Cinema Latino

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Filmografia Completa - Pedro Almodóvar

2009 - Los Abrazos Rotos
2006 - Volver (Volver, Espanha)
2004 - Má Educação (La Mala Educación, Espanha)
2002 - Fale com Ela (Hable con Ella, Espanha, França.)
1999 - Tudo Sobre Minha Mãe (Todo sobre mi madre, Espanha, França.)
1997 - Carne Trêmula (Carne trémula, Espanha, França.)
1995 - A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, Espanha, França.)
1993 - Kika (Kika, Espanha, França.)
1991 - De Salto Alto (Tacones lejanos, Espanha, França.)
1990 - Ata-me! (¡Átame!, Espanha.)
1988 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, Espanha.)
1987 - A Lei do Desejo (La Ley del deseo, Espanha.)
1986 - Matador (Matador, Espanha.)
1985 - Trailer para amantes de lo prohibido (curta para o programa da TVE c)
1984 - ¿Qué he hecho yo para merecer esto?
1983 - Maus Hábitos (Entre tinieblas, Espanha.)
1982 - Labirinto de Paixões (Laberinto de pasiones, Espanha.)
1980 - Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón
1978 - Folle... folle... fólleme Tim!
1978 - Salomé
1977 - Sexo va, sexo viene
1976 - Muerte en la carretera
1976 - Sea caritativo
1975 - Blancor
1975 - La Caída de Sódoma
1975 - Homenaje
1975 - El Sueño, o la estrella
1974 - Dos putas, o historia de amor que termina en boda 1974 - Film político

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Labirinto de Paixões (1982)




Na Madrid do anos 80, uma história de amor não muito comum acontece entre uma jovem ninfomaníaca e o filho de um imperador árabe. A garota em questão faz parte de uma chocante banda de rock, e o seu namorado só tem uma preocupação: esconder-se dos terroristas do seu país.



O que dá o tom deste filme é a irreverência de Almodóvar, uma comédia na medida certa, revelando o cenário underground da época não só pela composição de personagens, mas por outros elementos como a música, por exemplo. O próprio Almodóvar atua neste filme no momento inicial fazendo o papel de diretor da fotonovela em que atua Fabio (Fanny McNamara).



Ficha Técnica:
Título Original:
Laberinto de Pasiones
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1982
Produção: Alphaville
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Música: Pedro Almodóvar, Bernardo Bonezzi
Fotografia: Ángel Luis Fernández
Desenho de Produção: Esther García
Edição: José Salcedo


Elenco:
Cecília Roth (Sexilia)
Imanol Arias (Riza Niro)
Helga Liné (Toraya)
Fanny McNamara (Fabio)
Antonio Banderas (Sadec)
Marta Fernández Muro (Queti)
Luis Ciges (Tintureiro)
Fernando Vivanco (Doutor)
Ofelia Angélica (Susana)
Cristina Sánchez Pascual (Namorada de Eusébio)
Eva Siva (Aeromoça)
Agustín Almodóva (Hassan)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Maus Hábitos (1983)

Se “Má Educação” (2004) foi o que foi, envolvendo polêmicas com a Igreja Católica, imagina então este filme de 1983, dele mesmo intitulado em espanhol: “Entre Tinieblas”. Muito humor, escracho e grande polêmica, além de ser corajoso, Almodóvar mostrou um Convento fora dos padrões convencionais e imaginativos. E lá estão elas suas grandes divas de seus filmes: Carmen Maura e Marisa Paredes em ação.

A jovem cantora de bolero, Yolanda Bell leva uma vida de excessos e abuso de drogas, até chegar o trágico dia em que ela assiste à morte por overdose de seu namorado em uma mistura fatal de heroína com estricnina. Horrorizada ela decide sumir e busca ajuda no convento das “Redentoras Humilhadas”. Um convento que tem por objetivo salvar mocinhas perdidas; O lugar passa por uma crise, pois nenhuma garota deseja ser salva.

Ao chegar ao convento, Yolanda torna-se a queridinha da madre superiora, pois esta já havia visto um show dela no “Molino Rojo”. Realmente as irmãzinhas do Convento têm hábitos altamente transgressores.

Ficha Técnica:
Título Original:
Entre Tinieblas
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1983
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Luis Calvo
Música: Morris Albert, Curel Alonso e Carlos Arturo Eritz
Fotografia: Ángel Luis Fernández


Elenco:
Cristina S.Pascual (Yolanda Bel)
Willmore (Jorge)
Laura Cepeda (Lina)
Miguel Zúñiga (Madero)
Julieta Serrano (Abadesa Júlia)
Marisa Paredes. (Irmã Esterco)
Mary Carrillo (Marquise)
Carmen Maura (Irmã Perdida)
Lina Canalejas (Irmã Víbora)
Manuel Zarzo (Padre)
Chus Lampreave (Irmã Rata)
Marisa Tejada (Lola)
Eva Siva (Antonia)
Cecilia Roth (Merche)

Rubén Tobías (Polcial)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (1984)

Nesse filme, Carmen Maura está em uma atuação poderosíssima. Ela faz a sofrida dona de casa Gloria, que coitada, mora com a sogra, trabalha feito burro de carga, tem um marido que é o rei dos machistas e dois filhos completamente sem noção. A vida dela justifica o título do filme.




Tudo que Gloria faz na vida é trabalhar sem descanso. Vive de ganhar trocados por alguma faxina que consegue e muitas vezes não tem comida em casa. A sua sogra mora com ela e é viciada em jogo e doces. Esconde todas as guloseimas que consegue em um armário. No início do filme, Gloria (Carmen Maura) consegue uma faxina em uma academia de artes marciais e ainda é seduzida por um policial completamente broxa. Embora seja uma cena de sexo como tantas outras, Almodóvar buscou não ser convincente. O que se vê mais tarde quando o policial busca ajuda psicológica para curar sua impotência.
Os filhos de Glória são tudo de ruim, adolescentes vazios, que não sabem se expressar e vivem de vícios. A avó (Chus Lampreave) ainda alimenta o vício de um deles. Glória tem uma vizinha prostituta chamada Cristal (Verónica Forqué) que sempre a mete em roubadas. Em um dia a tal Cristal vai lhe importunar em pedir por um pedaço de pau por exigência de um cliente, noutro dia é um cliente ridículo que precisa de um voyer. E quem ela chama? Glória! Então o cara fica se exibindo falando de seu físico e do tamanho que ele diz enormeee de seu pênis e ainda tem quer ter platéia.

O marido de Glória a humilha, e ela de tanto tomar remédios para dar conta de tantos problemas e de tanto trabalho se torna uma viciada. Em um dia em que ela não tem mais remédios e não consegue mais comprá-los, ela perde o controle e mata seu marido com uma peça de jamón, ele acaba batendo com a cabeça em algo muito mais duro na cozinha e acaba morrendo. Ela mente aos policiais sobre as circunstâncias da morte do marido, mas muito se investiga e não se chega a lugar nenhum. A sogra decide deixar a casa e o filho mais velho também. Um dia ela decide contar que matou o marido à polícia, mas ela tem uma vida tão desgraçada e é uma figura tão dotada de pena que nem o policial acredita.
Na cena final quando ela vê o cômodo em que mora sem ninguém, ela se pendura na sacada, talvez dando a impressão de que vai se jogar. Mas aí aparece o filho mais novo e eles ficam juntos. Há um fio de esperança nisso tudo.


Curiosidades: Almodóvar faz um musical no filme e Cecília Roth, uma de suas atrizes favoritas, quem diria foi a responsável pelo figurino do filme. Locações: cidade de Madrid e Berlim (Alemanha)¿Qué hecho yo para merecer esto? ganhou o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Valencia e só em 2006 foi lançado nos cinemas brasileiros.


Ficha Técnica:
Título Original:
¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1984
Estúdio: Tesauro S.A. / Kaktus Producciones Cinematográficas S.A.
Distribuição: Cinevista / Pandora Filmes
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar, baseado em estória de Pedro Almodóvar e Roald Dahl
Produção: Hervé Hachuel
Música: Bernardo Bonezzi
Fotografia: Ángel Luis Fernández
Desenho de Produção: Román Arango e Pin Morales
Figurino: Cecilia Roth
Edição: José Salcedo


Elenco:
Carmen Maura (Gloria)
Luis Hostalot (Polo)
Ryo Hiruma (Prof. Kendo)
Ángel de Andrés López (Antônio)
Gonzalo Suárez (Lucas Villalba)
Verónica Forqué (Cristal)
Juan Martínez (Toni)
Chus Lampreave (Avó)
Kiti Manver (Juani)
Sonia Anabela Holimann (Vanessa)
Miguel Ángel Herranz (Miguel)
Amparo Soler Leal (Patricia)
Cecilia Roth
Diego Caretti
Pedro Almodóvar
Fabio McNamara


terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Matador (1986)

O início do filme é chocante, pois mostra o toureiro Diego Montes (Nacho Martinez) se masturbando diante da TV enquanto vê cenas violentas de filmes em que mulheres são violentadas, torturadas, degoladas e mortas. Diego longe de sua mente doente é um toureiro aposentado que faz de sua residência o local perfeito para as aulas de Tauromaquia (a arte de tourear). Entre os seus alunos está o ingênuo Angel (Antonio Banderas), este toma algumas lições iniciais e Diego comenta que ele não tem vocação para toureiro, mas ele decide mostrar de forma distorcida o que aprendeu, pois vai violar uma moça de nome Eva Soler (Eva Cobo) sua vizinha que ele apenas a observa nua. Sozinha na rua à noite ela caminha enquanto é seguida por Angel que de tão inexperiente acredita de fato que a tenha estuprado, mas só ejacula entre as pernas da garota. Fato que a moça confirma aos policiais. Antes disso, ele havia pedido à mãe para levá-lo a um psiquiatra, mas à mãe uma típica beata da igreja e membro da Opus Dei, lhe diz que o que ele mesmo necessita é de um mentor espiritual. Angel não dá a mínima, e resolve ir à delegacia denunciar seu delito.

A atriz Assumpta Serna (a perigosa advogada María Cardenal) e Antonio Banderas (como o paranormal, Ángel).

Curioso é que em tempos que ninguém falava da Opus Dei, vide época de “O Código da Vinci”, Pedro Almodóvar já mostrava. Inclusive a mãe de Angel se auto flagela com silício (aquela mesma tirinha usada por Silas em “O Código...”) apertando a perna.
No início do filme após a incômoda cena de Diego, exatamente na parte em que ele ensina como se deve matar um touro, um homem é morto por uma mulher após fazer amor com ela. Uma mulher misteriosa, de boa estatura e corpo escultural que após o momento final do coito o perfura com um prendedor de cabelo altamente pontiagudo, coisa semelhante ao que usava Sharon Stone em “Instinto Selvagem”.
No momento em que Angel denuncia o delito e é comprovada a sua inexperiência em atos de violência sexual, mesmo com Eva Soler (a quase estuprada) detalhando toda a situação, Angel estranhamente se diz autor de diversos crimes em série (quatro no total), entre eles os dois assassinatos de dois homens que morreram nas mãos da mulher do alfinetão de cabelo.
Para defender Angel é contratado os serviços da misteriosa advogada María Cardenal (Assumpta Serna), que pretende provar a inocência do réu. Mas durante a prisão de Angel, muitas coisas acontecem lá fora, até mesmo sua mãe o condena e o entrega aos juízos de um Deus que castiga. A modelo Eva Soler (a do estupro) vai viver junto com o ex toureiro Diego Montes. Mas ele se sente atraído por María, a advogada. Há cenas interessantíssimas de suspense em que ele a segue pelas ruas e a encontra no cinema, nesta cena ela vai ao banheiro tirar a mancha de batom da saia e coloca aquele alfinetão esquisito em forma de nota musical no cabelo. Sim, semelhante ao da mulher assassina. Será a advogada María Cardenal a femme fatale, a tal assassina em série? É ela sim. Mas Diego descobre algo ao rever alguns dos seus vídeos antigos das corridas de touros que participava: na platéia da arena estava María Cardenal torcendo por ele. O que lhe faz confirmar a sua total paixão por aquela misteriosa mulher.
No desenrolar do filme tudo vai se confirmando: Diego Montes foi o assassino de duas ex-alunas e Maria Cardenal, a tal mulher fatal do alfinetão de cabelo que matava os homens após o coito como quem mata touro. Aliás dois serial killers (ou psicopatas) que se apaixonam mutuamente em uma relação de alto perigo.
Mas algo surpreendente também é revelado: Angel é um paranormal e descreve para a advogada, sua psicóloga Júlia (Carmen Maura) da casa psiquiátrica e o delegado, o local onde estavam enterrados os cadáveres das alunas de Diego. A equipe consegue encontrar as moças mortas no jardim, graças às pistas da mente de Angel. O delegado conclui que quanto mais Ángel confessa detalhes dos crimes, menos parece culpado de todos a que foi condenado. Mas a polícia começa a ter provas mais consistentes do envolvimento de Diego com María Cardenal: a ex de Diego, Eva ouve toda a sua conversa com Maria, um diálogo de assassinos que vivem sem culpa de seus assassinatos. E cada um explica o porquê de suas ações assassinas: Diego diz que mesmo tendo deixado de tourear não deixou de matar. Pois matar para ele é o que dá sentido à vida. Já para a mulher do alfinetão (a advogada María Cardenal) ela se tornou uma obsessiva pelo toureiro desde sua carreira, pois colecionava tudo dele até mesmo o seu “traje de luces”, como não o conseguia na época em tê-lo, se limitava a imitá-lo matando touros, só que ao invés de touros, eram homens. Homens que lhes dava o prazer necessário e que eram mortalmente alfinetados por ela após a conclusão do ato sexual.
Angel consegue prever algo muito pior para o casal de psicopatas e alerta a Polícia que chega ao esconderijo. Antes a vendedora de flores também conseguiu ver a morte nas linhas das mãos de Diego, que parece não se importar com seu trágico destino.
Mas em alguns instantes de admiração de um eclipse por parte de Angel, Julia e o delegado foi o suficiente para “não salvar” aos dois. Naquele dia, Diego e María prometeram dar prazer total um ao outro e matarem-se como costumavam fazer com suas vítimas. O ato é realizado e a Polícia chega tarde.

Curiosidades: Pedro Almodóvar atua nesse filme, não é apenas uma simples aparição, mas tem diálogos. Ele faz o papel do estilista que lança uma coleção sobre o horror, nela desfila a Eva Soler.


Ficha Técnica:
Título Original: Matador
Gênero: Drama/Suspense
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1986
Estúdio: Companhia Iberoamericana de TV S.A
Distribuição: Em colaboração com TVE
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar e Jesús Ferrero
Produção: Andrés Vicente Gómez
Música: Bernardo Bonezzi
Fotografia: Ángel Luis Fernández
Direção de Arte: Román Arango, José Morales, J. Mordes, Josep Rosell
Montagem: José Salcedo


Elenco:
Assumpta Serna (María Cardenal)
Antonio Banderas (Ángel Gímenez)
Nacho Martínez (Diego Montes)
Eva Cobo (Eva Soler)
Julieta Serrano (Berta Gímenez)
Chus Lampreave (Pilar Soler)
Carmen Maura (Julia)
Eusebio Poncela (Comisario Del Valle)
Bibí Andersen (Vendedora de flores)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A lei do desejo (1987)

Na estréia do filme do cineasta Pablo Quintero (Eusébio Poncela), um jovem o observa de longe, ele é Antonio Benítez (Antonio Banderas). Mas Pablo mantém um relacionamento com Juan (Miguel Molina). Juan realmente ama Pablo, e porque precisa realmente deixar à cidade vai a um lugar conhecidíssimo por seu belo farol e é de lá que lhe escreve cartas de amor. Só que Pablo prefere uma vida mais solitária e além de tudo é um viciado em drogas. Em uma dessas saídas noturnas encontra Antonio, que a princípio não se mostra inteiramente, mas que parece estar envolvido por ele. Pois acabam passando a noite juntos. Só que a paixão de Antonio por Pablo parece não ter limites, ele se desloca para a cidade onde está Juan, o encontra e o joga de penhasco abaixo, próximo ao farol que ele tanto amava.

No dia em que Pablo resolve visitar Juan na cidade que tem o famoso farol, ele escuta um repicar suspeito dos sinos do povoado, chegando à casa dos familiares de Juan, encontra a irmã de preto e chorando, e claro o cadáver de Juan sobre a cama sendo velado. Descontrolado ele pega o carro e sai em alta velocidade até bater em uma árvore. A polícia o segue, pois acredita ser ele o principal suspeito da morte de Juan, já que foi encontrado o bolso de uma camisa semelhante a que ele usava naquele dia.
No alvorecer do dia Antonio percebe que um detalhe de sua camisa fora removido e decide queimar a camisa, que é idêntica à de Pablo. Naquela noite havia toda uma intenção de vestir-se igual a Pablo, pois o amor de Antonio é obsessivo.

No hospital Pablo perde a memória e não lembra mais nada, até que sua irmã Tina (Carmen Maura) resolve lhe contar coisas do passado para que se lembre: que ela, Tina é um transexual, e que cometeu incesto no passado ao fugir com seu pai para o Marrocos e na volta da viagem mudou de sexo. Mas seu pai a abandonou criando nela uma certa repulsa aos homens. Três semanas são o suficiente para que Pablo recupere a memória, e ele acaba descobrindo que Antonio está com Tina, na ida para casa, a polícia vai junto e Antonio faz Tina de refém, é quando Pablo aparece para negociar e saem de sua residência um policial que estava desmaiado dentro de sua casa e a Tina. Antonio pede uma hora “para negociar com Pablo”, mas eles acabam ficando juntos e lhe confessa que fez tudo por amor e lhe diz que pouco importaria o que vier depois. Mas ao passar pela sala Antonio é baleado e ao ver o corpo do parceiro estendido, Pablo se desespera e arremessa a máquina de escrever pela janela provocando um incêndio. A cena final é a de um pequeno incêndio também próximo ao altar de uma santa, e a polícia escalando uns andaimes com o fogo à volta.



Curiosidades: A exótica atriz, aquela mesma esquisitona, Rossy de Palma, aparece rapidamente no filme fazendo o papel de uma entrevistadora de TV. Agustín Almodóvar como sempre fazendo umas pontinhas e Pedro Almodóvar também, claro que não é em todos os filmes que ele faz uma rápida aparição. Há uma parte em que Tina ensaia com sua protegida, a pequena Ada (Manuela Velasco) uma cena dramática do filme que vai rodar com o irmão e a música que a menina dubla é “Ne me quittes pas” na voz de Maysa. Sim, Maysa. Em outros tempos não identificaria a voz dela, mas depois da minissérie da Globo foi fácil. E como essa música triste ganhou um tom tão dramático na voz dela! No final dos créditos aparece sim, música e intérprete: “Ne me quittes Pas” (Maysa Matarazzo). Atmosfera noir de verdade.

Ficha Técnica:
Título Original: La ley del deseo
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1987
Estúdio: El Deseo S.A. / Lauren Film
Distribuição: Pandora
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Miguel Ángel Perez Campos, Agustin Almodóvar
Música: Bernardo Bonezzi, Pedro Almodóvar, Fred Bongusto, Fany McNamara
Fotografia: Ángel Luis Fernández
Edição: José Salcedo

Elenco:
Eusebio Poncela (Pablo Quintero)
Carmen Maura (Tina Quintero)
Antonio Banderas (Antonio Benítez )
Miguel Molina (Juan Bermúdez)
Fernando Guillén (Inspetor da polícia)
Manuela Velasco (Ada filha)
Nacho Martínez (Dr. Martín)
Bibiana Fernández (Ada mãe)

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Em Madrid, a atriz e dubladora Pepa Marcos (Carmen Maura) está enfrentando problemas afetivos após ter sido abandonada pelo seu amante Iván (Fernando Guillén). Mas tudo o que ela quer saber mesmo é o porquê de ter sido abandonada, e é algo que não está sendo fácil para ela. Realmente o título do filme se justifica pelas atitudes de Pepa diante da desilusão amorosa e também outras personagens que participam da trama.

Pepa começa então a entrar em desespero e coloca todos os presentes e pertences de seu ex em uma mala. Distraída, deixa cair um palito de fósforo aceso em sua cama e se inicia um pequeno incêndio, que logo é apagado por ela mesma. Mas Pepa anda tão atarantada com suas dores que se esquece de ouvir a outra desesperada, sua amiga Candela (Maria Barranco), que tenta lhe contar um problema que a aflige. Mas ela pretende se jogar do prédio onde mora Pepa, mas é observada por Marisa (Rossy de Palma) que adverte a todos da casa sobre o ato louco da moça, então todos a resgatam da sacada do prédio e ela tem a oportunidade de contar a Pepa que se envolveu emocionalmente com um terrorista xiita sem saber quem ele era na verdade, e sem querer descobriu um plano de um atentado terrorista no aeroporto de Madrid por um grupo de xiitas, pelo qual ele também fazia parte. O desespero de Candela é o medo da polícia, medo das autoridades em acusá-la de cumplicidade. E então Pepa e Marcos pensam em contratar os serviços de uma advogada feminista chamada Paulina Morales (Kiti Manver) para tirar Candela da enrascada, mas a mulher se recusa a aceitar o trabalho porque tem viagem marcada para Estolcomo.

Antes de tudo acontecer, Pepa havia preparado um Gazpacho (uma típica sopa espanhola que se serve gelada) e a encheu de soníferos. À primeira vista se pensa que é ela quem vai tomar a bebida, mas o preparado é para Iván. Ela esquece a bebida na geladeira e sai de casa, quando descobre que Iván tem um filho de nome Carlos (Antonio Banderas). Coincidentemente é ele que vai ao seu apartamento para alugá-lo já que está noivo de Marisa. É a noiva de Carlos que vê o colchão queimado, e Candela que tenta suicídio, mas a moça acaba abrindo a geladeira e bebe um pouco do Gazpacho de soníferos e acaba dormindo. Confusões à parte a polícia vai até a casa de Pepa para investigar uma chamada que informava de um possível atentado terrorista por parte de xiitas no aeroporto de Madrid. O fato é verdadeiro, mas a polícia quer saber como ela ficou tão bem informada. Com a polícia chega a mulher de Iván, uma maluca de pedra e também o funcionário da telefônica. Na confusão todos bebem o Gazpacho e adormecem, exceto Lucia (Julieta Serrano), a mulher de Iván e Pepa. Lucia ameaça Pepa com dois revólveres e diz que seu objetivo é matar Iván. Ela tem muito mais raiva de Ivan que Pepa, pois fora enganada por anos e mantida em um hospício logo após o nascimento do filho. Pepa já havia descoberto então que Iván estava mantendo um caso justamente com a advogada de Lucia, a Paulina Morales. Ela sabe disso quando precisou dela para tentar salvar Candela, pois viu os bilhetes da viagem na mesa e ouviu uma ligação de Iván. Ao saber de toda a história Lúcia parte para o aeroporto na moto do namorado de uma moradora do prédio de Pepa, outra desesperada. Lá ela tenta dar o tiro fatal, mas Ivan é salvo por Pepa, que enfim lhe diz não mais precisar dele.


Realmente é um filme muito interessante, pois há cenas divertidíssimas do descontrole de Pepa onde ela arremessa o telefone, um disco que toca música de dor de cotovelo e a secretária eletrônica. Tanto descontrole que lhe trouxe o benefício de tomar uma decisão segura quanto aquele relacionamento, quanto aquele homem que é um D. Juan nato. As personagens estão mesmo à beira de um colapso nervoso, como se estivessem em uma constante TPM, todas por um motivo, por uma razão. Sem dúvida é uma comédia bacana de se ver. Carmen Maura é sem dúvida do time de atrizes preferidas de Almodóvar, a melhor. O filme é antigo, mas se vê que ela estava em muito boa forma física e que a atuação de Antonio Banderas não é a das melhores.


Ficha Técnica:
Título Original: Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 89 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1988
Estúdio: El Deseo S.A. / Lauren Film
Distribuição: Lauren Film / Orion Classics
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Pedro Almodóvar
Música: Bernardo Bonezzi
Fotografia: José Luis Alcaine
Figurino: Humberto Cornejo, José María de Cossio e Peris
Edição: José Salcedo


Elenco:
Carmen Maura (Pepa Marcos)
Antonio Banderas (Carlos)
Julieta Serrano (Lucia)
Rossy de Palma (Marisa)
María Barranco (Candela)
Kiti Manver (Paulina Morales)
Fernando Guillén (Iván)
Guillermo Montesinos

Curiosidades: Foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro; Ganhou 5 prêmios Goya, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Carmen Maura), Melhor Atriz Coadjuvante (Maria Barranco), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. Recebeu ainda outras 11 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Guillermo Montesinos), Melhor Atriz Coadjuvante (Julieta Serrano), Melhor Fotografia, Melhor Desenho de Produção, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Direção de Produção e Melhores Efeitos Especiais.


sábado, 21 de fevereiro de 2009

Ata-me! (1989)

Ricky (Antonio Banderas) um rapaz que está internado em um hospital psiquiátrico, enfim recebe alta definitiva da instituição. Mas antes da sair, recebe da médica 50 mil pesetas e a seguinte frase: “pelos desenhos e momentos de prazer que me deu”, ao dizer isso, ela chora, porque finalmente vai perder seu louquinho mais querido e ele vai finalmente enfrentar o mundo lá fora. Muito educado o moço agradece e sai de lá com um único objetivo: encontrar a atriz Marina Osório (Victoria Abril). Mas antes, passa em uma loja e compra bombons de avelã para levar para Marina. Folheando uma revista, sabe exatamente onde irá encontrá-la, no “Estúdio Barajas” rodando um filme de segunda categoria, “O fantasma da meia-noite” para o diretor Maximo Espejo (Francisco Rabal) que a venera. Marina enfim se liberta do passado ao contracenar nesta categoria de filme, pois antes trabalhava em produções pornô e ainda tem a maior fama de drogada.
No detalhe: a senhora gordinha que está dançando ao fundo, mais uma aparição da mãe do diretor. Francisco Rabal (Maximo Espejo) e Victoria Abril (Marina Osorio)


Mas ela tem sua rotina alterada quando é raptada por Ricky ao sair do último dia de gravação do filme de Máximo no estúdio. A abordagem inicial é estúpida, Ricky resolve “plantar bananeira” para chamar a atenção dela, o que não funciona. Então ele decide segui-la até sua casa e a abordagem dessa vez é violenta ele não quer na verdade machucá-la, mas acaba por esbofeteá-la quando ela começa a gritar. É então quando se apresenta: “Sou Ricky tenho 23 anos e 50 mil pesetas. Estou só no mundo. Espero ser um bom marido para você e um bom pai para seus filhos”. Marina fica espantada, mas ele lhe recorda que não é apenas do estúdio que ela o conhece, uma vez há muito tempo eles haviam tido uma transa logo após conhecê-la no Bar Lulu. Momentaneamente ela não se recorda de anda e tenta em vão escapar dele. Enquanto isso Lola (loles Leon), a sua irmã está desesperada pelo seu desaparecimento, pois sequer aparecera na festa de Maximo. Marina continua refém de Ricky, ele compra drogas que ela costuma usar e remédios para sua dor de dente, e em um dia em que ele apanha de uma gangue na rua, Marina e Ricky fazem amor. Então ela lembra que já se conheciam sim, de há muito tempo. E Marina acaba se apaixonando por Ricky. Mas um dia em que ele a deixa amarrada para fugir com ela, Lola a descobre. Ricky crente que a perdera para sempre vai para o seu destino número dois: sua cidade natal Granadilla (Cáceres) e chegando lá encontra a casa onde morou com os pais em ruínas. Marina conhecia a rota de Ricky, porque uma vez já lhe desenhara o “mapa de sua vida”. Aliás é uma cena muito bonita quando ele confessa que depois do encontro no Bar da Lulu, cuidou em se acalmar no hospital psiquiátrico para conseguir o objetivo de encontrá-la e fazê-la apaixonar-se por ele. Nas ruínas Marina encontra Ricky e o convida a viver com ela, no carro está sua irmã, Lola e o final é feliz, feliz, com os dois cantando no carro.



Curiosidades: Neste filme atua, o pai do ator Liberto Rabal de Carne Trémula, Francisco Rabal. A película teve uma indicação ao César de melhor filme estrangeiro e 15 indicações ao Goya Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Antonio Banderas), Melhor Atriz (Victoria Abril), Melhor Ator Coadjuvante (Francisco Rabal), Melhor Atriz Coadjuvante (Loles León), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Desenho de Produção, Melhor Direção de Arte e Melhor Som.



Ficha Técnica:
Título Original: Átame!
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1989
Estúdio: El Deseo S.A.
Distribuição: Miramax Films
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar e Yuyi Beringola, baseado em estória de Pedro Almodóvar
Produção: Enrique Posner
Música: Ennio Morricone
Fotografia: José Luis Alcaine
Desenho de Produção: Esther García
Direção de Arte: Ferrán Sánchez
Figurino: José Maria de Cossío e Peris
Edição: José Salcedo


Elenco:
Victoria Abril (Marina Osorio)
Antonio Banderas (Ricky)
Loles León (Lola)
Julieta Serrano (Alma)
María Barranco (Médica)
Rossy de Palma (Traficante de drogas)
Francisco Rabal (Maximo Espejo)
Lola Cardona (Diretora do hospital psiquiátrico)
Concha Rabal (Farmacêutica)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

De salto Alto (1991)

Almodóvar e suas atrizes prediletas do elenco "De salto alto" (1991)


O ator e cantor espanhol, Miguel Bosé, aqui travestido de Femme Letal

poster do filme com a sensacional Victoria Abril

Num aeroporto, uma jovem espera por sua mãe, ela é Rebeca (Victoria Abril). Sua mãe nada mais é que a estrela de cinema e cantora pop, Becky del Páramo (Marisa Paredes). São quinze anos sem se verem e enquanto a moça fica lá à espera da mãe sentada no banco, um flashback passa por sua cabeça. Aliás, flashback é o recurso utilizado para mostrar a infância da personagem e sua relação de adoração com a mãe que perdura até os dias atuais. Fica claro que a mãe de Rebeca nunca deu a mínima para ela, e sim para os fotógrafos e jornalistas que estão á sua volta. Dado o reencontro as coisas parecem ter mudado pouco, e o surgimento da mãe e do Juiz Domingues que dão ao filme um aspecto de comédia, passa logo ao policial. Houve a morte do padrasto de Rebeca no passado que logo é desvendada pela própria Rebeca no decorrer do filme.
Em sua primeira noite na Espanha, Becky vai com a filha e o marido ao show do transformista Femme Letal (Miguel Bosé) que a interpreta nos anos 60. A música da vez nesse filme não é o “Quizás, quizás” defendido pelo Gael travestido, e sim “Un año de amor”, lembrando que Miguel Bosé não é somente ator, mas cantor profissional.
Manuel, marido de Rebeca foi um dos grandes amores de Becky no passado, e até então, a filha Rebeca mantém em segredo que haviam casado.
É um universo passional sem dúvida, de amores egoístas, etc. Becky precisa renascer de novo, reconciliar-se com tudo enfim, inclusive com sua filha. Rebeca se redime, a partir de um segredo que só as duas sabem. O título original é “Tacones Lejanos” e é o nono longa de Pedro Almodóvar.

Ficha técnica:
Título original:
Tacones Lejanos
Gênero: Drama
Tempo de duração: 116 minutos
Ano de lançamento: Espanha/ França (1991)
Estúdio: El Deseo S.A
Direção:Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar e Enrique Posner
Música: Gil Evans, George Fenton, Nino Ferrer, Agustín Lara, Ryuichi Sakamoto e Gaby Verlor.
Direção de fotografia: Alfredo F. Mayo

Elenco:
Victoria Abril (Rebeca)
Marisa Paredes (Becky del Páramo)
Miguel Bosé (Juiz/ Hugo/ Femme Letal)
Anna Lizaran (Margarita)
Mayrata O’Wisiedo (mãe do juiz)
Cristina Marcos (Paula)
Féodor Atkine (Manuel)
Bibí Andersen (Chon)
Pedro Díez del Corral (Alberto)
Nacho Martinez (Juan, pai de Rebeca)
Miriam Díaz Aroca (Isabel)
Rocío Muñoz (Rebeca criança)
Juan José Otegui (Chaplain)
Javier Bardem (funcionário da TV)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Kika (1993)

É um filme que vai da comédia à tragédia. Mas a personagem central é divertidíssima. Dessas peruas simpáticas e cabecinha de vento, assim é Kika (Verónica Forqué), uma maquiadora que se envolve com o estranho escritor americano, Nicholas (Peter Coyote) e sua família.

Ao pedir o autógrafo de Nicholas, que lhe dá mais do que isso no livro, ou melhor, o número do seu telefone e endereço. Kika vai até sua residência, mas ao invés de um dia para fazer amor, o chamado era para maquiar seu enteado Ramón (Alex Casanovas), que ele julga morto. Kika cumpre a dura missão, mas nota que ao maquiar o rapaz, ele se mexe levemente e descobre na verdade, que Ramón não morrera e sim, sofre de catalepsia. É nesse clima sinistro que eles se conhecem e acabam morando juntos. Mas a verdade, é que Kika não é fiel a Ramón e tem encontros íntimos com seu sogro, Nicholas.


Fatos estranhos começam acontecer no prédio onde mora com Ramón: Nicholas que mora no andar de cima tem um caso com a melhor amiga de Kika, Amparo (Anabel Alonso), Kika é observada por um voyeur e em um dia que um famoso ator pornô foge da prisão é estuprada por ele na cama em que dorme com Ramón. O ataque do tarado é duradouro, e o voyeur chama a polícia. Na cena do crime, eis que surge a mais excêntrica figura da televisão, a apresentadora Andréa Caracortada (Victoria Abril), que apresenta o programa “O pior do dia”. Um programa sensacionalista que mostra crimes que ocorrem na cidade e seus personagens. Andréa Caracortada é uma personagem curiosa, leva uma cicatriz no rosto, veste roupas que parecem ter saído de uma festa de Halloween e antes de ser apresentadora fora psicóloga. Por coincidência, foi com ela que Ramón se tratou após o duro golpe que sofreu após a morte de sua mãe. Estranhamente ele e Andréa tiveram um caso no passado, ela o acusa de lhe ter produzido a cicatriz no rosto, mas é ele que diz que foi ela mesma que o fez.


Andréa apura os fatos e tenta arrancar um depoimento de Kika depois do ataque, mas ela se recusa. A cena mais constrangedora e cômica é quando os dois policiais tentam separar o tarado do corpo de Kika, eles chegam a comentar: “Ele parece estar colado como um cachorro”. O rapaz é realmente um doente sexual, pois não se intimida com a polícia e sobe na janela para terminar seu “serviço”, sozinho desta vez, mas consegue fugir na moto de Andréa que também tentava contato com o delinquente. O tarado em questão é Pablo (Santiago Lajusticia) na verdade o irmão da empregada de Ramón, Juana (Rossy de Palma), uma lésbica convicta. Juana é surpreendida por Pablo horas antes na cozinha e finge um ataque para que ele roube equipamentos de filmagem e fotografia de seu patrão. Mas ele é tão perturbado que prefere manter relações forçadas com a patroa da irmã, Kika.
No meio dessa turbulência Kika percebe que Nicholas não anda apenas recebendo “a visita” de sua amiga Amparo, mas de uma outra mulher de nome Susana (Bibiana Fernández), este também é espionado por um voyeur, sendo também filmada todas as suas ações com a tal mulher.
Kika conta o ocorrido à Ramón, mas ele demonstra não estar surpreso. Mais tarde ela descobre ao ouvir uma conversa de Ramón com o padrasto que ele mesmo foi o voyeur que entregou as filmagens do seu estupro para o programa de Andréa na televisão e que também chamou a polícia. Kika fica transtornada e acaba revelando a Ramón que tinha encontros íntimos com Nicholas e decide deixar a casa.
Enquanto isso, é esclarecida a morte da mãe de Ramón. Foi mesmo Nicholas que a matou, conclui o enteado ao ir à residência de campo da família e mostrar uma página do diário da mãe arrancada. Na casa, Ramón acaba descobrindo algo muito terrível, o corpo de uma outra mulher nua na banheira, a tal Susana e tem um desmaio. Porém não é só Ramón que descobre os crimes de Nicholas, Andréa Caracortada se apropriou do material do voyeur que observava Nicholas e conclui nas filmagens que um vaso havia desaparecido da sala minutos depois. Ela chega com seu faro investigativo na propriedade rural, mas é surpreendida violentamente por Nicholas, ela reage e dá alguns tiros nele, o último o fatal, e ele também a mata. Kika chega nessa casa para despedir-se de Nicholas e encontra um cenário de horror. Nicholas está nas últimas e dá seu último suspiro nos braços de Kika, que encontra Ramón estendido numa cama. Tenta reanimá-lo mas ele não acorda, então, ela lhe dá uns choques no dedão do pé e mais uma vez é confirmado um novo ataque de catalepsia.
Kika é na verdade aquela mulher que tem o ar da ingenuidade e da bondade, mas procura pelo bem estar em sua vida. Logo, ao oferecer uma carona a um belo rapaz que havia quebrado o carro na estrada, se oferece para ir junto com ele e sua última frase é “tudo o que necessito é de um pouco de orientação”.

Curiosidades: Embora seja um filme tão simples quanto “A flor do meu segredo” alguns dos figurinos tiveram a colaboração de Gaultier e Gianni Versace; A senhora com ares de “D. Benta” do Sítio do Pica Pau Amarelo que entrevista Nicholas em um programa de TV é na verdade a mãe de Pedro Almodóvar. Nesse filme atuou também a irmã de Javier Bardem, Monica Bardem.
Recebeu um Prêmio Goya 1994 (Espanha) na categoria Melhor Atriz Principal (Verónica Forqué). E foi indicado nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Produção, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Atriz Coadjuvante (Rossy de Palma).


Título original: Kika
Gênero: Comédia/ Drama
Tempo de duração: 114 minutos
Ano de lançamento: (Espanha) 1993
Estúdio: El Deseo S.A
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar
Música: Alberto Iglesias
Edição: José Salcedo


Elenco:
Verónica Forqué (Kika)
Victoria Abril (Andrea Caracortada)
Peter Coyote (Nicholas)
Àlex Casanovas (Ramón)
Rossy de Palma (Juana)
Santiago Lajusticia (Pablo)
Anabel Alonso (Amparo)
Bibiana Fernández (Susana)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A flor do meu segredo (1995)

Leocádia Macias (Marisa Paredes) é uma escritora que tem como pseudônimo, Amanda Gris e escreve livros de segunda categoria. Tem relativo sucesso, pois tudo que escreve são histórias passionais. Sua vida é escrever, ir a editora e levar algum dos seus escritos ao jornal El Pais, lá ela conhece o editor Angel (Juan Echanove), que se encanta por seus escritos. Leo tem uma vida aparentemente normal, visita sua mãe e irmã, que parecem estar às turras e é apaixonada pelo marido, o militar Paco (Imanol Arias), que vive quase sempre fora do país trabalhando.

Em um dia em que ele chega de viagem, Leo o recebe apaixonada, com uma bela paella que ela havia concluído, já que sua serviçal Blanca (Manuela Vargas), precisava estar nos ensaios de um espetáculo em que atua com o filho Antonio (Joaquín Cortés). Mas o marido de Leo parece estar apático a ela, e a tudo que o rodeia. Diz à mulher que dentro de duas semanas tem que viajar a um determinado lugar, deixando-a desesperada. O casamento de Leo está em ruínas, e ela tenta se matar ingerindo metade de um vidro de tranquilizantes. Ela então decide parar de escrever e se entrega à bebida. Mas tudo em sua volta vai mudando, principalmente quando o editor Angel declara seu amor por ela.



Pequeno comentário: É um filme para quem gosta do cinema de Pedro Almodóvar e que ama a cultura espanhola, pois não se trata de uma produção com uma história forte. Não é à toa que um famoso nome da dança flamenca atua neste filme: o bailarino e coreógrafo, Joaquín Cortés. Há algumas cenas de dança com eles, a mais bonita é a final em que Leo vai com sua família e Angel assistir ao espetáculo. Almodóvar mais uma vez prima pela presença de suas principais atrizes, entre elas a protagonista, e como sempre uma citação ao cinema clássico, sua paixão, uma constante em seus filmes. E claro os belos cenários da Espanha, que hora se repetem em filmes posteriores. Neste, o cenário é Madrid. A doação de órgãos aparece no início do filme como uma campanha que é dirigida pela personagem Betty (Carmen Elias), que é amiga de Leo (Marisa Paredes). Tema que se repete emotivamente em “Tudo sobre minha mãe”.


Ficha Técnica:
Título Original:
La Flor de mi Secreto
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (Espanha / França): 1995
Estúdio: El Deseo S.A. / CiBy 2000
Distribuição: Sony Pictures Classics / Warner Bros.
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar, baseado em estória de Dorothy Parker
Produção: Esther García
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Affonso Beato
Desenho de Produção: Esther García
Direção de Arte: Wolfgang Burmann e Miguel López Pelegrín
Figurino: Max Mara, Ermenegildo Zegna e Hugo Mezcua
Edição: José Salcedo


Elenco:
Marisa Paredes (Leo Macias)
Juan Echanove (Angel)
Carmen Elias (Betty)
Rossy de Palma (Rosa)
Chus Lampreave (Mãe de Leo)
Kiti Manver (Manuela)
Joaquin Cortés (Antonio)
Manuela Vargas (Blanca)
Imanol Arias (Paco)
Gloria Muñoz (Alicia)

Juan José Otegui (Tomas)


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Carne Trêmula (1997)

Em 1970 uma jovem de nome Isabel Plaza Caballero (Penélope Cruz) começa a sentir as dores do parto na casa de uma senhora que trabalha com as mulheres da noite, é a D. Centro (Pilar Bardem). A senhora Centro decide levar Isabel ao hospital, mas aquela altura da noite os ônibus já estavam recolhendo, quando passa o último da noite que, sequer ia mais circular e elas insistem em ficar nele, contrariando o motorista que acaba testemunhando o nascimento de um menino que nasce justamente no caminho do hospital no coração de Madrid. Isabel dá o nome de Victor a seu filho.
Como o acontecimento foi noticiado pela imprensa da época, algumas pessoas se propuseram a ajudar a jovem mãe, entre elas, o prefeito da cidade que lhe presenteou um berço e o dono da empresa de transportes, que concedeu ao menino uma carteira especial para ele andar de graça no ônibus por toda sua vida. Essa é a Madrid do General Franco.


Mas 20 anos transcorrem e o bebezinho já é um jovem e belo rapaz. E numa dessas saídas noturnas ele conhece a Elena Benedetti (Francesca Neri) e transam dentro de um banheiro de uma casa noturna. Elena drogada não se dá conta, para ela é só uma transa, mas para Victor Plaza (Liberto Rabal) é muito importante, pois é sua primeira vez. Apaixonado pela moça, ele decide ir ao seu encontro, tendo como pista um rótulo de bebida com telefone e endereço que ela própria escreveu e nele, uma marca de batom. Ele liga para a casa dela à noite, Victor lhe faz lembrar que é o rapaz com quem ela transou na semana passada, e que haviam de marcar para sair. Mas ela, Elena não esperava a ligação de Victor e lhe dá um fora. Mesmo assim, ele decide ir ao endereço escrito no rótulo de uma bebida alemã. Elena naquela noite esperava alguém, possivelmente um traficante para lhe vender drogas. E ao receber um recado pelo interfone, deixa subir à sua residência a pessoa que esperava, mas era um equívoco, ao chegar à sala, se depara com Victor. Que surpreso e apaixonado lhe confessa o motivo que o levara ali, confessando inclusive que a transa que tiveram foi a sua primeira vez e que roubou uma pizza naquele dia só por causa dela. Elena desdenha de Victor e lhe diz que sequer ele sabia transar. Aborrecida, o ameaça com uma arma, mas ele não sai de sua casa, ao tomar-lhe o revólver, um tiro é disparado, mas é acidental e não atinge ninguém. Uma das vizinhas ao ouvir o disparo chama a polícia até o prédio, que alerta os policiais David Paz (Javier Bardem) e Sancho (José Sancho). Ao ver os dois policiais, Victor se apavora e chega a ameaçar Elena, colocando o revólver em sua cabeça. Enquanto David tenta acalmar a situação, Sancho está exaltado e faz ameaças. Quando Victor solta Helena, parece, que tudo vai ficar sob controle, mas Sancho pula em cima dele e os dois começam a brigar e novamente a arma dispara, mas desta vez a bala atinge David, que fica paralítico. Interessante nesta cena da tentativa do policial David em desarmar Victor, é o olhar de sedução que Elena troca com o policial, claro, mais sedutor vindo da parte dela. Victor é condenado a seis anos de prisão por ter deixado o David aleijado, invasão de domicílio,etc. David e Elena se casam, Sancho e Clara (Ángela Molina) voltam às boas no casamento. Lembrando que na cena do ocorrido na casa de Elena, Sancho além de ter batido na própria esposa, estava altamente alcoolizado e tendo crises compulsivas de ciúmes da mulher dentro do carro da polícia ao lado de seu companheiro de trabalho David, que tentava em vão mantê-lo calmo.

David está casado com Elena e é jogador de basquete de um time de paraplégicos. Em um dia assistindo pela TV da cadeia uma competição, Victor reconhece David e Elena que está na arquibancada torcendo pelo marido. Dentro da prisão, Victor, faz muitos cursos, entre eles, carpintaria, artesanato e até pedagogia. É aficionado pela bíblia e se orgulha de não ser um viciado em drogas e de nunca ter pego AIDS. Fatos que comenta em carta para sua mãe que está com câncer terminal. Isabel, a mãe de Victor morre e ele recebe como herança 150 mil pesetas. E durante uma ida ao cemitério olhando o túmulo a questiona com tristeza: “Mamãe com quantos homens a senhora transou para conseguir 150 mil pesetas? Pelo menos uns mil e eu que consegui isso sem ter dado uma única trepada. Isso não é justo! Isso não é justo!”. Casualmente naquele mesmo cemitério alguém chorava pelo falecimento de um familiar, era Elena, acabava de falecer seu pai o Sr. Benedetti, um diplomata italiano. Ao contrário de Isabel que só tinha o filho para lhe visitar o túmulo, o pai de Elena repousara no cemitério cercado de familiares e amigos que vinham dar os pêsames à filha, entre eles, Victor que ao acabar de vê-la, lhe dá um beijo na face e diz ao ouvido que tem muito carinho por ela. Elena fica surpresa e diz ao marido que Victor a cumprimentou no cemitério e que está solto. A partir daí David fica em estado total de alerta, e acaba descobrindo que Víctor tem um caso com Clara, a mulher de Sancho. Clara, conheceu Víctor no cemitério, quando viu onde ele morava, uma espécie de favela, parecia inicialmente não se importar com ele. Mas é com Clara que Victor começa a aprender mais sobre sexo e recuperar o tempo perdido; As "lições sexuais" com Clara tem um propósito, mas Clara acaba se apaixonando por Victor, que tem seu coração totalmente entregue à Elena. No dia do sepultamento do pai de Elena, ele recolhe um ramalhete que estava no túmulo e no envelope está uma mensagem de pêsames dos colegas dela e seu endereço de trabalho. Ela trabalha em El Fontanar, um lar para crianças que sofrem maus tratos e decide se candidatar a uma vaga de emprego lá. Acaba sendo admitido pelas colegas de Elena, e esta quando o vê pela primeira vez em seu local de trabalho,fica surpresa e não revela ao marido, até ele descobrir quando segue o ônibus em que Victor viajava. David fica aborrecido pela esposa ter-lhe escondido os fatos e Victor acaba revelando à ele, que quem lhe disparou o tiro que o tornou paraplégico foi Sancho. “Sancho foi quem apertou o meu dedo, não fui eu. Eu não queria lhe acertar. Ele fez isso porque você na época traçava a mulher dele”. David enfim sabe a verdade e decide contar à Elena, que se decepciona com ele.
Em uma noite no El Fontanar, Victor acaba revelando à Elena que tinha um plano de vingança quando estava na cadeia, porque a única coisa que o chateou na época é porque ela o chamou de idiota e dizia que ele não sabia transar. Ele reconhece que na época foi tudo isso, mas a vingança dele era se transformar no melhor amante do mundo e transar com ela a noite inteira, fazer ela ter inúmeros orgasmos até não agüentar mais. Dessa forma ela se apaixonaria e ele a deixaria. A ouvir isto, Elena diz que está de partida do El Fontanar e que é a última vez que o vê. Mas no dia seguinte acaba mudando de idéia, e o encontra no horário noturno no quarto dele na instituição, daí eles tem a primeira noite de amor. E realmente é uma das cenas de sexo mais belas e artísticas de todo o cinema, o unir de copos é muito bonito visualmente. A fotografia é tão impecável que em alguns momentos ninguém sabe quem é um e quem é outro. Como previu Victor, depois da insaciável noite de amor que foi até o raiar do dia, ela não tem mais dúvidas de que Victor é o homem da sua vida. Interessante também a cena em que ela cheira seu próprio corpo para sentir o cheiro de Victor que lhe entranhara na noite anterior. Em casa, exausta, ela confessa ao marido que transou com Victor. David fica revoltado, e confessa a Sancho que Clara tinha um caso com Victor, inclusive lhe mostrando fotos que ele próprio tirara. Sancho enraivecido sai atrás da mulher que está na casa de Victor, lá Clara deixa um bilhete de despedida. Nesse momento, Elena descobre fotos de Victor e Clara na gaveta de sua casa e decide ir a La Ventilla, lugar onde mora Victor. Mas quando chega, algo terrível aconteceu à Clara e ao marido: haviam disparado os revólveres um contra o outro e acabam morrendo.



Depois passam seis anos e finalmente o final feliz para Victor que se casa com Elena e esperam o primeiro filho. David está em Miami. São os anos da Movida Madrilenha. E nesse contexto político e cultural o diálogo que Victor tem com o filho é bonito. Mais uma vez a história se repete em Madrid, e com a mulher já praticamente em trabalho de parto ele diz para a barriga onde está o filho: “Sei perfeitamente como você se sente. Porque há 26 anos eu estava na mesma situação que você, a ponto de nascer... Mas você tem mais sorte que eu, olhe a calçada cheia de gente. Quando eu nasci não tinha ninguém na rua porque a Madrid daquele tempo era cheia de medo. Hoje, há pessoas nas ruas e vivemos em uma Espanha sem medo. Por sorte, para você meu filho...”


Ficha Técnica:
Título Original:
Carne Trémula
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 147 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1997
Estúdio: CiBy 2000 / El deseo S.A. / France 3 Cinéma
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar, Jorge Guerricaechevarría e Ray Loriga, baseado em livro de Ruth Rendell
Produção: Agustían Almodóvar
Música: Alberto Iglesias
Direção de Fotografia: Affonso Beato
Direção de Arte: Antxón Gómez
Figurino: Humberto Cornejo e José Maria De Cossio
Edição: José Salcedo
Efeitos Especiais: Molina


Elenco:
Javier Bardem (David)
Francesca Neri (Elena)
Liberto Rabal (Victor Plaza)
Ángela Molina (Clara)
José Sancho (Sancho)
Penélope Cruz (Isabel)
Pilar Bardem (Dona Centro)
Álex Angulo (Motorista de ônibus)
Mariola Fuentes
Voel Be
Curiosidades: Jorge Sanz havia sido escalado para o papel de Victor. Uma semana antes do início das filmagens o diretor Pedro Almodóvar o substituiu por Liberto Rabal. O filme tem no elenco a mãe de Javier Bardem, Pilar Bardem no papel da senhora Centro e contracenando com sua atual “nora”, Penélope Cruz.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tudo sobre minha mãe (1999)

Lola (Toni Cantó), Manuela(Cecilia Roth) e o pequeno Esteban.
O filme conta o drama de Manuela (Cecília Roth), que vê seu único filho Esteban (Eloy Azorín) morrer atropelado enquanto corria atrás do carro da atriz Huma Rojo (Marisa Paredes) para pegar um autógrafo. O rapaz estava com 17 anos, na flor da idade e tinha um bom relacionamento de filho com sua mãe.
Almodóvar e o elenco de "Todo sobre mi madre"
Manuela, já trabalhava em uma central de transplantes antes da morte de Esteban, e mesmo diante da pior dor, ela resolve doar os órgãos do seu filho. O endereço do primeiro receptor do órgão transplantado ela consegue descobrir e vai a La Coruña, lá ela vê o homem que recebeu o órgão e se emociona. Diante de tanto sofrimento ela decide abandonar o trabalho do setor de doação de órgãos e ir atrás do pai do seu filho, o travesti Lola (Toni Cantó), que sequer sabe da existência do filho. Ela chega à cidade de Barcelona e encontra Agrado (Antonia San Juan), um travesti que no passado foi sua grande amiga. Ela salva Agrado da surra de um cliente e as duas decidem partir em busca de um novo trabalho. É quando conhecem a jovem missionária Rosa (Penélope Cruz), que está de partida para El Salvador e que pode ajudá-las nessa missão. Inicialmente a jovem tenta empregar Manuela na casa de seus pais, mas não consegue. Mais adiante, Manuela terá novas revelações, a de que a irmã Rosa está grávida, e que o filho que ela espera é de “Lola”, o pai de Esteban. Lola também se envolveu com Rosa na época em que estava sob os cuidados da Missionária para desintoxicar-se (curar-se do vício das drogas) e naquele período roubou a sua companheira de rua, Agrado. Mas Rosa contraiu a enfermidade de Lola, tornando-se soropositiva.

Coisas interessantes acontecem na vida de Manuela, pois casualmente torna-se assistente de Huma Rojo. Revelando-lhe inclusive sobre a morte de Esteban, deixando a atriz arrasada e pensativa. Manuela com o tempo ganha total confiança de Huma Rojo, que em um dia da peça “Um bonde chamado desejo” substitui até a companheira de Huma, Nina, deixando esta furiosa ao saber que ela fez o papel de Stella. A peça é de Tenesee Williams.
Rosa morre, e no dia do funeral Lola aparece para Manuela, a quem lhe revela a existência do outro Esteban (Rosa também dá o nome de “Esteban” a seu bebê), o seu filho que morreu no seu 17° aniversário. É realmente um diálogo de grandes emoções entre o pai e a mãe depois de anos de ausência. Manuela dá uma foto de Esteban à Lola e marca uma visita para apresentar o bebezinho Esteban, filho de Rosa. A mãe de Rosa (Rosa Maria Sardá) não gosta do que vê e ela pede explicações, Manuela revela que “a tal mulher” que ela viu em um bar é o pai do bebê de Rosa e que também está muito doente. Depois de ser hostilizada pela família de Rosa ela decide fugir com o bebê, só retornando dois anos depois. Almodóvar dedica o filme à sua mãe, que havia morrido naquele ano, e também às grandes atrizes do cinema, entre elas Bette Davis, a todos os homens que representam mulheres, a todas as mulheres que são mães, etc. O mais bonito neste filme é a garra e a fortaleza que é Manuela diante da tragédia que marcou a sua vida. Sem dúvida é um excelente filme.


Ficha Técnica:
Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre)
Ano de Produção: 1998
Ano de Lançamento: 1999
Duração: 105 minutos

Elenco:
Cecília Roth (Manuela)
Marisa Paredes (Huma Rojo)
Penélope Cruz (Irmã Rosa)
Antonia San Juan (Agrado)
Eloy Azorín (Esteban)
Candela Peña (Nina)
Rosa María Sardá (Mãe de Rosa)
Toni Cantó (Lola)
Agustín Almodóvar (Taxista)

Edição: José Salcedo
Fotografia: Alfonso Beato
Música: Alberto Iglesias
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar
Direção: Pedro Almodóvar



sábado, 7 de fevereiro de 2009

Fale com ela (2002)

É sem dúvida um dos filmes mais sensíveis do cineasta espanhol, Pedro Almodóvar, se não for realmente o mais sensível. Podemos dizer sim, sem medo, é um filme de sensações e de sensibilidade à flor da pele. Amor e ressurreição fazem deste filme, o mais humano dentre as demais produções almodovarianas.


Em cena Leonor Watling (Alicia Rocero) e Geraldine Chaplin (Katerina)

É o drama de duas mulheres em estado de coma: a toureira, Lydia González (Rosario Flores) e a bailarina, Alicia Roncero (Leonor Watling). Traz também histórias de amor convencionais como a da toureira Lydia com o seu colega de profissão, El Niño de Valencia, mais a seguir, a dela com o jornalista Marco Zulonga (Darío Grandinetti) e uma história de amor nada convencional, a do enfermeiro Benigno (Javier Cámara) pela jovem em coma, Alicia. Mas, Fale com ela de Almodóvar vai muito mais além do drama das personagens, é todo um significado, complexo, amplo e rico. É como ler um livro e se impregnar de sua mensagem. E claro, tantos elementos interessantíssimos compondo esse que é um filme de arte. E que arte! E funcionando dentro do filme como elementos premonitórios do que vai acontecer as personagens vemos um trecho do espetáculo Caffe Müller da coreógrafa alemã Pina Bausch, “Cucurucucu Paloma” com Caetano Veloso (e com direito à platéia), “El amante Menguante” (cinema mudo) e "Fogo" (espetáculo que encerra o filme).





Tudo começa com o abrir das cortinas de um espetáculo, o já mencionado Caffe Müller, com a bailarina Pina Bausch também em cena (ela é a mulher mais magra). Na platéia estão dois homens e suas diferentes emoções: um é o enfermeiro Benigno e o outro o jornalista Marco, que chora durante a apresentação. No palco duas bailarinas vestindo camisola impressionam ao dançarem de olhos fechados como se estivessem dormindo, mas há obstáculos para elas: as diversas cadeiras que estão espalhadas, um homem vai abrindo caminho para uma delas, enquanto a outra se choca na parede. Imagens fortes que inicialmente informa o destino das duas mulheres: uma voltará do seu profundo sono e a outra não terá o mesmo destino. De quem estamos falando então? São elas: Lydia e Alicia, as personagens protagonistas.



Alicia já aparece no hospital onde permanece em coma por quatro anos, onde é cuidada por uma equipe de enfermeiros, entre eles o mais devotado é Benigno, que antes de exercer o cargo no hospital já a conhecia de longe. Alicia antes do acidente que a levara em coma, era bailarina e a academia que freqüentava era próxima à janela da casa de Benigno, que a observava constantemente. Benigno mora com sua mãe enferma e tem por Alicia um amor platônico. Quando um belo dia ele tem a oportunidade de trocar umas poucas palavras com a moça no momento em que ela sai da academia e deixa cair sua carteira, ele a devolve e insiste em acompanhá-la até sua casa. Daí ele fica conhecendo um pouco sobre os gostos da moça, a mesma diz que entre os seus preferidos está o cinema mudo e as viagens.
Em um dia de chuva Benigno nota que algo errado aconteceu para Alicia não comparecer à sua academia de dança, ela havia sofrido um acidente grave que a levou ao coma. No hospital, o pai de Alicia que é psiquiatra a confia aos cuidados de Benigno, claro com um médico e um grupo de enfermeiros para cuidá-la. Mas Benigno tem pela moça um amor incondicional e lhe dedica total assistência, ajudando na assepsia do seu corpo, maquiando-a, decorando o quarto com tudo que é do gosto dela, massageando-a para não entrevar ou perder a forma e sobretudo, falando com ela, contando-lhe tudo que lhe acontece à sua volta. O rapaz se esforça por tentar viver o universo de Alicia ao ver espetáculos de dança e filmes que sempre são relatados à jovem morta/viva.




Do outro lado do hospital há uma toureira que tenta curar sua dor de amor e acaba se envolvendo com o jornalista Marco Zulonga, durante a aparição de uma cobra em sua casa. Uma mulher que enfrenta touros tem fobia de cobras. Eles têm uma bela história de amor, quando Lydia é vitimada por um touro durante “uma tourada”, mas aqui corrijo que o nome do espetáculo brutal é corrida de toros. Ela também fica em coma, e por coincidência no mesmo hospital que a bailarina Alicia. Marco se vê impotente diante da convalescença da amada, mas Benigno aconselha: “Fale com ela”. Óbvio que ele não consegue, mas acaba por conhecer Alicia ainda em coma no hospital e o excessivo cuidado de Benigno por ela.



Pina Bausch em Caffe Müller
Numa dessas saídas de Benigno para o cinema, ele assiste e relata para Alicia a história do Amante Menguante filme mudo atribuído a Hilario Muñoz. Que na verdade é um fotógrafo famoso da Espanha, cujo nome é emprestado para homenageá-lo. Almodóvar quem é o real autor do microfilme dentro do seu próprio filme conta uma história de uma cientista que faz uma fórmula para o namorado emagrecer, mas acaba dando errado e o homem a cada diz reduz de tamanho. Na historinha brilham a atriz Paz Vega (Amparo) e o também ator espanhol, Fele Martinez (Alfredo), que está irreconhecível com a maquiagem e o penteado de filme de época. Ao contar a tal história não se prevê exatamente se é durante o relato ou após o relato, que Benigno já não faz juz ao seu nome quando acaba por violar a amada do coma, uma mulher indefesa. E como resultado dessa violação, uma gravidez inesperada. Claro, que o devotado enfermeiro é preso. Levado a uma prisão na cidade de Segóvia, acaba por suicidar-se antes que Marco conte sobre a ressurreição de Alicia, este acaba descobrindo que o bebê que ela esperava era um menino, mas que fora abortado. A cena de Marco com os olhos arregalados vendo da janela da casa de Benigno, uma ressuscitada Alicia de muletas olhando os bailarinos dançando na academia é ótima. Comovente é a visita de Marco ao cemitério onde jaz Benigno e também o reencontro dele com Alicia que agora vive uma nova vida. Quando aparece o letreiro “Marco y Alicia” dá a entender ao espectador que uma nova história surgirá dali. A protetora professora de Balett de Alicia, Katerina (Geraldine Chaplin), fala com Marco e este informa que está morando na residência de Benigno, mas que precisava falar com ela, porque é algo simples que tem a dizer, mas ela responde “como no balé, nada é simples”. E o filme termina com uma bela coreografia do espetáculo “Fogo”. Belíssimo, principalmente nas cenas das danças dos casais de bailarinos e quando um casal se afasta do palco para começar um colóquio amoroso. Referência ao mais novo par Alicia e Marco.


Ficha Técnica:
Título Original:
Hable con Ella
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 2002
Site Oficial: www.sonyclassics.com/talktoher
Estúdio: El Deseo S.A.
Distribuição: 20th Century Fox / Sony Pictures Classics / Warner Bros.
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Desenho de Produção: Antxón Gómez
Direção de Arte: Antxón Gómez
Figurino: Sonia Grande
Edição: José Salcedo


Elenco:
Javier Cámara (Benigno Martin)
Darío Grandinetti (Marco Zulonga)
Rosario Flores (Lydia Gonzalez)
Leonor Watling (Alicia Roncero)
Geraldine Chaplin (Katerina Bilova)
Mariola Fuentes (Rosa)
Fele Martínez (Alfredo)
Paz Vega (Amparo)
Chus Lampreave (Concierge)
Elena Anaya (Angela)
Caetano Veloso (Caetano Veloso)
Marisa Paredes
Cecilia Roth



Curiosidades:

1. Na verdade é sim possível engravidar durante um coma já que muitas funções vitais são realizadas, pode-se aobservar no filme que Alicia menstrua normalmente e mecanicamente também abre os olhos. Pedro Almodóvar se inspirou em histórias da vida real para criar o drama de Alicia e Benigno. Ele teve como inspiração o caso de uma mulher que em Nova Iorque ficou grávida do enfermeiro que cuidava dela, enquanto estava em coma. Há a história também de um vigia de um necrotério na Romênia que teve relações com o cadáver fresco de uma jovem e acabou por "ressuscitá-la", mas na verdade ela sofria de catalepsia, pois é um tipo de enfermidade em que se aparenta estar morto. E claro, uma outra história de uma americana que desperta do coma por longos anos. Prato cheio de inspiração para "Hable con ella".
2. As atrizes Marisa Paredes e Cecília Roth aparecem como figurantes durante uma apresentação de Caetano Veloso, que faz o papel dele mesmo. “Fale com ela” foi o filme ganhador do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, também o Oscar de Melhor Roteiro Original. Rendeu a Almodóvar uma indicação na categoria de Melhor Diretor. Ganhou também um César de Melhor Filme da União Européia.