Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 31 de março de 2014

Diogo Morgado (Filmografia)








Filmografia:
2000 - Amo-te Teresa - Miguel (telefilme)
2000 - A Noiva - Eduardo (telefilme)
2003 - A Selva - Alberto
2005 - O Crime do Padre Amaro - Libaninho
2007 - Dos rivales casi iguales - Vicente
2009 - Star Crossed - Amor em Jogo - Hugo Pereira
2009 - Mamy Blue - Pancho
2012 - Maria Coroada - Basílio (telefilme)
2012 - A Teia de Gelo - Jorge
2013 - The Redbutterfly - Antonio Vega Jr. (pós-produção)
2014 - Son of God - Jesus

domingo, 30 de março de 2014

Limpando a vista em um dia de Domingo, Giulio Berruti, ator italiano






sábado, 29 de março de 2014

"Tristana", Espanha, 1970

em cena, Catherine Deneuve e Franco Nero
Ficha Técnica:
Título original: Tristana
Título no Brasil: Tristana, uma paixão mórbida 
País(es): Espanha /  França /  Itália
Ano: 1970 
Duração: 105 min
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Luis Buñuel / Julio Alejandro
Gênero: drama
Idioma: espanhol

Elenco:
Catherine Deneuve (Tristana)
Fernando Rey (Don Lope)
Franco Nero (Horacio)
Lola Gaos (Saturna)
Antonio Casas (Don Cosme)
Jesús Fernández (Saturno)
Vicente Soler (Don Ambrosio)
José Calvo (Bellringer)

Fernando Cebrián (Dr. Miquis)


Sinopse: Tristana é uma órfã que é entregue aos cuidados de Don Lope, um homem idoso. A relação, que a princípio era de mentor e aluna, se transforma em um caso amoroso, que se estende até ser abalado pela chegada do um bonito jovem chamado Horacio.

Curiosidades:

É um filme de produção espanhola, francesa e italiana de 1970, do gênero drama, dirigido por Luis Buñuel. O roteiro, baseado em romance homônimo de Benito Pérez Galdós, foi escrito por Luis Buñuel e Julio Alejandro.

A trilha sonora não original é de Frédéric Chopin.

Foi exibido fora da competição no Festival de Cannes em 1970.

Em 1996, no centenário do cinema espanhol, foi votado por críticos e profissionais como o 10º melhor filme espanhol de todos os tempos.

Oscar 1971 (EUA) Indicado ao melhor filme em língua estrangeira.

Fotogramas de Plata 1971 (Espanha)

Venceu na categoria de melhor ator de cinema espanhol (Fernando Rey).

Indicado na categoria de melhor atriz de cinema espanhol (Lola Gaos).

Premios Sant Jordi 1970 (Espanha)

Venceu nas categorias de nelhor filme espanhol e melhor interpretação em filme espanhol (Fernando Rey).

Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 28 de março de 2014

quinta-feira, 27 de março de 2014

Estatueta de Cuarón divide as opiniões dos mexicanos


Essa eu não sabia, mais uma matéria que resolvi trazer para este blog (quer dizer, um pouco atrasada):

Agência Estado

Quando criança, o mexicano Alfonso Cuarón queria ser astronauta ou diretor de cinema. No domingo, 2, ele se transformou no primeiro cineasta latino-americano a ganhar um Oscar de direção justamente por um filme que se passa quase que inteiramente no espaço, Gravidade.
O prêmio foi festejado no México, com os jornais de segunda, 3, estampando manchetes ufanistas, o presidente Enrique Peña Nieto cumprimentando o cineasta pelas redes sociais e celebridades, como o ator Gael García Bernal, confessando ter chorado de emoção. A euforia se completava com a também vitória de outro mexicano, Emmanuel Lubezki, Oscar de fotografia, e, forçando um pouco, pela estatueta conquistada por Lupita Nyong?o - ela nasceu no México, mas se mudou ainda pequena para o Quênia. Nem a Nasa deixou de cumprimentar Cuarón, apesar de alguns erros astronáuticos apresentados no filme.

Mesmo com tanto tapinha nas costas, Cuarón não escapou de alguns olhares enviesados de críticos que não consideram o feito histórico. Afinal, Gravidade foi realizado com capital inglês e rodado quase que inteiramente com uma equipe formada por não-mexicanos. E o cineasta já vive, há alguns anos, em Londres.

Assim, logo que chegou à entrevista coletiva depois da cerimônia do Oscar, já na madrugada de segunda-feira no Brasil, Cuarón foi primeiro interpelado por um jornalista mexicano: "O que significa esse prêmio para o México?"

"Como mexicano, sempre contei com o apoio dos meus conterrâneos para ganhar essa estatueta", disse. "Mas, não venho observando uma devida atenção às expressões surpreendentes da cultura mexicana que acontecem atualmente dentro do meu país. Gostaria que os artistas recebessem lá o mesmo apoio que outros, como eu, ganham no exterior."

Sua resposta segue a mesma linha levantada por um de seus críticos, o grande cineasta mexicano, Arturo Ripstein, que, na semana passada, criticou seus conterrâneos pela grande expectativa em torno do Oscar. "Dizer que Gravidade é mexicano é o mesmo que dizer que O Bebê de Rosemary é um filme polonês", ironizou ele, referindo-se ao trabalho americano do diretor Roman Polanski, nascido na Polônia.

Ao receber a medalha das Belas Artes, Ripstein pediu a produtores e cineastas do país para defender os filmes que retratam a cultura e realidade mexicanas, em vez de ostentar orgulho pelo sucesso daqueles que deixaram o México para trabalhar em outro idioma.

Cuarón, no entanto, evitou se alongar no assunto, preferindo ressaltar as qualidades da equipe de produção, responsável por efeitos especiais de tirar o fôlego. Reservou também especial atenção ao elogiar a atriz Sandra Bullock. "Ela me surpreendeu", confessou. "Sandra sempre manteve calmo o ambiente de trabalho. Apesar das difíceis condições de filmagem, ela criou uma relação comigo a ponto de parecer que estávamos fazendo apenas uma cena na mesa de jantar. Não houve nenhum obstáculo em relação às cenas físicas mais difíceis ou mesmo naquelas em que era obrigada a fingir que estava no espaço. Sandra revelou um fantástico poder de abstração. E, se o público se conecta com o filme, é principalmente por causa dela."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


quarta-feira, 26 de março de 2014

Diretor mexicano critica rumos do cinema comercial em 'Birdman'



Essa matéria também estava em um site. Publicando fonte, logo abaixo:

Alejandro Gonzáles Iñarritu fala de seu novo filme, a comédia Birdman, com Michael Keaton, que estreia no fim do ano

 
Carolina Cotta - Estado de Minas

Diretor de 'Amores Brutos' e 'Babel', Iñarritu foi a Cartagena defender os filmes de invenção contra o vício do cinema industrial  (Joaquín Sarmiento/AFP)

Cartagena de Índias (Colômbia) –  Ele mexe muito a sobrancelha. Gesticula o tempo inteiro enquanto fala. Isso sem dizer no quanto faz caras e bocas. Com o cabelo para cima, sorri quando percebe que acertou na graça. É fã de afirmações bombásticas do tipo “a indústria do cinema está fazendo um genocídio cultural”. Se fosse um advogado, se daria muito bem no espetáculo dos tribunais, só pelo empenho com que defende suas ideias. Alejandro Gonzáles Iñarritu bem que pensou em seguir carreira nas leis, mas se deu muito bem com o cinema, passando com êxito pela publicidade e a locução radiofônica.
O diretor mexicano, responsável pelo reconhecimento internacional da produção recente de seu país, é um tipo que se diz avesso a lugares-comuns. É por isso que depois das narrativas fragmentadas de Amores brutos (2000), 21 gramas (2003), Babel (2006) e Biutiful (2010) ele passou pelo Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia, contando que decidiu mudar. “Cansei-me dos dramas. Não estava mais me divertindo, apenas fazendo um trabalho.” É dessa história, parecida com a de Pedro Almodóvar com Os amantes passageiros, que nasceu Birdman.

Na primeira comédia da carreira, Alejandro Gonzáles Iñarritu também deixa para trás a fragmentação das histórias. É de maneira linear que ele conta o drama de um ator que interpretou um super-herói e precisa redimensionar o ego. “Foi o personagem que mais me divertiu enquanto escrevia o roteiro”, revela. Michael Keaton foi especialmente convidado para o papel. Outro fato inédito na carreira do mexicano é que o longa foi rodado em Nova York, com uma equipe totalmente diferente da habitual. “É uma espécie de reset”, define o cineasta.

O abandono da estrutura narrativa que o caracterizou também se deve a uma certa estafa do formato. “Começou a ser uma coisa que as pessoas exigiam. Havia uma obviedade de que um filme de Iñarritu seria fragmentado”, comenta. O cineasta conta que em um dos festivais em que Amores brutos foi apresentado o projecionista trocou a ordem das latas e ninguém notou. O diretor ficou traumatizado e quando Babel foi selecionado para o Festival de Cannes, cuidou de conversar pessoalmente com o profissional da cabine. “Ele me disse que não havia a menor possibilidade disso acontecer, mas ocorreu novamente. A plateia demorou 10 minutos para perceber que houve um erro, porque era um filme meu”, diverte-se. 
Birdman foi rodado de uma maneira linear, em torno de apenas um personagem. O trabalho está finalizado, mas a estratégia do estúdio é lançá-lo no fim do ano, em outubro ou novembro. Alejandro Iñarritu não é tão favorável a essa ideia, inclusive porque em maio tem o Festival de Cannes e não seria nada mal se Birdman começasse a carreira por ali. “São questões que ainda precisam ser vistas”, contemporiza, sem esconder insatisfação.

O diretor que saiu do México para desenvolver carreira em Hollywood anda bem espantado com a forma como as coisas têm funcionado na indústria do cinema. Como conta, as redes sociais ganham a cada dia mais importância nas estratégias de marketing dos estúdios, havendo casos em que pesquisas de opinião são feitas até mesmo antes do início das filmagens. “Cerca de 90% das salas estão ocupadas pelo cinema industrial. É um entretenimento confortável para o público, uma satisfação rápida. O que é produção mais complexa, um pouco diferente, o público não quer. É como um vício”, constata. 
Descontando o exagero como Iñarritu apresenta suas ideias, para ele Hollywood está à procura de roteiros sobre gatos mimosos que sabem dançar. “Porque é isso que as pessoas querem”, alfineta. Ele, no entanto, não detalha o quanto procurou ser diferente em Birdman. Concentra-se em dizer como se surpreendeu com Michael Keaton como o protagonista. “Ofereci o papel porque é muito parecido com a vida dele. Fiquei impressionado com a facilidade com que se comportou diante de coisas que nenhum de nós dois tínhamos feito antes. Tem uma quantidade de recursos e uma segurança incrível”, elogia. 

Entrega Alejandro Gonzáles Iñarritu é um diretor conhecido por conseguir interpretações memoráveis. Foi depois de Amores brutos, por exemplo, que Gael García Bernal iniciou carreira internacional. Em 21 gramas, Naomi Watts e Benício Del Toro receberam indicações ao Oscar, assim como Adriana Barraza e Rinko Kikuchi em Babel e Javier Bardem em Biutiful. “Cada caso é diferente, porque cada ator é como se fosse um paciente psicológico distinto. O papel do diretor também é passar de psiquiatra a padre, a ditador, inimigo. É bem complexo”, comenta. Iñarritu entende que seus intérpretes trazem consigo seus métodos. O cuidado dele é tentar ser prático.

Filmagem da comédia dramática Birdman em Nova York (CBM/Reprodução)
Filmagem da comédia dramática Birdman em Nova York
“Trabalho para que exista um objetivo emocional muito claro para a ação. As possibilidades de alcançá-lo são infinitas. Preocupo-me em ajudá-los a chegar a esse lugar.” O cineasta assume que é um perfeccionista. Fica ligado até mesmo na forma como pegam um copo ou atravessam a rua. Se o ator não consegue naturalidade, repete quantas vezes forem necessárias. “Faço pegar o copo umas 70 vezes”, conta em tom de brincadeira. Tomando a devida distância, Alejandro diz que não trabalharia com ele mesmo.

“Sou uma pessoa que exige o que dá. Entrego-me muito intensamente, porque desfruto muito, sou passional nesse sentido”, revela. Para ele, há uma espécie de contrato tácito. O diretor cobra silêncio no set e concentração absoluta. “Se vai trabalhar comigo tem que ter entrega. Acho que fazer um filme é uma responsabilidade enorme. As pessoas compram ingresso, pagam estacionamento, me dão quatro horas da suas vidas. Levo isso muito a sério”, afirma.


Mano Caetano

Graças ao trânsito do Rio de Janeiro, Alejandro Gonzáles Iñarritu se aproximou de Caetano Veloso. Há cerca de oito meses, os dois dividiram um mesmo táxi para ir a uma festa com Andrucha Waddington. “Ficamos tipo uma hora parados e Caetano me contando sobre tudo o que conhece do México. Ele sabe muito”, elogiou. Segundo o diretor, o que mais surpreendeu o brasileiro foi o fato de a imagem do mexicano na ficção ser muito diferente da realidade. “Diante dele tentei ser um mexicano de personalidade forte”, brincou. 


Mineiro premiado

O curta Pouco mais de um mês, dirigido pelo mineiro André Novais, faturou no Festival Internacional de Cartagena o 15º prêmio da carreira, desta vez como escolha especial do júri. “Estava ali tranquilo com a minha namorada e não esperava que fosse ganhar”, comentou o diretor, surpreso, no palco, quando recebeu o troféu Índia Catalina. Entre os longas, o vencedor na categoria ficção foi Tierra en la lengua, do colombiano Rubén Mendoza; na documentário, Marmato, de Mark Grieco, coprodução Colômbia-EUA.

terça-feira, 25 de março de 2014

Pablo Larraín deve ser o diretor do remake de SCARFACE


Esta eu achei site Cinema em cena.

por Antônio Tinôco  

Scarface - A Vergonha de uma Nação (1932), de Howard Hawks e Richard Rosson, é um dos principais longas sobre gângsteres da história do cinema. E sua refilmagem lançada pelo diretor Brian De Palma e pelo roteirista Oliver Stone em 1983 é uma prova de que remakes de produções clássicas também podem dar certo. Resta saber se a nova versão da trama que está sendo pensada pela Universal Pictures desde 2011 terá o mesmo sucesso.
Segundo o site TheWrap, os realizadores querem que o chileno Pablo Larraín assuma a direção. Ele é responsável por longas como Tony Manero e Post Mortem e chamou a atenção do estúdio com No, drama estrelado por Gael García Bernal (Má Educação) que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
A refilmagem de Scarface foi roteirizada por Paul Attanasio (Donnie Brasco) e apresentará a ascensão de um imigrante no submundo do crime. O enredo focará nos traumas físicos e emocionais que contribuíram para compor a personalidade do protagonista. Assim como o longa de De Palma que mudou diversas características da produção de 1932, a próxima história se passará em Los Angeles (EUA) e deverá ser protagonizada por um mexicano, ao invés do italiano Tony Camonte vivido por Paul Muni (O Fugitivo) e do cubano Tony Montana interpretado por Al Pacino (Insônia).
A Universal Pictures quer contratar um autêntico latino para o papel, como Oscar Isaac (Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum), Édgar Ramírez (Fúria de Titãs 2) ou Michael Peña (Atirador), mas não descarta escalar um ator desconhecido.
Em 2013, o diretor David Yates (Harry Potter e a Ordem da Fênix) esteve ligado ao projeto, mas preferiu direcionar sua atenção em Tarzan, longa sobre o Rei da Selva que já tem Alexander Skarsgård (Battleship: A Batalha dos Mares) e Christoph Waltz (Django Livre) no elenco.
O remake de Scarface ainda não tem data para começar a ser filmado.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Antonio Flores



O ator, cantor e compositor, Antonio González Flores nasceu no dia 14 de novembro de 1961 em Madrid (Espanha) no seio de uma família muito ligada ao mundo artístico. Era o filho único do casamento entre a atriz, cantora e bailarina, Lola Flores “La Faraona” e do violonista, Antonio González “El Pescaílla”. Era o segundo dos três filhos, e irmão das também cantoras, Lolita e Rosario Flores. Sua primeira aparição no cinema foi aos 8 anos de idade no filme de José Luis Sáenz de Heredia El taxi de los conflictos.


Em 1980, grava nos estúdios Escorpión seu primeiro disco, Antonio, onde inclui seu maior sucesso “No dudaría”, um não à violência, transformado em música. Este primeiro disco lhe proporciona a oportunidade de uma pequena turnê de shows e aparições em programas televisivos, atuando ao vivo. Sua estreia musical aconteceu no programa Aplauso, interpretando aquele que era seu sucesso “No dudaría” e uma outra canção chamada “Libre”, de Paco Cepero. Seu segundo disco de 1981 vem com mais inovações, onde traz versões de músicas conhecidas em seu país, como a canção de Joaquín Sabina "Pongamos que hablo de Madrid", onde dá um tom de rock. Apesar da colaboração do produtor musical, Jorge Alvarez, este disco não tem grandes resultados comerciais.


No mesmo ano, depois do lançamento do segundo álbum, Antonio é convidado pelo diretor, Eloy de la Iglesia para viver seu primeiro protagonista no cinema, em seu novo filme chamado Colegas. Ele também participa da trilha sonora do filme junto com o grupo Cucarachas, interpretando a música “Lejos de aqui”.

Se casa em 1986 com Ana Villa e têm juntos uma filha, chamada Alba. O casamento não dura, e logo se separam. Em 1987 aparece em mais uma produção cinematográfica entitulada Calé de Carlos Serrano, onde faz o papel do cunhado de Rosario (sua irmã na vida real). Em 1988 mais um filme em sua vida, desta vez é El Balcón Abierto, de Jaime Camino, onde desempenha o papel de vilão com o nome de "El Amargo". Durante as filmagens conhece Amparo Muñoz, que também intervem no filme, eles iniciam uma bela amizade. Ainda este ano grava seu terceiro disco, Gran Vía, que passa despercebido mais uma vez. Em 1989 volta ao cinema para fazer parte do elenco de uma nova série da televisão italiana chamada Océano de Ruggero Deodato, tem mais um trabalho no cinema com o filme Sangre e Arena de Javier Elorrieta, que coincidentemente é um dos primeiros trabalhos da mais tarde famosa, Sharon Stone.

Nos anos 90 faz outro filme, agora com Mario Camus, La mujer y el pelele. Nesta época trabalha compondo músicas para as suas irmãs, Lolita e Rosario Flores, sendo logo reconhecido, com os álbuns de Rosario Flores, a quem compôs a maioria da músicas para De ley (1992) e Siento (1993). Em 1992 aparece no filme Chechu y Família de Álvaro Saénz de Heredia. Entusiasmado com o que estava acontecendo, grava o álbum "Cosas Mías" com músicas como "Alba", que é dedicada à sua filha, "Siete vidas" e "Cuerpo de Mujer".  Cosas mías foi o álbum de maior sucesso na sua carreira, pois nele há um pouco de rock clásico, detalhes ciganos de sua casta flamenca, blues,  rythm and blues, reggae  ou o honky-tonk que se misturam com a rumba, recebendo o disco de ouro em seu país. Em 26 de maio fez seu último show em Pamplona. Em 31 de maio de 1995 quinze dias após a morte de sua mãe, a atriz e bailarina Lola Flores, Antonio Flores é encontrado morto em sua casa sendo vítima de overdose de álcool e barbitúricos. A morte de Antonio foi um duro golpe para a família, que se encontrava recuperando-se da morte de Lola Flores.

Em 2002 sua família editou o CD Para Antonio Flores - Cosas Tuyas, neste trabalho, 16 cantores espanhóis fizeram versões de seus sucessos mais conhecidos.


domingo, 23 de março de 2014

Antonio Flores (Filmografia)




Filmografia:
El taxi de los conflictos (1969) - De José Luis Sáenz de Heredia
Colegas (1982) - De Eloy de la Iglesia
El balcón abierto (1984) - De Jaime Camino
Calé (1987) - De Carlos Serrano
Sangre y arena (1989) - De Javier Elorrieta
La mujer y el pelele (1990) - De Mario Camus
Chechu y familia (1992) - De Álvaro Sáenz de Heredia
Cautivos de la sombra (1993) - De Javier Elorrieta
Fiesta (1995) - De Pierre Boutron

sábado, 22 de março de 2014

Rosario Flores






Rosario Flores nasceu em Madrid no dia 4 de novembro de 1963. É uma cantora e atriz espanhola duas vezes ganhadora do prêmio Grammy Latino. Filha de Lola Flores e de Antonio González (El Pescadilla), criador da rumba catalana. Começou sua carreira em 1984 e seu repertório possui o que há de melhor em bolero, bossa nova, pop, tango, flamenco, rumba catalana e caribenha. Rosário tem uma filha com seu ex-noivo Carlos Orellana e em 21 de janeiro de 2006 teve seu segundo filho com Pedro Lazaga, a quem conheceu nas gravações do filme "Hable con Ella" em 2001.
Com muito trabalho, seis discos de ouro e disco de platina pouco tempo depois do lançamento de seu primeiro álbum, Rosário se consolida como cantora. Até que em 2002 ganha o Grammy Latino de melhor álbum. No cinema, interpretou a toureira Lidya no filme Hable con ella de Pedro Almodovar. Em sua visita em janeiro de 2003 ao Brasil, gravou a música "Riqueza" ao lado de Daniela Mercury.

Discografia:
De Ley (1992)
Siento (1995)
Mucho Por Vivir (1996)
Jugar a la Locura (1999)
Muchas Flores (2001)
De Mil Colores (2004)
Contigo Me Voy (2006)
Parte de Mí (2008)
Cuéntame (2009; soundtrack for the 11th season of Spanish TV series Cuéntame cómo pasó)
Raskatriski (2011)

Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 21 de março de 2014

Rosario Flores (Filmografia)




Rosario Flores se destacou apenas no cinema como a toureira Lydia do filme Hable con Ella (2002) de Pedro Almodóvar. Graças ao IMDB temos aqui participações suas na TV, filmes para a TV e etc.

Filmografia:
 2013 Divendres (TV Series) (performer - 1 episode)
- Episode #5.70 (2013) ... (performer: "Yo me niego")
 2012-2013 La voz (TV Series) (performer - 3 episodes)
- Episode #2.13 (2013) ... (performer: "Yo me niego")
- Episode #1.12 (2012) ... (performer: "A tu vera")
- Episode #1.1 (2012) ... (performer: "Viviendo deprisa")
 2012-2013 Gent de paraula (TV Series) (performer - 2 episodes)
- Episode #3.18 (2013) ... (performer: "Te quiero, te quiero")
- Episode #3.4 (2012) ... (performer: "No dudaría")
 2012 Música para mi madre (TV Movie) (performer: "Qué bonito", "No te equivoques") / (writer: "Qué bonito")
 2011 Tu cara me suena (TV Series) (writer - 1 episode)
- Episode #1.7 (2011) ... (writer: "Al son del tambor")
 2011 No me la puc treure del cap (TV Series) (performer - 1 episode)
- Paraules d'amor (2011) ... (performer: "Paraules d'amor")
 2010 El disco del año 10 (TV Movie) (performer: "Run Run", "Estoy cambiando" - as Rosario)
 2010 La Marató 2010 (TV Special) (performer: "Estoy cambiando")
 2010 Banda sonora (TV Series) (performer - 1 episode)
- Episode #6.1 (2010) ... (performer: "Algo contigo")
 2010 De Lolita a Lola (Video documentary) (performer: "A tu vera")
  Memòries de la tele (TV Series) (performer - 1 episode, 2010) (writer - 1 episode, 2010)
- Episode #4.16 (2010) ... (performer: "Mi gato") / (writer: "Mi gato")
 2009 ¡Feliz 2010! Cuéntame (TV Movie) (performer: "The Speak Up Mambo (Cuéntame)")
 2009 Cuéntame (TV Series) (performer - 2 episodes)
- El lobby, la loba y el lobanillo (2009) ... (performer: "The Speak Up Mambo (Cuéntame)", "La gata bajo la lluvia")
- Cambia, todo cambia (2009) ... (performer: "Cambia, todo cambia")
 2009 Gran hermano (TV Series) (performer - 1 episode)
- Episode dated 22 January 2009 (2009) ... (performer: "No dudaría")
 2008 Especial Nochevieja 2008: ¡Feliz 2009! (TV Movie) (performer: "No dudaría")
 2008 El disco del año 08 (TV Movie) (performer: "No dudaría")
 2008 Premios Principales 2008 (TV Movie) (performer: "No dudaría")
 2008 Premios Ondas 2008 (TV Special) (performer: "No dudaría")
 2008 Rosario y amigos (TV Movie) (performer: "Mi gato", "Qué bonito", "Estoy aquí", "De ley", "Mucho por vivir", "Cómo quieres que te quiera", "Paraules d'amor", "Por tu ausencia", "La distancia", "Te quiero, te quiero", "El sitio de mi recreo", "Esta tarde vi llover", "Cómo me las maravillaría yo", "Algo de mí", "Al son del tambor", "Muchas flores", "No dudaría") / (writer: "Mi gato", "Qué bonito", "Estoy aquí", "Mucho por vivir", "Al son del tambor")
 2008 El club (TV Series) (performer - 1 episode)
- Episode #4.192 (2008) ... (performer: "No dudaría")
 2008 60/90 (TV Series) (performer - 1 episode)
- La família nombrosa i el Tamagochi (2008) ... (performer: "Sabor, sabor")
  Operación triunfo (TV Series) (performer - 2 episodes, 2002 - 2008) (writer - 1 episode, 2002)
- Gala 4 (2008) ... (performer: "No dudaría", "Algo contigo")
- Episode #1.10 (2002) ... (performer: "Qué bonito" - as Rosario) / (writer: "Qué bonito")
 2008 La Rioja, tierra universal (TV Movie) (performer: "Algo contigo")
 2007 Mataharis (writer: "Al son del tambor")
 2007 La tele de tu vida (TV Series) (performer - 1 episode)
- Episode #1.19 (2007) ... (performer: "La estrella")
 2007 Cómo se hizo 'Tatuaje' (Video) (performer: "Te lo juro yo")
 2006 Yo soy Bea (TV Series) (performer - 1 episode)
- Destino las Islas Fidji (2006) ... (performer: "Mientras me quede corazón")
 2006 Ellas y el sexo débil (TV Series) (performer: "Ellas y el sexo débil") / (writer: "Ellas y el sexo débil")
 2006 Los nº1 de 40 en concierto (TV Movie) (performer: "Queremos marcha", "Pongamos que hablo de Madrid")
 2006 Andalucía te quiere (TV Movie) (performer: "El beso (Contigo me voy)")
 2006 Damas y reinas (Video) (performer: "Sabor, sabor" - as Rosario)
 2005 Mamas (Short) (performer: "A tu vera")
 2005 Gala TP de Oro 2004 (TV Special) (performer: "Mi gato" - as Rosario) / (writer: "Mi gato" - as Rosario)
 2004 Paco y Veva (TV Series) (writer - 2 episodes)
- Peor solo que bien acompañado (2004) ... (writer: "Quiero que me beses" - as Rosario)
- Año nuevo, vida nueva (2004) ... (writer: "Mira qué boda")
  Soy gitano (TV Series) (performer - 1 episode, 2003) (writer - 1 episode, 2003)
- Soy gitano (2003) ... (performer: "Déjame Ver" - uncredited) / (writer: "Déjame Ver" - uncredited)
 2002 Clase 406 (TV Series) (performer - 1 episode)
- Episode #1.1 (2002) ... (performer: "AGUA Y SAL")
 2000 Gitano (performer: "Qué bonito" - as Rosario) / (writer: "Qué bonito" - as Rosario González)
 1999 Tatuaje (TV Movie) (performer: "Te lo juro yo")
 1999 El séptimo de caballería (TV Series) (performer - 1 episode)
- Episode dated 27 October 1999 (1999) ... (performer: "No dudaría", "Sabor, sabor")
 1998 Cha-cha-chá (performer: "Lucía" - as Rosario)
 1996 Gran Slalom (performer: "Mía Mama" - as Rosario) / (writer: "Mía Mama" - as Rosario)
 1994 El coraje de vivir (TV Mini-Series documentary) (performer: "Coraje de vivir")
 1994 Homenaje a Lola Flores (TV Movie) (performer: "Coraje de vivir")
 1994 Una chica entre un millón (performer: "Sabor, sabor" - as Rosario)
 1990 Homenaje a Lola Flores (TV Movie) (performer: "Pan y chocolate")

Fonte: http://www.imdb.com/name/nm0282936/

quinta-feira, 20 de março de 2014

quarta-feira, 19 de março de 2014

Paulo Goulart



Semana passada nos deixou o ator Paulo Goulart, o esposo da atriz Nicette Bruno. Na verdade, foi uma notícia que nos tomou de surpresa, pois ainda tínhamos planos de escrever algo sobre ele e publicar aqui no blog com ele em vida, mas infelizmente Paulo Goulart teve que partir. Desde janeiro deste ano, esteve internado na clínica São José em São Paulo, mas não resistiu ao câncer de mediastino, faleceu aos 81 anos no dia 13 de março. Segundo fontes, fez “sua viagem” rodeado de sua família. Paulo Goulart, nome artístico de Paulo Afonso Miessa, nasceu em Ribeirão Preto no dia 9 de janeiro de 1933. Paulo Goulart foi casado com a atriz Nicette Bruno, com quem se casou logo após conhecê-la em 1952. Ambos professaram seguir os ensinos do Espiritismo há décadas, juntamente com seus filhos. Seus filhos são as atrizes Beth Goulart e Bárbara Bruno e o ator e dançarino Paulo Goulart Filho. Também é avô das atrizes Vanessa Goulart e Clarissa Mayoral, a qual não tem qualquer parentesco com a atriz Tatyane Goulart.



Na televisão:
1952 - Helena
1966 - As Minas de Prata - Dom Francisco (TV Excelsior)
1966 - Anjo Marcado - Dr. César Galvão (TV Excelsior)
1967 - Os Fantoches - Marcos (TV Excelsior)
1968 - A Muralha - Bento Coutinho (TV Excelsior)
1968 - O Terceiro Pecado - Clemente (TV Excelsior)
1969 - A Cabana do Pai Tomás - Pierre St. Clair (Rede Globo)
1969 - Vidas em Conflito - Walter (TV Excelsior)
1970 - A Próxima Atração - Tomás (Rede Globo)
1970 - Verão Vermelho - Flávio (Rede Globo)
1971 - Quarenta Anos Depois - Santiago (Rede Record)
1972 - Uma Rosa com Amor - Claude Antoine Geraldi (Rede Globo)
1972 - Signo da Esperança (TV Tupi)
1974 - Corrida do Ouro - Newton (Rede Globo)
1976 - Um Sol Maior - Rangel (TV Tupi)
1977 - Éramos Seis - Doutor Azevedo (TV Tupi)
1977 - Papai Coração - Mário (TV Tupi)
1979 - Gaivotas - Carlos (TV Tupi)
1980 - Plumas e Paetês - Gino (Rede Globo)
1981 - Jogo da Vida - Silas Ramos Cruz (Rede Globo)
1984 - Transas e Caretas - Roberto (Rede Globo)
1986 - Roda de Fogo - Marcos Labanca (Rede Globo)
1988 - Fera Radical - Altino Flores (Rede Globo)
1988 - Chapadão do Bugre - Capitão Eucaristo Rosa (minissérie - TV Bandeirantes)
1990 - Gente Fina - Joaquim (Rede Globo)
1991 - O Dono do Mundo - Altair (Rede Globo)
1992 - Despedida de Solteiro - delegado (Rede Globo)
1993 - Mulheres de Areia - Donato (Rede Globo)
1994 - As Pupilas do Senhor Reitor - Dom Arlindo (SBT)
1994 - Incidente em Antares - Tibério Vacariano (minissérie - Rede Globo)
1995 - A Idade da Loba - Zé Rubens (TV Bandeirantes)
1996 - O Campeão - Felipe Caldeira - (TV Bandeirantes)
1997 - Zazá - Ulisses (Rede Globo)
1999 - O Auto da Compadecida - Major Antônio Moraes (microssérie)
2000 - Aquarela do Brasil - Gabriel Laguardia (minissérie)
2001 - A Padroeira - Dom Lourenço
2002 - Esperança - Farina
2002 - O Quinto dos Infernos - José Bonifácio (minissérie)
2004 - O Pequeno Alquimista - Rei (especial)
2004 - Um Só Coração - Avelino (minissérie)
2005 - América - Mariano de Oliveira
2006 - Pé na Jaca! - Vilela
2006 - JK - Israel Pinheiro (minissérie)
2007 - Amazônia, de Galvez a Chico Mendes - Tavares (minissérie)
2007 - Duas Caras - Heriberto Gonçalves
2009 - Som & Fúria - Carlos Betti (minissérie)
2009 - Cama de Gato - Severo Tardivo
2010 - Ti Ti Ti - Orlando Bianchi
2010 - Escrito nas Estrelas - produtor
2011 - Morde e Assopra - Dr. Eliseu Vilanova
2012 - Louco por Elas - Horácio

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 18 de março de 2014

Fernando Spencer (Filmografia)


Filmografia:
Caboclinhos do Recife (Super-8, 10m), melhor filme do I Festival Brasileiro de Cinema Super 8, Curitiba, PR, 1974.
Valente é o galo (Super-8, 10 m),, melhor filme da III Jornada Brasileira de Curta Metragem da Bahia, 1974;
Bajado – um artista de Olinda (Super-8, col., 10 m), 1975;
O teu cabelo não nega (Super-8, col., 10 m), 1975;
Domingo de fé (Super-8, col., 10 m., 1976),
Quem matou Marilyn, melhor montagem do IV Festival de Cinema Nacional de Sergipe, 1976;
Toré a Nossa Senhora das Montanhas (Super-8, col., 10 m), melhor fotografia do IV Festival de Cinema Nacional de Sergipe, 1976;
Farinhada (Super-8, col., 10 m), 1977;
A eleição do Diabo e a posse de Lampião no Inferno (Super-8, col., 10 m), 1977;
Frei Damião: um santo no Nordeste? (Super-8, col., 10 m), 1977;
Adão foi feito de barro (16 mm., col., 13 m), 1978. Ampliado para 35 mmpor haver sido selecionado pelo Conselho Nacional de Cinema – CONCINE,
RH positivo, melhor direção do Festival de Cinema do departamento Cultural do Centro Médico Cearense;
As corocas se divertem, melhor filme de comunicação e 2º melhor filme do VI Festival Nacional de Cinema de Sergipe, 1978;
Noza - santeiro do Carirí (16 mm., col., 10 m.), selecionado pelo CONCINE, Prêmio: Argumento, FUNARTE, 1979;
Cinema Glória, 3º lugar no VII Festival Nacional de Sergipe, 1979 (em parceria com Feliz Filho);
Eróticos Corbinianos, melhor filme na V Jornada de Cinema do Maranhão, 1981;
Santa do Maracatu (16 mm., col., 10 m), melhor filme e melhor montagem do IX Festival de Cinema Nacional de Sergipe, 1981;
Memorando Ciclo do Recife, melhor filme do concurso da TV Tropical, Recife, 1982;
Estrelas de celulóide, prêmio especial do Júri (Candango de Ouro) no XX Festival Brasileiro de Cinema de Brasília, 1987;
O último bolero no Recife, prêmio da Fundação de Cultura do Recife no I Concurso de Roteiro de Cinemas e Vídeo, 1987;
Trajetória do frevo (35 mm., col., 9 m), prêmio da Fundação de Cultura do Recife no I Concurso de Roteiro de Cinema e Vídeo, 1987;
Evocações Nelson Ferreira, melhor filme na Jornada Latino-Americana de Cinema e Vídeo, Maranhão, 1987. Melhor filme do III Festival de
Cinema dos Países de Língua Portuguesa, Aveiro, Portugal, 1988 (em parceria com Flávio Rodrigues);
A arte de ser profano (vídeo, 14 m), sobre os pastoris profanos de Pernambuco, 1999.
Almery, a estrela (vídeo digital), com o apoio da Diretoria de Cultura, da Fundação Joaquim Nabuco, lançado no Recife, em abril de
2007. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Fernando Spencer



Uma infecção pulmonar foi a causa do falecimento do cineasta Fernando Spencer na madrugada desta segunda-feira. Era um dos pioneiros do cinema em Pernambuco. Abaixo, um pouco de sua biografia via wikipédia:

Fernando José Spencer Hartmann nasceu em Recife no dia 17 de janeiro de 1927. Foi cronista de cinema do Diário de Pernambuco por 40 anos e, entre outras atividades, presidiu a Associação Brasileira de Documentaristas, além de ocupar o cargo de diretor da Divisão de Teatro e Cinema da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Recife, na década de 1970. Em 1980, assumiu a coordenação da cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco onde trabalhou até o ano 2000, quando se aposentou.
O interesse pelo cinema começou ainda criança, quando seu pai o levava para assistir O Gordo e o Magro e Carlitos. Na adolescência, passou a freqüentar o cinema Ellite, no bairro de Casa Forte, onde fez amizade com o zelador e conseguia ver os filmes de graça, mas, em troca, ele tinha que limpar o cinema após as sessões. Conhecido como o “cineasta das três bitolas” (16mm, 35mm e super 8), foi com os filmes em super 8 que ganhou destaque, presenteando Pernambuco com um acervo de imagens, muitas delas certamente únicas, sobre o cotidiano, o imaginário, a memória e a cultura do Estado. Foi Spencer, por exemplo, que revisitou o Ciclo do Recife em cinco filmes, entre eles Memorando Ciclo do Recife (1982).
Spencer também se interessou pela cultura popular, filmando Toré, a Nossa Senhora das Montanhas (1976). Esta produção mostra a dança dos índios xucurus na vila de Cimbres, no município de Pesqueira, local do senado da Câmara, fundado em 1762. Também se dedicou à adaptação de obras literárias para o cinema. Reconhecido não somente como roteirista e diretor, mas, especialmente, como pesquisador do cinema pernambucano, Fernando Spencer foi agraciado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2007.

Fonte: Wikipédia

domingo, 16 de março de 2014

Paulo Goulart (Filmografia)


Filmografia:
1954 - Destino em Apuros
1957 - Rio Zona Norte .... Moacir
1958 - O Grande Momento .... Vitório
1958 - O Cantor e o Milionário .... Paulo
1958 - O Barbeiro que se Vira .... Leonardo
1958 - E o Bicho Não Deu
1958 - Pista de Grama
1960 - E Eles não Voltaram
1960 - Cala a Boca, Etelvina .... Adelino
1962 - Nordeste Sangrento
1972 - A Marcha
1974 - A Cobra Está Fumando
1979 - Os Trombadinhas ...delegado Frederico
1983 - Gabriela, Cravo e Canela ... João Fulgêncio
1984 - Para Viver um Grande Amor
1989 - Solidão, uma Linda História de Amor
1989 - Faca de Dois Gumes .... delegado Olímpio
1989 - Kuarup
1998 - Vila Isabel
2000 - O Auto da Compadecida .... major Moraes
2000 - Soluços e Soluções
2004 - Redentor .... Ministro
2004 - Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço (voz).... São Pedro
2005 - Tapete Vermelho .... Caminhoneiro
2010 - Chico Xavier
2010 - Nosso Lar

2012 - O Tempo e o Vento ... Coronel Ricardo Amaral Neto

sábado, 15 de março de 2014

Antes do anoitecer, 2000

Ficha Técnica:
Título original: Before Night Falls
Título em espanhol: Antes que Anochezca
Título em português: Antes do anoitecer
País: Estados Unidos
Ano: 2000
Idioma: Espanhol
Direção: Julian Schnabel 
Roteiro: Cunningham O'Keefe, baseado no livro de Reinaldo Arenas "Antes que anochezca".



Elenco:
Loló Navarro  (avó de Reinaldo)   
Batan Silva  (pai de Reinaldo)  
Carmen Beato (Professora)           
Cy Schnabel (criança da escola)
Olmo Schnabel (a criança mais nova da escola)
Vito Maria Schnabel (Reinaldo adolescente)    
Pedro Armendáriz Jr. (Avô de Reinaldo)
Diego Luna (Carlos)
Lia Chapman (Lolin)
Sean Penn (Cuco Sanchez)
Jerzy Skolimowski (Professor)
Aquiles Benites (Tradutor)   
Ewa Piaskowska  (Estudante loira)      
Javier Bardem (Reinaldo Arenas)
Patricia Reyes Spíndola  (María Teresa Freye de Andrade)
Michael Wincott  (Heberto Zorilla Ochoa)
Hector Babenco (Virgilio Piñera)
Santiago Magill (Tomas Diego)
Manolo García (Faustino)
Lola Schnabel (Garota com as chaves)
Stella Schnabel (Valeria)
Olivier Martinez (Lazaro Gomez Carilles)
Manuel González  (Jose Lezama Lima)
Maurice Compte (Nicolas Abreu)
Claudette Maillé (Maria Luisa Lima)
John Ortiz (Juann Abreu)
Vincent Laresca (Jose Abreu)
Rene Rivera (Motorista)
Chanel Puertas (Loira na praia)
Manolo Rivero (Royal Gay)
Nemo (Pedro o motorista do ônibus)
Andrea Fassler (Turista francesa)
Magda (Dançarina de Santería)      
Julian Bucio (Soldado Violento)
Jorge Zárate (Prosecutor)
Najwa Nimri (Fina Zorilla Ochoa)
Francisco Gattorno (Jorge Camacho)
Marisol Padilla Sánchez (Margarita Camacho)
Jorge Zamora (menino com a pipa)
Noel Medina (policial na praia)
Jorge Zepeda (Segurança da praia)
Yulian Díaz (Adolescente 1)
Eduardo Arroyuelo (Adolescente 2)
Antonio Zavala Kugler  (Estranho no Parque Lenin)
René Pereyra (Antonio)
Johnny Depp (Bon Bon / Tenente Victor)
Claudio Osoria (Guardo no El Morro)
Alfredo Villa (Armando García)
Diahnne Abbott  (Blanca Romero)


Sinopse: Após ser educado com a Revolução Cubana e premiado nacionalmente por seu trabalho, o escritor Reynaldo Arenas (Javier Bardem) termina sendo preso e, posteriormente, exilado de seu país-natal. O longa aborda a vida de Reynaldo Arenas, desde sua infância pobre até seu exílio em Nova York, passando pelo horror e preconceito sofrido ainda em Cuba, pelo fato de ser homossexual.

Johnny Depp em dois papéis marcantes

Meu comentário: A história de Cuba no período antes Fidel e durante o regime de Fidel ainda tem muito a que ser mostrado no cinema. Aqui e ali algum documentário ou personagem importante ou uma história que tenha como pano de fundo a famosa "revolución". Mas houve um período em que a frase dita pelo seu principal mandatário era aquela: "Cuba. Ame-a ou deixe-a". Alguns grupos que eram contrários ao regime de Fidel e aqueles que "não serviam à causa" eram mortos ou exilados. O personagem deste filme escapou da pior sorte dado a um homossexual durante aquele período. É uma história de superação, de dor, de luta. Javier Bardem com uma magnífica interpretação de Reinaldo Arenas e Johnny Depp em dois papéis (o travesti Bon Bon e o tenente Victor) dão ao filme algo muito mais especial. A curiosidade básica reside em conhecer a obra de Reinaldo Arenas, um homem de origem humilde, que superou todas as dificuldades financeiras pelo amor à causa libertária, que não se curvou às injustiças e diante tantas adversidades, se exilou em Nova York praticamente quase como um anônimo, levando uma sobrevida. Vítima da AIDS, Arenas era mais um nas estatísticas da terrível doença que vitimava milhares de pessoas naquele tempo. Porém, era único em seu país que cultivava uma literatura viva, repleta de suas raízes e totalmente livre.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Terence Hill



Mario Giuseppe Girotti nasceu no dia 29 de março de 1939 em Veneza na Itália. Estreou filmes de ação e faroeste com o parceiro Bud Spencer. Ficou famoso pelo personagem Trinity ("A mão direita do Diabo"). Entre os seus filmes de faroeste mais famosos ha tambem Il mio nome è Nessuno, no qual foi parceiro de Henry Fonda. Mais recentemente interpretou o herói dos quadrinhos Lucky Luke.

Segundo de três filhos de mãe alemã e de pai italiano, um químico. Na infância viveu na pequena vila Lommatzsch, Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Wikipédia

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin