Cinema Latino

domingo, 31 de março de 2013

"É muito libertador fazer comédia", diz Pedro Almodóvar sobre novo filme



"É muito libertador fazer uma comédia", afirmou Pedro Almodóvar na estreia espanhola de Los Amantes Pasajeros, fábula repleta de diálogos cintilantes, momentos surrealistas e um elenco recheado de estrelas, dirigida e com roteiro assinado pelo premiado cineasta. Lola Dueñas, Pepa Charro, Blanca Suárez, Miguel Ángel Silvestre e Hugo Silva conversaram com o Terra durante a maratona para promover o longa, que estreia em setembro no Brasil.
Além do elenco-base, Javier Cámara, Carlos Areces, Raúl Arévalo, Cecilia Roth (Tudo sobre Minha Mãe) e Antonio de la Torre são outros dos passageiros que fazem parte desta ampla produção, ainda contando com Antonio Banderas, Paz Vega e Penelope Cruz em pequenas participações. 
Para a produção, Almodóvar colocou em um avião com destino à Cidade do México um grupo heterogêneo de personagens que de repente se vê em perigo iminente. A situação faz os envolvidos caminharem entre a comédia e as catarses emocionais. 
Javier Cámara, Antonio de la Torre, Lola Dueñas e Hugo Silva em cena de 'Los Amantes Pasajeros'
Nas palavras do responsável pelo longa, o que é mostrado em cenas a 10 mil metros de altura tem um reflexo direto naquilo que se vive atualmente na Espanha.
"Há uma classe turista que fica dormindo porque a fizeram dormir para que não reajam. Há um abuso de poder nessa ação e os pilotos são os responsáveis. E o lema que dão à classe executiva é que aqueles da classe turista não lhes digam nada e saiam pela tangente, que é algo que sabemos muito bem, de dar as costas para o outro e não falar com ele."
Almodóvar ainda destaca o quão libertador foi fazer uma comédia, sensação que compartilha com todo o elenco, que vê o bom ambiente compartilhado durante as filmagens refletido no resultado final da produção. Segundo a atriz Lola Dueñas, intérprete de uma mulher com capacidades sensitivas, o diretor foi muito generoso ao oferecer ao público a oportunidade de fugir um pouco da difícil realidade atual.
Ainda que a leveza irreverente e a diversão de Los Amantes Pasajeros demonstre uma pausa nas já renomadas produções obscuras do diretor, como Abraços Partidos e A Pele que Habito, Almodóvar afirma que manterá seu foco a roteiros mais profundos, colocando seu próximo trabalho retornando ao drama, deixando de lado a comédia do novo longa.
Assim, o importante é aproveitar essa incitação ao "caos saudável", como classifica a atriz Pepa Charro, e deixar que esses "amáveis passageiros" nos ajudem a esquecer um pouco os nossos problemas. Nem que seja durante os 90 minutos nos quais se desenrola a produção.

Fonte: Jornal do Brasil

sábado, 30 de março de 2013

Projeto Encontros com o Cinema Brasileiro



ANCINE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROJETO ENCONTROS COM O CINEMA BRASILEIRO

Estão abertas até o dia 6 de maio as inscrições para participação nos “Encontros com o Cinema Brasileiro”, projeto formulado conjuntamente pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE e pelo Ministério das Relações Exteriores – MRE.
Na primeira etapa dos “Encontros com o Cinema Brasileiro”, serão trazidos ao Rio de Janeiro membros do conselho curador dos festivais de Veneza, Locarno, San Sebastián, Roma, Havana e Amsterdam (esse último especializado em documentários). Durante quatro dias, os curadores estrangeiros terão a oportunidade de assistir, em sala de cinema, a um conjunto de filmes nacionais recém finalizados ou em fase de finalização. Além das sessões de cinema, os curadores poderão aproveitar o tempo da estadia para montar suas próprias agendas de reuniões com realizadores e produtores, para trocarem experiências e conhecerem melhor a realidade do mercado do cinema brasileiro.
Poderão ser inscritos filmes brasileiros de longa-metragem de produção independente já finalizados que ainda não tenham feito sua estreia internacional, ou que ainda não estejam finalizados, mas já possuam um corte provisório de imagem/som em condições de ser projetado. Todos os filmes inscritos na primeira etapa dos Encontros passarão por uma pré-seleção feita pelos curadores.
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um deles, para que os Encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão a sua programação. As próximas edições receberão, entre outros, representantes dos festivais de Berlim, Sundance e Cannes.
A ficha de inscrição para os produtores que desejem incluir seus filmes na agenda oficial de exibição nesta primeira etapa dos Encontros já está disponível no portal da ANCINE, bem como o Regulamento do projeto.

Dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para o e-mail encontros.cinema@ancine.gov.br.

Fonte: Revista de Cinema

sexta-feira, 29 de março de 2013

Filmes Brasileiros são lançados no exterior com apoio do Programa Cinema do Brasil

Bruna Surfistinha (2011)

Quanto dura o amor (2009)



Por Carminha Botelho



O filme “Quanto Dura o Amor”, de Roberto Moreira, acaba de estrear em cinemas de nove cidades alemãs, com o apoio do Programa Cinema do Brasil. Produzido pela Coração da Selva, o longa tem recebido resenhas elogiosas e conquistado espaços importantes na mídia local. Com o título “Paulista”, o filme está sendo distribuído pela Bildkraft, uma das vencedoras do Prêmio de Apoio à Distribuição 2012, promovido pelo Cinema do Brasil. 
A mesma distribuidora também acaba de adquirir da FiGa Films os direitos de “A Floresta de Jonathas”, de Sérgio Andrade, que terá distribuição comercial na Alemanha, Suíça e Áustria.  Também contemplada com o Prêmio de Distribuição, a Lumix Media levará a 12 cinemas da Coreia do Sul o longa “Bruna Surfistinha”, de Marcos Baldini (coprodução da TV Zero com a Damasco Filmes), a partir de dia 29 de março.

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema).O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

Fonte: Site Segs

quinta-feira, 28 de março de 2013

Belén Rueda









María Belén Rueda García-Porrero nasceu em Madrid no dia 16 de março de 1965. A atriz e apresentadora de TV espanhola, é filha de um engenheiro e professora de ballet. Aos cinco anos mudou-se com a família para Alicante por causa do problema de saúde de sua irmã mais nova. Ao terminar o ensino médio volta a Madrid para estudar arquitetura. Nesse época, passa a  trabalhar como corretora de imóveis, foi justamente neste período que conseguiu estrear na TV espanhola através da Tele 5. Anos depois estaria em outra emissora, a Antena 3, apresentando os programas "La ruleta de la fortuna"," T'a toca'o" e "Sin ir más lejos". Sua volta a Tele 5 foi justamente para estrear como atriz de TV, trabalhando com Emilio Aragón em Médico de família, na pele da fotógrafa, Clara, onde só apareceu por algumas semanas. Em Periodistas ela ficou mais tempo no ar (quatro anos). Em Los Serrano se tornou co-protagonista, lá permaneceu de 2003 a 2007. Em 2004 recebeu seu Goya por Melhor Atriz Revelação pelo filme de Alejandro Amenábar, Mar Adentro, voltando a brilhar em 2007 em seu segundo filme, El Orfanato.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Belén Rueda (Filmografia)



Filmografia:

Curta:
2001 - Retruc

Longas:
2013 - Ismael
2013 -Séptimo No desvelado
2012 - El cuerpo
2011 - No tengas miedo
2010 - Los ojos de Julia
2010 - El mal ajeno
2009 - Spanish Movie
2009 - Oceanworld 3D
2008 - 8 citas Elena
2008 - Madagascar 2
2007 - Los reyes del Ártico
2007 - El orfanato Laura
2007 - Savage Grace
2005 - Madagascar Gloria
2004 - Mar adentro


Séries:
2012-2013 - Luna, el misterio de Calenda
2011 - El barco (Tres episodios)
2010 - La princesa de Éboli
2003-2007 - Los Serrano
2001 - 7 Vidas (um episódio)
1998-2002 - Periodistas
1997 - Médico de familia

Apresentadora de TV:
2011 - El club de la comedia
2009 - Saturday Night Live (Espanha)
2007 - Gotas de vida
2001 - El club de la comedia
1997 - Zip Zap 1
1996 - ¿Que apostamos?
1995-1996 - En directo contigo
1995 - Sin ir más lejos
1994 - Ta tocao
1993 - Tentación
1993 - Noche, noche
1992 - Tele 5 ¿dígame?
1992 - La ruleta de la fortuna
1991 - Telecupón
1990-1992 -VIP Noche

Teatro:
2011 - La caída de los dioses
2007 - Closer

terça-feira, 26 de março de 2013

domingo, 24 de março de 2013

Martín Rivas








Como Romeu em Romeo y Julieta (2013)







Martiño Rivas López, mais conhecido como Martín Rivas, nasceu em 10 de janeiro de 1985 em Vimianzo, La Coruña (Espanha). Tem 1,78 e belos olhos azuis. Muito mais ovacionado por suas atuações em séries de TV na Espanha do que no Cinema Espanhol, Martín segue aperfeiçoando-se cada dia mais. É filho do Jornalista, romancista e poeta galego Manuel Rivas e María Isabel López Mariño. Martin fez seus estudos secundários em Londres, estudou Comunicação Audiovisual na Universidade de Santiago de Compostela e teatro na escola Espazo Aberto.
Aos 13 anos começou a trabalhar na série Mareas Vivas da TVG, onde esteve desde 1998 a 1999 para participar nas três primeiras temporadas da série. Em 2005 interpretou David nas duas primeiras temporadas de Maridos e mulleres (TVG). Sua carreira deu aquele up grade com SMS (la Sexta), atuando no arco de episódios 121-125.
Estreou no cinema em 2008 com Los girasoles ciegos, de José Luis Cuerda, com Javier Cámara, Maribel Verdú e Irene Escolar, sua ex namorada.

sábado, 23 de março de 2013

Martin Rivas (Filmografia)







Filmografia:


Séries de TV
2013 - Romeo Y Julieta (Romeo) / Minisérie Telecinco
2013 - El don de Alba (Pablo) / Telecinco
2007-2010 - El internado (Marcos) / Antena 3
2006 - SMS (Moises)/ La Sexta
2005 - Maridos e mulleres (David) Televisão de Galicia
1998-1999 - Mareas Vivas (Dani)    TVG

Cinema
2013 - Tres Bodas De Mas (Dani) / Protagonista
2009 -  Universos (Alex) / Curta
2008 -  Los girasoles ciegos (Lalo) / Protagonista
2004    Puzzle / Curta

Teatro

Drácula (2011).


Prêmios Goya

2008- Melhor ator revelação - Los girasoles ciegos - Indicação
Festival de cine y televisión de Islantill