Cinema Latino

domingo, 9 de maio de 2010

"Lisbela e o Prisioneiro" - Brasil, 2003

Ficha técnica:
título original: Lisbela e o Prisioneiro
gênero: Comédia Romântica
duração: 01 hs 50 min
ano de lançamento: 2003
estúdio: Natasha Filmes / Fox Film do Brasil / Globo Filmes / Estúdios Mega
distribuidora: Fox Film do Brasil
direção: Guel Arraes
roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado e Pedro Cardoso, baseado em peça teatral de Osman Lins
produção: Paula Lavigne
música: João Falcão e André Moraes
fotografia: Uli Burtin
direção de arte:Cláudio Amaral Peixoto
figurino: Emília Duncan

Sinopse: Lisbela (Débora Falabella) é uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador (Marco Nanini) que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa (Virginia Cavendish).

Elenco:
Selton Mello (Leléu)
Débora Falabella (Lisbela)
Virginia Cavendish (Inaura)
Bruno Garcia (Douglas)
Tadeu Mello (Cabo Citonho)
André Mattos (Tenente Guedes)
Lívia Falcão (Francisquinha)
Marco Nanini (Frederico Evandro)
Paula Lavigne (Monga)
Aramis Trindade (Jurado)



Curiosidades:
- É o primeiro longa-metragem do diretor Guel Arraes feito especificamente para o cinema. Seus filmes anteriores, O Auto da Compadecida e Caramuru - A Invenção do Brasil, eram adaptações de miniséries exibidas pela Rede Globo.
- Antes de levar Lisbela e o Prisioneiro aos cinemas, Guel Arraes adaptou o texto de Osman Lins para um especial de 50 minutos exibido pela Rede Globo e ainda uma peça teatral.
- Uma lata com negativos originais do filme foi perdida no laboratório Mega Collor, forçando o diretor Guel Arraes a rodar novamente as cenas que ali estavam.
- Foi o 7º filme mais visto em 2003 no Brasil, tendo levado 3.146.461 pessoas aos cinemas.

Comentário: Lisbela e o Prisioneiro é um desses filmes brasileiros que a gente não se cansa nunca de ver e rever. Vale muito à pena ter o DVD e assisitir a hora que quiser. O filme tem tudo, adrenalina, emoção, romance e humor. O elenco é de atores de primeirísima linha. Há cenas divertidíssimas e o riso é garantido com Marco Nanini, Tadeu Mello (principalmente), Bruno Garcia (com aquele sotaque de falso carioca) e Selton Mello, que faz o papel de um malandro sedutor e pícaro. Se for dar uma classificação para este filme, seria nota 10.

Fonte (Ficha técnica, sinopse, elenco e curiosodades) : Adoro Cinema

Um comentário:

  1. Esse filme é uma gracinha, adorooooooooooro em todos os sentidos.
    adoro o figurino, totalmente retrô, coisa mais fofa ver Lisbela com aquele vestido de noiva (muito fofa Débora Falabella).
    Uma adaptação perfeita da peça teatral para o cinema. Não tenta fazer o estilo de comédia romântica norte-americano. Tem um humor bem brasileiro e o final é surpreendentemente engraçado."

    ResponderExcluir