio como "os gêmeos". Até que Fontana (Ricardo Bartis) lhes propõe um novo golpe: assaltar o caminhão que transporta os pagamentos da cidade de San Fernando, que transporta 7 milhões. Tanto Angel quanto Nene aceitam a proposta, para fugir do tédio e superar a crise que existe entre eles naquele momento. Porém, o que parecia ser um trabalho fácil acaba se tornando um verdadeiro massacre. Fontana, Angel e Nene decidem fugir para o Uruguai, para evitar que sejam mortos pelos policiais argentinos, que estão sedentos por vingança. Lá eles se escondem em um apartamento emprestado por Losardo (Héctor Alterio), um mafioso local, onde esperam a chegada de novos documentos fraudados que permitam que eles viajem para o Brasil. Mas quanto mais os documentos demoram a chegar mais a tensão entre os três cresce, chegando a níveis insuportáveis.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário