Seguidores

Cinema Latino

domingo, 23 de outubro de 2011

"O Palhaço", Brasil, 2011.

Ficha Técnica:

Direção: Selton Mello
Roteiro: Selton Mello e Marcelo Vindicatto
Produçao: Vânia Catani
Dir. de Fotografia: Adrian Teijido
Dir. de Arte: Claudio Amaral Peixoto
Edição: Marília Moraes e Selton Mello
Trilha Sonora: Plínio Profeta
Som Direto: George Saldanha
Figurino: Kika Lopes
Maquiagem: Marlene Moura e Rubens Liborio
Co-Produção: Telecine, Locall, Imagem Filmes
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Paulínia, Fundo Setorial Audiovisual, MRS Logística, EMS, Toyota, AMBEV, Oi, Adidas, Santander, Cemig e Governo de Minas Apooio CulturalAzul Linhas Aéreas, Delphi e Oi Futuro.
Elenco:

Paulo José (Valdemar/Palhaço Puro Sangue)
Selton Mello (Benjamim / Palhaço Pangaré)
Larissa Manoela (Guilhermina)
Giselle Motta(Lola)
Teuda Bara (Dona Zaira)
Álamo Facó (João Lorota)
Cadu Fávero (Tony)
Lo Bianco (Erom Cordeiro)
Robson Felix Hossen Minussi (Chico Lorota)
Maíra Chasseraux (Lara Lane )
Thogun (Gordini)
Bruna Chiaradia (Justine)
Renato Macedo (Borrachinha)
Tony Tonelada (Meio Quilo)
Fabiana Karla (Tonha)
Jorge Loredo (Nei)
Jackson Antunes (Juca Bigode)
Moacyr Franco (Delegado Justo)
Tonico Pereira (Beto / Deto/ Papagaio)
Ferrugem (Atendente da Prefeitura)

Sinopse: Benjamin (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) são pai e filho nesta história, mas formam também uma divertida dupla de palhações: Pangaré e Puro Sangue, respectivamente. Os dois vivem viajando por cidadezinhas do Brasil com a trupe do circo Esperança.
Benjamin, porém, vive um momento em que, apesar de fazer as pessoas rirem muito de suas trapalhadas no picadeiro, não acha graça de nada na própria vida. Ele é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência, literalmente. Cansado das responsabilidades que acumula no circo, dos problemas que tem que resolver em relação aos outros integrantes desta grande família, sem ao menos conseguir resolver os seus dilemas, ele parte em busca de novas aventuras até descobrir a que lugar realmente pertence.


Meu comentário: Eu e minha amiga Carla Marinho tivemos um dos poucos privilégios de assistir ao filme antes do lançamento nacional. A sessão gratuita ontem no Cinema São Luiz nos fez entrar em contato com um extraordinário filme: "O Palhaço". Não é apenas um brasileiro qualquer. E faz rir! Não com um humor de mal gosto e escrachado, mas pelas situações vividas pelo protagonista. Chamo atenção para a cena com Moacir Franco, logo de cara você dá boas gargalhadas! Torço para que este filme concorra ao ano que vem ao Oscar e ganhe o tão sonhado prêmio de melhor filme estrangeiro, deixando o nosso país ainda mais orgulhoso. Achei tudo muito criativo, simples, sutil, minimalista e genial. A trilha sonora então é maravilhosa! Parabéns para o Selton Mello que acertou de mão cheia em uma história que emociona e diverte, mas que além de tudo vem para tocar a alma. Tudo na tela não é como contar uma simples história, mas ver o que vem de dentro de cada personagem, Selton soube captar como ninguém.

sábado, 22 de outubro de 2011

"O Palhaço" em Recife - Sessão gratuita - Fotos





Selton Mello também gravou o quadro Réporter por um dia do Fantástico (Rede Globo). Gosto muito desse Cinema São Luiz, faz parte de minha memória afetiva. Depois de restaurado e agora totalmente integrado ao circuito cultural da cidade, ele consegue me emocionar mais ainda. Algumas fotos do encontro de ontem com Selton Mello e equipe não ficaram tão boas. Mas como não gosto de desperdiçar fotos, publicarei aqui assim mesmo.

Isso foi sobre ontem!

‘Essa foi a melhor sessão’, diz Selton Mello sobre pré-estreia no Recife

Exibição de ‘O Palhaço’ levou quase mil pessoas para Cinema São Luiz.
Filme integrou programação do Festival de Circo do Brasil, no Recife.

Luna Markman Do G1 PE

Selton Mello aproveita sessão para gravar 'Repórter por um dia', do Fantástico (Foto: Luna Markman/G1) 
Selton Mello aproveita sessão para gravar 'Repórter
por um dia', do Fantástico (Foto: Luna Markman/G1)
A pré-estreia do filme “O Palhaço”, de Selton Mello, atraiu quase mil pessoas para o Cinema São Luiz, no Recife, na última sexta-feira (21). O longa-metragem foi o único escolhido para integrar a programação do Festival de Circo do Brasil, que ocorre na capital pernambucana até o próximo domingo (23).

Confira a programação do Festival de Circo do Brasil.

“Essa foi a melhor sessão de todas”, disse o diretor, roteirista e ator sobre a recepção do público recifense. Ele explica: “além de fazer parte de um evento dedicado ao circo, na plateia tinha muita gente que trabalha em circo, então foi lindo.” O filme estreia em circuito nacional no dia 28 de outubro. Confira o hotsite do filme “O Palhaço”.

O prometido bate-papo de Selton Mello com o público, contando com a presença da atriz Lívia Falcão e dos pesquisadores Ermínia Silva, Maria Lulu e Clerouak, não aconteceu devido ao “adiantado da hora”, segundo a produção do evento. Mas o ator agradeceu a sala cheia e atendeu aos (muitos) fãs.
Cena de 'O Palhaço', de Selton Melo (Foto: Divulgação) 
Cena do longa-metragem 'O Palhaço', de Selton Mello
(Foto: Divulgação)
SinopseO filme conta a história de Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José), pai e filho que formam a dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência.
Ele vive pelas estradas em algum ponto da década de 1970, na companhia da divertida trupe do Circo Esperança, mas tudo muda quando acha que perdeu a capacidade de fazer as pessoas rirem. O personagem entra em crise e parte atrás de um sonho.

Pelas sonoras risadas na plateia, a escolha do elenco coadjuvante e das participações especiais foram acertadas. Destaque para o cantor Moacyr Franco, estreando nas telonas, como o delegado Justo, que repreende parte da trupe na delegacia após uma briga de bar.
Pernambuco
E é neste boteco de beira de estrada que Pernambuco marca presença duas vezes. Primeiro, com uma pequena participação da atriz Fabiana Karla (humorista do Zorra Total), como a mulher com quem Benjamim compartilha sua tristeza. Nesta sequência, o segundo fator pernambucano: a música de fundo é “Brega Francês”, da banda olindense Academia da Berlinda. A trilha sonora do longa é assinada pelo músico e produtor Plínio Profeta.

Crítica
“O Palhaço” vem sendo bem recebido pela crítica e público. No Paulínia Festival de Cinema 2011, realizado no último mês de julho, conquistou quatro prêmios: Melhor figurino (Kika Lopes), melhor roteiro (Selton Mello e Marcelo Vindicatto), melhor ator coadjuvante (Moacyr Franco, numa ponta como delegado) e Melhor Diretor de Ficção (Senton Mello).

Esta é a segunda experiência de Selton Mello como diretor. A primeira foi com "Feliz Natal" (2008), um duro retrato sobre a vida familiar. “A diferença entre os dois é a esperança, nome que já aparece logo na primeira cena do filme, já que é o nome do circo. Para o outro eu não dei nenhuma chance para esse sentimento. Espero que agora eu atinja o público pelo caminho do coração”, falou.

Fonte: Globo.com.G1

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estreia de "O Palhaço" de Selton Mello, hoje em Recife


Hoje na cidade do Recife, foi a emocionante estreia de "O Palhaço" do ator e diretor Selton Mello. Longas filas se fizeram em volta do Cinema São Luiz hoje à tarde, nem eu arredava o pé de lá. Estava programado para que o ator participasse do debate após o filme, mas houve um atraso de meia hora antes da exibição de "O Palhaço", coisas de organização. A sessão foi gratuita, e claro, lotou o cinema. Selton muito simpático, entrevistou alguns palhacinhos espalhados pela plateia, se comunicou com o público presente e após a exibição do filme agradeceu emocionado ao carinho do público.

A notícia abaixo está atrasada, mas vale à pena ler:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Depoimentos de Renato Russo marcam documentário

Uma série de arquivos do diretor Vladmir Carvalho, chegam aos cinemas no documentário "Rock Brasília, era de ouro", que traz a tona as melhores histórias da "tchurma" de Renato Russo contadas por seus personagens.
Com depoimentos emocionantes, integrantes da Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude contam desde a fase rebelde da adolescência até o sucesso estrondoso que marcou a geração Coca-Cola. 
Entre lágrimas de emoção, silêncios e risos "Rock Brasília" promete emocionar o espectador, tenha ele vivido ao lado dos jovens revolucionários, seja ele um fã ou ainda que apenas se interesse por parte da história da música brasileira.
De forma divertida, Philippe Seabra lembra o primeiro show fora dos limites do Planalto Central, em Patos de Minas. A banda nem mesmo tinha um quarto para se hospedar. Enquanto isso, os integrantes da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá lembram com carinho do ex-companheiro Renato Russo. E com todos os seus trejeitos depoimentos do bom líder são a parte mais marcante do documentário.
"Rock Brasília" vai do sermão de Renato Russo e o quebra-quebra em um show da Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha em junho de 1988 a inesquecível apresentação do Capital Inicial na Esplanada dos Ministérios vinte anos depois, sem esquecer do fim do Aborto Elétrico devido às brigas de Fê Lemos e Renato Russo.
Foto: DivulgaçãoDa alegria presente em Renato às suas revoltas, é desta forma que o próprio aparece resgatando boas lembranças dos anos 1980, e é também deste jeito explosivo que os amigos lembram o eterno músico, morto há 15 anos pelo vírus da AIDS.
A emoção entorno do líder de uma geração, é o ponto alto de um documentário que reúne fãs do bom rock nacional no cinema neste dia 21 de outubro no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Campinas e Santos.

Fonte: Sidney Rezende

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Oficina de Roteiro Cinematográfico com Borja Cobeaga em Recife

Inscrições no Instituto Cervantes
R$ 50,00
12 horas (teoria e prática)
Os particiipantes receberão Certificado Oficial do Instituto Cervantes

Borja Cobeaga é diretor e roteirista do cinema espanhol nomeado ao
Oscar, premiado com o Goya e em março deste ano, premiado no Festival
de Nantes com seu último filme: “No Controles”

http://es.wikipedia.org/wiki/Borja_Cobeaga

VAGAS LIMITADAS

Maiores informações:
Fone: 3334 0450
cenrec@cervantes.es

PROGRAMAÇÃO:

20 de outubro (18h às 22h – 4h teoria) .
Da ideia à realização: Como se elabora um curta metragem.
(Através da experiência de “Éramos pocos” – 2005)

1. Onde buscar ideias. Desenvolvimento da ideia. Tipos de roteiro.
Avaliação dos meios.
2. O trabalho prévio do diretor: Decisões de direção e aparato cênico.
3. A gravação.
4. Pós-produção e música: montar e escrever.
5. Distribuição de um curta metragem: Festivais, meios digitais...

21 de outubro (18h às 22h – 1h teoria/ 3h práticas) .
A criação de um roteiro: o modelo da série: “Qué vida más triste”.

1. Projeção de episódios de “Qué vida más triste”.
2. Definição de personagens, tom e estrutura da série.
3. Prática para escrever um capítulo.
22 de outubro (14h às 18h – 2h teoria/ 2h práticas) .

1. Leitura e correção dos trabalhos realizados.
2. Do curta ao longa: Diferenças na hora de comparar a realização de
um curta e um longa metragem: comentários sobre os longas “Pagafantas”
(2009) e “No Controles” (2011).

terça-feira, 18 de outubro de 2011

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin