Cinema Latino

terça-feira, 15 de junho de 2010

Blanca Portillo




Blanca Portillo nasceu em Madrid no dia 15 de junho de 1963. Começou a trabalhar como atriz em pequenas produções de teatro antes de graduar-se na Real Escuela Superior de Arte Dramático. Uma de suas performances mais importantes foi a personagem Carol em Oleanna de David Mamet, dirigido por Joaquín Kremel em 1994. Ela fez sua estréia no cinema em Entre rojas (1995). Em 1996, Luis San Narciso colocou-a no elenco para a série de TV 7 Vidas da Telecinco, onde desempenhou o papel de Carlota. A série durou dez anos. Portillo foi nomeada para os Prêmios Goya Awards e Unión de Actores para seu papel em El color de las nubes (1997).
Ela também participou da dublagem castelhana de Procurando Nemo. Apesar de seu sucesso na TV e no cinema, ela nunca abandonou o teatro e tem participado em diversas peças, tanto como atriz e como diretora.
Em 2003, ela participou dos protestos na Espanha contra a Guerra do Iraque (¡no a la guerra!).
Em 2004, ela deixou 7 Vidas para realizar o projeto teatral argentino La hija del aire (Filha do Ar), baseado em um livro de Calderón de la Barca. Ela conseguiu conciliar esta peça com o filme Elsa y Fred (2005).
Ela desempenhou um papel masculino no filme Alatriste 2005, baseado num livro de Arturo Pérez Reverte.
Depois disso, Pedro Almodóvar chamou para desempenhar o papel de Agustina em seu filme Volver 2006, no qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Ela participou de Sobras de Goya por Milos Forman e o filme Siete Mesas de Billar Francés. Em 2009, ela aparece novamente em um filme de Pedro Almodóvar, Los Abrazos Rotos.

Um comentário:

  1. Oi, M.

    Bem interessante este post sobre a Bianca. Não conheço muito do trabalho dela e está bastante convidativo, até mesmo porque tenho visto alguns trabalhos do Almodovar por essas semanas, tem vários que quero ver!

    Ótima semana prá ti, beijos.

    ResponderExcluir